Com o ouro na vertente feminina, a prata e o bronze no masculino, a NOVA conquistou o troféu coletivo de Atletismo Estrada em conjunto com a U.Porto, que já detinha o título coletivo, e viu o seu símbolo no ouro masculino, na prata e no bronze femininos.
Ainda não decorriam as fases finais concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários, no dia 17, já mais de 50 estudantes-atletas corriam pelas ruas de Leiria no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Estrada. A prova estava integrada nos 10 Km de Leiria, com partida e chegada no Estádio Municipal de Leiria.
No feminino, Sandra Potássio, da NOVA, foi a primeira a chegar com uma vantagem de 12 segundos sobre Ana Lopes da U.Porto (27.44). Esta, por sua vez, foi seguida pela sua colega de equipa Daniela Sousa (27.57). Daniela Cardoso, estudante-atleta do IPSantarém que participou na competição de Marcha nas Universíadas de Verão 2015, terminou a prova em 4º lugar, com a marca 28.49.
No masculino, Pedro Laginha Palma terminou a prova com a marca 23.39, menos 53 segundos que Mário Ferreira, da NOVA. O bronze foi conquistado por Gonçalo Casimiro (24.34) que teve vantagem de 12 segundos sobre António Barros da AAUBI.
O 1º lugar do pódio coletivo foi partilhado entre os clubes da NOVA e da U.Porto, com o 3º lugar ocupado pela AAUBI.
Fotografias: Gabinete de Imagem e Comunicação do IPLeiria
As equipas da AEIST sagraram-se no passado sábado, dia 23, campeã e vice-campeã nacionais universitárias de Corfebol. A modalidade foi a última coletiva em prova nos CNU's 2016 Lx e contava com a participação de dez equipas de três clubes, a AEIST, a NOVA e a AAUAv.
Por um lado, a NOVA procurava a renovação do título conquistado na época passada. A AEIST, que era tricampeã nacional universitária até à época anterior, ambicionava regressar ao ouro. Por fim, a AAUAv queria juntar mais um título aos que já tinha conquistado neste evento concentrado.
A AEIST entrou em campo com duas equipas e acabou por dominar a jornada desportiva do Corfebol ao ocupar com as equipas 1 e 2, os primeiros lugar do Campeonato Nacional Universitário. Começaram por terminar em 1º na fase grupos: a AEIST 1 com quatro vitórias e a AEIST 2 com três vitórias e um empate - com a NOVA 4. Seguiram-se as meias-finais, nas quais ambas as equipas dos engenheiros voltaram a vencer e apuraram-se para uma final bastante disputada (4-5). Na história da modalidade, a AEIST já foi campeã por quatro vezes e a NOVA uma.
Pela disputa pelo 3º e 4º lugares ficaram as equipas da NOVA e da AAUAv.A AAUAv conseguiu uma vantagem confortável e venceu o jogo por 4-1, terminando na 3ª posição. A NOVA, vencedora de 2015, ficou fora do pódio.
O campeonato universitário da única modalidade mista (equipas compostas por homens e mulheres) foi seguido com particular atenção por alguns dos maiores representantes do Corfebol português, nomeadamente a Selecionadora Nacional da equipa sénior, Isabel Teixeira e o Presidente do Conselho de Arbitragem Portuguesa, Ton Van der Weerd. O Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, Mário Almeida, que entregou o troféu aos novos campeões salientou que sem “Desporto Universitário o Corfebol seria uma modalidade incompleta, porque muito do crescimento das equipas tem por base o mundo académico”.
No feminino, competiam 12 equipas e, nos primeiros dois dias de competição decidiram-se as oito finalistas. A AAUM, a AEFADEUP, o IPP e a AEFEUP apuraram-se para as meias-finais após eliminarem a ULisboa, a AEFEP, a AAUAv e a AEIST, respetivamente.
Ambos os jogos das meias-finais foram renhidos. A AEFADEUP ainda conseguiu uma vitória no 4º set, mas não foi suficiente para superar os três sets que as meninas do Minho já tinham de avanço. O IPP e a AEFEUP alternaram nas vitórias dos sets, mas no final das contas (3-2) foi o IPP quem avançou para a final.
O troféu do 3º lugar iria para a cidade invicta, só não se sabia se iria para Engenharia ou para Desporto. Com uma vantagem algo confortável, as estudantes de desporto resolveram o jogo e ergueram a taça.
