Nacional

1605 estudantes-atletas participaram até ao momento na época 2018/2019

 

 

O ténis inaugurou a temporada de 2018/2019 que de outubro a dezembro registou já 21 eventos desportivos sobre a égide da Federação Académica do Desporto Universitário, onde participaram um total de 1605 estudantes-atletas.

 

Numa temporada nacional que só termina em Julho, disputaram-se já 21 eventos só nos primeiros meses da época, que começou a 29 de outubro com o Campeonato Nacional Universitário de Ténis por equipas.

 

A par dos Campeonatos Nacionais Universitários disputaram-se também nos primeiros meses da época as primeiras Jornadas Concentradas, que apuram as equipas fora da zona de Lisboa e do Porto, para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que esta temporada se disputam em Guimarães, com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho.

 

 

Nestes 21 eventos desportivos participaram até ao momento 1605 estudantes-atletas. O Campeonato Nacional Universitário que registou maior adesão foi o de Natação em piscina curta, com 196 estudantes-atletas, enquanto a Jornada Concentrada foi a de Andebol, com 192 participações.

 

A par destes números, decorrem também os Campeonatos Universitários de Lisboa, promovidos pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa – ADESL e os Campeonatos Académicos do Porto, promovidos pela Federação Académica do Porto.

 

 

Os campeonatos regionais, que apuram para as Fases Finais, envolvem diariamente centenas de estudantes-atletas nas diversas modalidades em disputa.

 

Depois da pausa de natal, os Campeonatos Nacionais Universitários regressam no dia 26 de janeiro, com o Taekwondo. O Nacional Universitário de Taekwondo vai decorrer na Covilhã, com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

 

Lisboa recebeu Nacionais Universitários de Bilhar, Xadrez e Tiro

A cidade de Lisboa recebeu entre os dias 10 e 12 de dezembro os Campeonatos Nacionais Universitários de Bilhar e Xadrez, por equipas e Tiro. A Associação Académica de Aveiro conquistou o bilhar, a Universidade do Porto conquistou o Xadrez, enquanto no tiro as medalhas dividiram-se por várias academias.

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de Bilhar decorreu no Snooker Clube de Lisboa, no dia 10 de dezembro, e foi conquistado pela Associação Académica da Universidade de Aveiro, por intermédio de Carlos Correia, Gonçalo Almeida, João Barreto, Pedro Costa e Tiago Fernandes.

 

A academia aveirense derrotou no jogo decisivo a Universidade do Porto, por 9-4. A medalha de bronze foi entregue à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

 

No Campeonato Nacional Universitário de Xadrez Semirrápidas, que decorreu no Museu Nacional de Desporto, no dia 11 de dezembro, foi conquistado pela Universidade do Porto.

 

 

Numa competição em que foi preciso recorrer ao quarto critério de desempate para determinar a classificação final, a U. Porto superiorizou-se à Associação Académica da Universidade de Aveiro e à Associação Académica da Universidade do Minho.

 

A Universidade do Porto conquistou a medalha de ouro com André Sousa, Bruno Ribeiro, Guilherme Martins e Ricardo Marques.

 

A encerrar os três dias de competição consecutiva esteve o Campeonato Nacional Universitário de Tiro, que decorreu a 12 de dezembro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

 

 

Na carabina, João Cruz, da Universidade Nova de Lisboa, conquistou a medalha de ouro, relegando Élia Capitão, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, para o 2º lugar. A medalha de bronze foi conquistada por Nuno Miranda, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

 

Na pistola, na categoria feminina, Ana Leal, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, subiu ao lugar mais alto do pódio, enquanto Maria Saraiva, da NOVA, ficou com a medalha de prata. Ana Marreiros, da Associação Académica da Universidade do Algarve, conquistou a medalha de bronze.

 

Em masculinos, domínio da Academia da Força Aérea, com Luis Ramos a garantir a medalha de ouro, Miguel Alves a ficar com a medalha de prata e Gonçalo Raminhos a medalha de bronze.

 

Os Campeonatos Nacionais Universitários de Bilhar, Xadrez e Tiro contaram com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa – ADESL, em parceria com a Federação Académica de Lisboa e a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo contado com a participação de mais de 60 estudantes-atletas.

