Portugal bate Estados Unidos e está a um passo das meias-finais do Mundial universitário feminino de Futsal

A Seleção Nacional Universitária Feminina de Futsal bateu hoje os Estados Unidos por 10-1, está na liderança do Grupo A e pode confirmar o acesso às “meias”, hoje, no embate frente à China Taipé. A Seleção Masculina descansou este sábado, depois de uma primeira fase de excelência, e joga amanhã os quartos-de-final frente à surpresa da competição, o Líbano.
A Seleção Nacional Universitária Feminina de Futsal bateu hoje os Estados Unidos (10-1) e deu um salto de gigante para a discussão do topo do Grupo A do Campeonato do Mundo Universitário, que decorre na Polónia. A equipa das quinas, primeira classificada, imbatível com 9 pontos em três jogos, joga hoje a derradeira jornada frente a Taipé Chinês (6 pontos; uma derrota), para confirmar a liderança da tabela e o acesso à meia-final que vai disputar-se segunda-feira. A Polónia, também com 9 pontos (mas mais um jogo e uma derrota com Portugal na primeira jornada), é a outra seleção ainda com possibilidades de chegar às meias-finais. Portugal, melhor ataque e melhor defesa do grupo (20-3 em golos), está em excelente posição.
A goleada de hoje frente aos Estados Unidos começou a construir-se cedo e ao intervalo o jogo já estava em 4-1 (golos nacionais por Sofia Castro, Margarida Carvalho, Ana Oliveira e Núria Glória). No segundo tempo, Catarina Lopes, Ana Oliveira (bisou), Beatriz Vicente e Inês Padinha fecharam o marcador para Portugal, com a equipa nacional a beneficiar ainda de um auto-golo. Depois dos triunfos nas duas primeiras jornadas, frente a Polónia (2-1) e Costa Rica (8-1), Portugal confirmou assim a excelente forma e é a única equipa imbatível em prova, a par do Brasil, vencedor do Grupo B com 12 pontos nos 4 jogos realizados.
“A mensagem é sempre fazer melhor do que no dia anterior, continuar a crescer e manter o foco em nós. Mais do que pensar no número de golos, quisemos colocar em prática o que estamos a trabalhar, para que possamos chegar aos momentos decisivos na máxima forma e a cumprir o objetivo de alcançar o primeiro lugar do grupo. Frente a China Taipé vamos tentar manter a cabeça no lugar, sem nos deixarmos levar pelo jogo adversário. Têm muita qualidade e, se facilitarmos, vamos sofrer. Queremos mandar no jogo, colocar o nosso futsal em campo e garantir o primeiro lugar do grupo”, afirma o Selecionador Nacional, Ricardo Azevedo.
“O mister passou-nos tranquilidade; fizemos um bom jogo, criámos boas oportunidades e por vezes praticámos um futsal bonito. Amanhã há outro jogo importante para ganhar. China Taipé é uma boa equipa, mas acho que somos melhores e temos de fazer o nosso trabalho, como temos vindo a fazer todos os jogos, jogando o futsal que sabemos”, afirmou Ana Oliveira, em grande destaque com três golos. “É uma sensação boa, mas não me importava que fosse outra colega a marcar. Não ligo muito aos golos, gosto de marcar, mas gosto mais ainda de ganhar, e de ganhar por Portugal”.

Masculinos nos quartos-de-final este domingo
Recorde-se que a Seleção Nacional Universitária Masculina de Futsal garantiu o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2026, ao golear Israel por concludentes 21-0, na sexta-feira.
A equipa comandada por Pedro Palas cumpriu o objetivo de terminar o Grupo B em 1º lugar – devido à melhor diferença de golos em relação ao Brasil – e vai discutir o acesso às meias-finais da competição, com o Líbano. Formação que já é vista como a grande surpresa da prova, num duelo que está agendado para o próximo domingo, às 18h00 portuguesas.

“O Líbano passou num grupo que não era fácil, pois tinha a França, Geórgia… Empatou com a França, ganhou à Geórgia com uma forma de jogar diferente do resto. Vamos ter de nos adaptar ao jogo deles e encontrar soluções. Não será um jogo fácil, devido à forma diferente como eles jogam”, perspetiva o Selecionador Nacional Pedro Palas.