Na final, as meninas da AAUM queriam renovar o título, mas as do IPP estavam decididas a não facilitar a tarefa. Apesar de um começo suave para as “minhotas” (25-8), o IPP fez frente no 2º set (25-21) e o 3º foi mesmo muito renhido (26-24), não sendo o suficiente para dar nova oportunidade ao IPP.
No masculino, o IPP era o detentor do título de campeão nacional universitário e esteve em competição até ao fim para o voltar a ganhar. Para tal, após a fase de grupos com duas vitórias e uma derrota, eliminou a AEIST nos quartos (1-2) e a AAC num jogo muito disputado das meias-finais (1-3). A segunda finalista, AEFEUP, também se apurou em 2º do grupo após duas vitórias e uma derrota e traçou o seu caminho até à final, superando a AAUM (0-2), nos quartos, e a AAUAv nas meias (3-1).
Estavam assim definidas as equipas que se candidatavam ao pódio. AAC e AAUAv entraram em campo para disputar o 3º lugar e, com três sets ganhos, por margens reduzidas, e um sofrido, foi a AAUAv quem saiu vencedora.
Na final, a AEFEUP bloqueou a vitória do IPP e, num jogo de grandes emoções, sagrou-se a campeã nacional universitária da época 2015/2016. Foram sets muito disputados, 25-22, 25-19 deram as primeiras duas vitórias à AEFEUP. No 3º set, 30-32, favoreceu o Politécnico que fez renascer as esperanças no ouro. O 4º set decidiu tudo: 25-23, estavam encerradas as contas e a AEFEUP subia assim ao 1º lugar do pódio.
A AAUM renovou o título de campeã nacional universitária de Futebol 11 após vencer por 1-0 o IPV na final. O tempo regulamentar não foi suficiente para apurar o campeão nacional universitário, foi preciso chegar à segunda parte do prolongamento para apurar o vencedor. Todas as emoções sentidas no Estádio de Honra estiveram em direto n’A Bola TV.
A equipa do Minho fez um percurso sem derrotas, apenas um empate a um golo com a AEIST, nestas fases finais. A equipa do Técnico ainda chegou à disputa pelo 3º lugar, frente à AAUE. Antes disso, os estudantes de engenharia tinham ganho, nos quartos-de-final, pela margem mínima de um golo à AEFEUP (0-1) e só o IPV os impediu, com recurso a grandes penalidades (2-4), de chegar à tão desejada final.
O último jogo da equipa da AEIST foi com a formação eborense que marcou dois golos e, sem golos sofridos, assegurou o símbolo da AAUE no último lugar no pódio. Para chegar ao bronze, a AAUE, também com apenas vitórias e um empate, deixou para trás a AAUBI nos quartos (2-0), sendo impedida de chegar à final apenas pela equipa detentora do título e só depois de resolver o jogo em grandes penalidades (6-7), após um jogo sem golos no tempo regulamentar.
A U.Porto sagrou-se campeã nacional universitária de Andebol feminino ao derrotar a AAUAv na final. Esta, por sua vez, na vertente masculina, conquistou o título quando venceu o IPLeiria numa final muito disputada.
Não havia favoritos, mas havia campeões nacionais universitários em prova que queriam a renovação do título. No feminino, a AAUAv foi indefetível até ao último confronto destas fases finais. E a diferença de seis pontos (18-26) ditaram que o campeonato não voltaria para Aveiro, mas para o Porto.
Para trás, a equipa de Aveiro tinha deixado as meninas da AAC (30-25), que acabaram por ocupar o 3º lugar do campeonato após vencer o IPP por 19-14.
No masculino, os olhos estavam atentos para saber se alguém conseguiria travar a máquina do Minho que detinha o título há sete anos consecutivos. Foi este o ano em que isso aconteceu, com a AEFADEUP a protagonizar o momento (20-21) nos quartos-de-final, a dois segundos do fim, com o ponto decisivo. A equipa do Porto não chegou, no entanto, à grande final ao “tropeçar” no IPLeiria, nas meias, também com um ponto de diferença (26-25).
A final levou a campo IPLeiria, sem qualquer derrota nestas fases finais, e AAUAv, que somou apenas um empate em todo este evento. A disputa, com transmissão em direto n’A Bola TV, foi tão renhida que o tempo regulamentar e os prolongamentos não foram suficientes (21-21 no tempo regulamentar, 23-23 após o 1º prolongamento e 25-25 após o 2º prolongamento), teve que ser decidido por lances livres (27-29).