AAUAv e AEISCAP garantem lugar no Europeu Universitário disputado em casa

 

 

A cidade do Porto recebeu o Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3x3 na antecâmara do Campeonato Europeu Universitário (CEU) que vai decorrer na mesma cidade. A Associação Académica da Universidade de Aveiro, em femininos e a Associação de Estudantes do ISCAP, em masculinos, garantiram já o lugar no Europeu que se vai disputar em casa.

 

Em femininos, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), com Ana Ipinoza, Gabriela Ipinosa Raimundo, Susana Carvalheira e Ana Cavadas, venceram na final a Universidade do Porto, com Catarina Bonito, Catarina Lopes, Inês Braga e Sofia Almeida, por 21-15.

 

A medalha de bronze foi conquistada também pela AAUAv, com Ana Luísa Quaresma, Mafalda Quaresma, Ana Granja e Rafaela Oliveira, que derrotou a Universidade Nova de Lisboa, que alinhou com Ana Jardim, Catarina Cardoso, Filipa Miranda e Sara Camacho, por 16-12.

 

 

 

Em masculinos, Sérgio Marinho, Eduardo Samuco, Gustavo Teixeira e Hugo Pereira, com as cores da Associação de Estudantes do ISCAP, conquistaram o título nacional universitário, ao vencer na final a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que alinhou com Luís Araújo, Edivino Miranda, Rafael Viana e Rodrigo Bobzien, por 19-15.

 

O 3º posto foi alcançado também pela AAUM, que venceu a NOVA por 15-11. Os medalhados de bronze da academia minhota foram João Noivo, Miguel Noivo, André Gomes e Pedro Rodrigues.

 

Os vencedores deste Campeonato Nacional Universitário garantem assim presença no Campeonato Europeu Universitário que vai decorrer no Porto, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3x3 decorreu no Estádio Universitário do Porto e contou com a organização local da Comissão Organizadora Local do CEU de Basquetebol 3x3, composta pela Universidade do Porto, pelo Politécnico do Porto e pela Federação Académica do Porto.

Equipas do Porto dominam Nacional Universitário de Karting

 

As equipas do Porto dominaram o Campeonato Nacional Universitário de Karting equipas, com a Universidade do Porto a conquistar o outro e a prata e a Associação de Estudantes do ISEP, o bronze.

 

A Universidade do Porto, por intermédio de Jorge Moreira, Luis Côrte-Real e Ricardo Guedes, conquistaram o lugar mais alto do pódio, relegando outra equipa da mesma academia, constituída por João Brandão, Luis Moreira e Rui Almeida, a 3.205s de diferença.

 

O pódio ficou completo com a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP), que ficou a 6.125s do topo da tabela. A aeISEP alinhou com Alexandre Ferreira Gomes, Bruno Borlido e Pedro Ribeiro.

 

A volta mais rápida esteve a cargo da Universidade do Porto (a 2ª classificada), com 54.580s, a uma velocidade média de 52,7 km/h.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Karting equipas decorreu no dia 30 de novembro, no Kartódromo Cabo do Mundo, em Matosinhos e contou com a organização local da Universidade do Porto, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

 

Universidade de Lisboa volta a conquistar o título nacional universitário de badminton

 

A Universidade de Lisboa renovou o título de campeã nacional universitária no Campeonato Nacional Universitário de Badminton equipas, que decorreu no dia 29 de novembro, no Porto. A Associação Académica de Coimbra cedeu no encontro decisivo.

 

No encontro de atribuição do título nacional universitário, a Universidade de Lisboa venceu a Associação Académica de Coimbra por 3-1, conquistando o jogo de pares feminino (2-0), bem como os singulares masculinos e femininos, ambos por 2-0, tendo cedido apenas no par masculino (1-2).

 

Pela Universidade de Lisboa alinharam Ana Rita Andrade, Ângelo Silva, Joana Lopes, Marco Jorge, Maria Margarida Rodrigues e Miguel Rocha, enquanto a Associação Académica de Coimbra alinhou com Ana Folques, Rita Amado Dias, Gabriela Melo, Marcelo Ribeiro, Miguel Pinto e Rui Mendes.

 

No encontro de atribuição da medalha de bronze, a Universidade do Porto derrotou a Universidade Nova de Lisboa por 3-0, conquistando os pares femininos, masculinos e singulares femininos, todos por 2-0.

