FADU conclui participação no projeto europeu Runners4All e reforça legado na promoção da corrida no ensino superior

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) participou na Conferência Final do projeto europeu Runners4All – European Students Run, realizada no passado dia 9 de junho, assinalando a conclusão formal de uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Erasmus+ Sport que, ao longo dos últimos meses, promoveu a prática regular de atividade física e a participação de estudantes do ensino superior em eventos de corrida a nível europeu.
Integrando um consórcio internacional liderado pela EUSA em parceria com a Timing Ljubljana, a FADU desempenhou um papel ativo na implementação do projeto em Portugal, contribuindo para a promoção da corrida, de estilos de vida saudáveis e do envolvimento dos estudantes em atividades desportivas regulares.
Entre as principais ações desenvolvidas destacou-se a seleção e acompanhamento de quatro estudantes-mentores, que promoveram iniciativas locais de incentivo à prática da corrida e da atividade física nas respetivas comunidades académicas.
O projeto esteve igualmente presente em diversos momentos da atividade da FADU, envolvendo estudantes-atletas, clubes e instituições de ensino superior. Entre as iniciativas associadas ao projeto destacam-se os Campeonatos Nacionais Universitários de Atletismo nas suas diferentes vertentes, que envolveram em 2025 e 2026, 641 estudantes-atletas em representação de 67 clubes FADU, bem como a , promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que registou cerca de 1.600 participantes em 2025 e ultrapassou os 1.800 participantes na edição de 2026.
Portugal esteve ainda representado na primeira edição da , realizada em outubro de 2025 no âmbito da Maratona de Ljubljana, através de uma delegação de 6 estudantes, composta por estudantes-atletas, estudantes-mentores e representante da FADU, contribuindo para afirmar o Desporto Universitário português numa iniciativa europeia dedicada à promoção da corrida e da atividade física.
Já em 2026, o legado do projeto continuou a ser promovido através de várias iniciativas nacionais, entre as quais a , integrada na comemoração dos 30 anos da organização do 1º evento internacional pela FADU (Mundial Universitário de Corta-Mato, Açoteias 1996), reforçando a ligação entre atividade física, saúde, bem-estar e participação estudantil.
Durante a conferência final foram apresentados os principais resultados alcançados pelo projeto, incluindo materiais educativos dirigidos a estudantes e praticantes de corrida, bem como recomendações para organizadores de eventos, constituindo um importante legado para futuras iniciativas de promoção da atividade física em contexto universitário.
A continuidade da iniciativa está já assegurada através da realização da European Students Run 2026, que voltará a decorrer em Ljubljana, Eslovénia, nos dias 17 e 18 de outubro, integrada na Maratona de Liubliana e aberta à participação de estudantes de toda a Europa.
A FADU agradece a todos os estudantes, clubes, instituições de ensino superior e parceiros que contribuíram para o sucesso desta iniciativa, reforçando o compromisso de continuar a promover estilos de vida ativos, saudáveis e inclusivos junto da comunidade académica.
Recursos do projeto
Os materiais educativos e recomendações produzidos no âmbito do projeto encontram-se disponíveis para consulta através da página oficial:
https://ljubljanskimaraton.si/en/european-students-run-runners4all/project-workshops
European Students Run 2026
Ljubljana, Eslovénia
17 e 18 de outubro de 2026
Distâncias: 10 km (sábado), 21 km e 42 km (domingo)
Mais informações e inscrições: https://run2026.eusa.eu
Informações adicionais sobre a Conferência Final do projeto podem ser ainda consultadas através da notícia publicada pela EUSA, disponível aqui.