A grande família de estudantes-atletas de Taekwondo da AAUM recebeu o troféu coletivo após ter visto seis campeões nacionais universitários subirem ao pódio para receber o ouro, quatro serem vice-campeões nacionais universitários e outros dois receberem a medalha de bronze.
Realizou-se este domingo, 24 de abril, o último dia dos CNU’s 2016 com a competição de Taekwondo nas vertentes técnica e de combate. Cerca de 90 estudantes-atletas combateram por 15 títulos.
Joana Cunha (-57kg), Maria Simões (-67kg), João Ferreira (-68kg), Júlio Ferreira (-74kg) e Michel Fernandes (-80kg) foram os grandes vencedores das suas categorias. Também Rui Bragança revalidou o título (-63kg).
Em 2º lugar do coletivo ficou a AEIST, que teve três dos seus estudantes-atletas no topo do pódio. Na vertente técnica, Gustavo Passos foi o mais pontuado em Kup individual e, em conjunto com Catarina Grilo, voltou a subir para o ouro em Kup pares. Em combate, apenas Rafael Forte (-58kg) recebeu o ouro. A somar a estes campeões, o símbolo da AEIST voltou ao pódio para sagrar cinco vice-campeões e outras duas medalhas de bronze.
As quatro medalhas de bronze ganhas pelos estudantes-atletas do IPP garantiram o último lugar do pódio coletivo ao clube.
As restantes categorias sagraram campeões de outras equipas presentes. Sofia Sousa (AAUAv), em Kup, Tatiana Costal (AEFMH) e Diogo Ramalho (AEFCUL), em Dan, fecharam os campeões da vertente técnica. Nos combates, Patrícia Sousa (FAIPL) sagrou-se campeã em -49kg, Teresa Araújo (AEISSSP), em -62kg, e Maria Mendes (NOVA) em -73kg.
Nas categorias masculinas, Leandro Salvador (AEISCTE-IUL), em -87kg, e Miguel Silva (IPLeiria), em +87kg, “esgotaram” os ouros e deram por terminado o dia de competição.
Para grande parte dos campeões nacionais presentes nos CNU’s, este foi também o momento decisivo para carimbar o passaporte desportivo para os Jogos Europeus Universitários de 2016 que se realizam, na Croácia, em julho.
Ambas as equipas da AAUM triunfaram no Campeonato Nacional Universitário de Futsal. No feminino, o título pertencia ao IPSantarém que, na sua estreia inédita na competição, conquistou logo o ouro. Já no masculino, o Minho já detinha o troféu da época transata.
Na competição feminina, 12 equipas competiram durante três dias para apurarem a campeã nacional universitária. O IPSantarém apurou-se para os quartos e meias-finais sem qualquer derrota, mas foi nesta última etapa que a AAUM decidiu o afastamento das escalabitanas da final (4-1).
A AAUE foi a segunda finalista, com uma derrota na fase de grupos que lhe valeu o 2º lugar do grupo, e afastou nas eliminatórias a AEISMAI (5-4) e a AEISCTE-IUL (1-2). Esta última, juntamente com IPSantarém, entrou em campo no último dia de competição para decidir o 3º lugar. Este foi atribuído à equipa do Politécnico que, com o resultado 5-3, superou os estudantes de Lisboa. A final, entre AAUM e AAUE teve apenas um golo, o da vitória da AAUM que decidiu assim as contas do campeonato.
No masculino, a AAUM chegou à final sem qualquer derrota e com 23 golos marcados. Nas eliminatórias, três jogos necessitaram de recorrer às grandes penalidades para decidir os apurados. A AEFEP, que terminou em 4º lugar, eliminou a AEIST nos quartos-de-final, com o resultado 8-7, após 1-1 no tempo regulamentar. Por perder com a AAUM, por 5-1, nas meias, acabou por disputar o 3º lugar com a AAC, jogo de onde também saiu derrotada por 9-2.
A AAC, por sua vez, tinha já eliminado uma equipa do Porto, a AEFEUP, nos quartos com recurso a grandes penalidades, após 2-2 no tempo regulamentar. Voltou a ter um jogo renhido nas meias-finais, frente à AAUBI, onde o empate a um golo no tempo regulamentar obrigou a que o jogo fosse resolvidos nos penaltys. A vitória foi para o lado da Covilhã que venceu o jogo por 3-1.
O jogo da final, entre as equipas do Minho e da Beira Interior, foi transmitido em direto pel’A Bola TV. A AAUM sagrou-se novamente campeã nacional universitária, ao vencer a AAUBI por 4-0.