 

Pela Universidade do Porto jogaram Gonçalo Almeida, Guilherme Ínsua Pereira, Inês Lorga, João Ferreira e Ana Dias.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Badminton equipas decorreu no dia 29 de novembro, no Estádio Universitário do Porto e contou com a organização local da Universidade do Porto em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Aveiro e Évora lideram apuramento no basquetebol

 

 

A Associação Académica da Universidade de Évora, em femininos, e a Associação Académica da Universidade de Aveiro, em masculinos, lideram a tabela classificativa após a 1ª Jornada Concentrada de Basquetebol.

 

Em femininos, os encontros decorreram em Faro, nos dias 22 e 23 de novembro, com a academia de Évora e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior a terminarem a jornada com cinco pontos.

 

A AAUE cedeu frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro, enquanto a AAUBI perdeu frente à equipa eborense, colocando assim a AAUE no topo da tabela, pelo confronto direto.

 

Em masculinos, a zona norte decorreu na Covilhã, enquanto as equipas do sul defrontaram-se em Faro, em simultâneo com os encontros femininos. Feitas as contas na tabela masculina, a Associação Académica da Universidade de Aveiro somou quatro vitórias em igual número de encontros, relegando o Instituto Politécnico da Guarda para o 2º lugar, com menos um ponto e o Instituto Politécnico de Castelo Branco para o 3º lugar, com menos dois pontos.

 

O Politécnico da Guarda registou apenas uma derrota, frente à academia aveirense. Já o IPCBranco registou apenas vitórias, mas disputou menos um encontro, tendo ainda possibilidade de dar continuidade à série invicta na 2ª Jornada Concentrada.

 

A 2ª Jornada Concentrada, tanto em masculinos como em femininos, disputa-se nos dias 7 e 8 de março, em Aveiro.

 

A 1ª Jornada Concentrada decorreu na Covilhã, com a organização local da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e em Faro, com organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Universidade do Porto conquista mais medalhas no Nacional Universitário de Kickboxing

 

 

A Universidade do Porto destacou-se no Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing lightkick, que se disputou a 15 de dezembro, ao conquistar 11 medalhas, seis delas de ouro.

 

Na variante feminina, Liliana Gonçalves Mendes, do Instituto Politécnico da Guarda, conquistou o ouro nos <55kg, enquanto Sofia Oliveira, da Associação Académica da Universidade do Minho, conquistou o topo do pódio nos <65kg.

 

Por fim, nos >65kg, Susana Ferreira, da Universidade do Porto, venceu Ana Peixoto, da AAUM, para conquistar o título nacional universitário.

 

Em masculinos, João Barbosa, da Universidade do Porto, conquistou o escalão de <63kg, enquanto o seu colega de academia, Miguel Quinaz, conquistou o ouro nos <69kg.

 

Em <74kg, nova vitória para a Universidade do Porto, por intermédio de João Freitas. Cinco quilos acima, nos <79kg, foi João Cunha, também da academia do Porto, a conquistar o título nacional universitário.

 

Nos escalões superiores, Hugo Nogueira, da U. Porto, conquistou o topo do pódio nos <84kg e Daniel Silva, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, conquistou o 1º lugar nos <89kg.

 

Após este primeiro evento, a Universidade do Porto segue na liderança do troféu coletivo, que é atribuído após o Lowkick, seguido pela AAUM, a seis pontos de distância e pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a 23 pontos do topo.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing Lightkick decorreu no dia 15 de dezembro, na Covilhã e contou com a organização local da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

 

Francisco Duarte domina primeira edição do Nacional Universitário de Ciclismo de Pista

 

 

O Centro de Alto Rendimento de Anadia recebeu no Sábado, 8 de dezembro, a primeira edição do Campeonato Nacional Universitário de Ciclismo de pista, que integrou o programa do Troféu Internacional do Município de Anadia. Francisco Duarte, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) dominou as duas variantes em disputa.

 

Na primeira prova da tarde, a perseguição individual, Francisco Duarte completou as doze voltas em 3.45.863m, relegando Francisco Moreira, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, para o 2º lugar e Bernardo Gonçalves, da Associação Académica de Coimbra para a medalha de bronze.