As equipas masculinas entraram em campo, dia 20, para dois dias de competição. Na fase de grupos, foi a NOVA quem mais pontos obteve e maior diferença entre pontos sofridos e marcados conseguiu, entre as oito equipas participantes. Venceu os três jogos, frente à U.Porto, à AAC e à ENaval. A U.Porto, perdendo apenas com a líder do grupo, apurou-se juntamente com a NOVA para as meias-finais que se jogaram no segundo dia de competição.
No grupo B, AAUE quase fazia o pleno, mas a AEIST travou no último jogo e conseguiu um empate (19-19). Ainda assim, conseguiu terminar em 1º lugar do grupo e tem de superar a U.Porto, que é campeã nacional universitária em título, para alcançar a tão desejada final. Com mais um empate com a AEISA e uma vitória sobre a AAUBI, a AEIST foi a segunda melhor equipa do grupo B, apurando-se para a meia-final, onde defrontou a NOVA.
A final da competição masculina jogou-se em simultâneo com a competição feminina da modalidade. NOVA e U.Porto encontraram-se na derradeira disputa pelo título, após terem eliminado a AEIST e a AAUE, respetivamente. Por 34-19, a NOVA subiu ao pódio masculino para receber o ouro, seguida pela U.Porto na prata e a AEIST, no bronze, com a vitória de 26-15 sobre a equipa eborense.
Na vertente feminina, três equipas em grupo único disputam dois jogos entre elas, ocupando toda a manhã do Relvado 2. U.Porto, AAC e NOVA entraram em campo com objetivos claros: renovar, reconquistar ou estrear. Isto porque apesar da conquista consecutiva do título, desde o início da competição, pelas meninas da AAC, é desde há dois anos a U.Porto quem detém o título de campeã nacional universitária. A NOVA poderia, no entanto, impedir os planos das duas equipas e destacar-se.
Cinco jogos depois, a AAC estava na frente, sem qualquer derrota, seguida pela U.Porto e a NOVA sem conseguir impedir a ambição das equipas mais a norte. O último jogo, ainda que fosse da fase de grupos, foi quase uma final. AAC e U.Porto jogaram e as meninas da cidade invicta conseguiram reverter a desvantagem que traziam, batendo a AAC por 31-0 e conquistando o título de campeãs nacionais universitárias de Rugby 7s.
A equipa feminina da AAUAv e a equipa masculina da AAUM sagraram-se campeãs nacionais universitárias de Basquetebol, apurando-se assim para os Jogos Europeus Universitários de 2016 que vão decorrer em julho, em Zagreb e Rijeka, Croácia.
A prova feminina foi a primeira das fases finais de modalidades coletivas a encerrar. AAUAv e IPP protagonizaram uma final, onde as “moliceiras” conseguiram mais do dobro dos pontos das meninas do Porto (32-74). A AAUAv detinha o título da época passada e queria renová-lo, tendo para isso ganho todos os confrontos que surgiram nesta fase final.
Na luta pelo 3º lugar, AEFEUP e AEISCTE-IUL, que já vinham do mesmo grupo, com a AEFEUP a liderar, voltaram a encontrar-se. Entre a cidade invicta e a capital, o troféu pendeu para o Porto e o resultado não deixou dúvidas (78-55).
No masculino, a AAUAv, cuja equipa também se tinha sagrado campeã na época transata, mostrou-se ambiciosa ao longo da prova, mas a AAUM impediu a concretização destes planos ao afastar a AAUAv da final com o resultado 64-57. Na luta pelo lugar no pódio, encontrou a AAC com o mesmo objetivo. 60-54 deu a vantagem à equipa de Aveiro e afastou Coimbra do pódio final.
A AEIST, 2ª classificada do grupo de Aveiro, conseguiu, vitória a vitória, um lugar na final. Para trás deixou a NOVA (43-56), nos quartos, e a AAC (45-50), num jogo muito renhido das meias-finais. A final acabou por dar a vitória ao Minho por uma diferença seis pontos (59-45).
Pela primeira vez na história dos CNU’s, Lisboa recebe a mais importante competição do desporto universitário e conta com transmissão em direto n’A Bola TV da final de quatro modalidades. Basquetebol Feminino é a primeira transmissão que vai ser transmitida amanhã, dia 20 abril, às 16h30.
No dia seguinte, A Bola TV volta a entrar em campo com as finais de Andebol Masculino, às 16h, e de Futsal Masculino, às 18h. Por fim, no dia 22 de abril há a transmissão da final de Futebol 11 Masculino, pelas 14h30.