 

No segundo momento competitivo da tarde, na variante de scratch, Francisco Duarte voltou a garantir o lugar mais alto do pódio, relegando Filipe Loureiro, da Associação Académica da Universidade de Aveiro e Bernardo Gonçalves, da Associação Académica de Coimbra, novamente para o 3º lugar, repetindo assim a medalha de bronze que conquistou anteriormente na perseguição individual.

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ciclismo pista decorreu no Centro de Alto Rendimento de Anadia e integrou o programa do Troféu Internacional do Municipio de Anadia, tendo contado com a organização local da Federação Portuguesa de Ciclismo/UVP.

Minho conquista troféu coletivo no CNU de piscina curta

 

A Piscina Municipal da Senhora da Hora recebeu no Domingo, 2 de dezembro, 200 estudantes-atletas no Campeonato Nacional Universitário de Natação piscina curta, que terminou com a vitória coletiva da Associação Académica da Universidade do Minho.

 

Antes das contas finais, nos 50m e nos 100m livres, Alexandre Lages Ribas (AAUTAD) e Rosa Oliveira (AAUAv), conquistaram a medalha de ouro. Na distância de 400m, o ouro foi conquistado por José Paulo Lopes (AAUM) e Ana Sofia Fernandes, também da academia minhota.

 

Nos 50m costas, o 1º lugar do pódio foi conquistado por Francisco Santos (AEIST) e Francisca Azevedo, da NOVA. Na distância de 100m, Francisco Santos repetiu o 1º lugar, com Juliana Freixo (AAUM) a conquistar a mesma posição, na variante feminina.

 

Na variante de bruços, vitória dupla para Alexandre Amorim, da Universidade do Porto, e para Carolina Matos, do Instituto Politécnico de Santarém, que conquistaram o ouro nos 50 e nos 100m.

 

A mesma “façanha” dos livres e dos bruços repetiu-se na mariposa, com Nuno Graça e Ana Rodrigues, ambos da U. Porto, a venceram nas distâncias de 50m e de 100m.

 

Nos 200m estilos, José Paulo Lopes (AAUM) subiu novamente ao lugar mais alto do pódio, o mesmo lugar que, em femininos, foi ocupado pela Madalena Azevedo, da NOVA.

 

Nas estafetas, nos 4x50m livres, a Universidade do Porto, com Alexandre Amorim, João Fernandes, Nuno Graça e Bernardo Graça, conquistaram o ouro, enquanto em femininos, a Universidade Nova de Lisboa conquistou a mesma posição, por intermédio de Francisca e Madalena Azevedo, Vera Vilaça e Beatriz Carmos.

 

Nos 4x50 estilos, a prova que abriu a tarde de competição, a Associação Académica da Universidade do Minho deixou no ar um sinal do que estava para vir, ao conquistar a medalha de ouro em masculinos, com João e José Fernandes, Rafael Simões e José Paulo Lopes e em femininos, com Juliana Freixo, Maria Silva, Lara Vaz e Ana Sofia Fernandes.

 

Com os resultados obtidos, a Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o troféu coletivo, relegando a equipa “da casa”, a Universidade do Porto, para o 2º lugar e a Universidade Nova de Lisboa, para o 3º lugar.

 

Neste Campeonato Nacional Universitário foram batidos cinco recordes nacionais universitários, por Diogo Dantas (200m livres), que foi depois batido por José Paulo Lopes (AAUM). O atleta do Minho bateu ainda o recorde nacional universitário nos 400m livres. Nos 50m costas foi Francisco Santos (AEIST) a bater o record universitário, enquanto em femininos, Francisca Azevedo, da NOVA, registou também um novo recorde.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Natação piscina curta, decorreu a 2 de dezembro, nas Piscinas da Senhora da Hora, em Matosinhos e contou com a organização local da Universidade do Porto, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Universidade do Porto domina Nacional Universitário de Ténis de Mesa

 

A Universidade do Porto voltou a conquistar o Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa, tanto em masculinos como em femininos, arrecadando assim a medalha de ouro “em casa”.

 

Em masculinos, a Universidade do Porto derrotou na final a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, por 2-0, “arrumando” a final logo nos dois primeiros encontros de singulares.

 

A equipa da Universidade do Porto era constituída por Jorge Costa, João Neves, Gonçalo Amorim e António Malheiro, enquanto a AEIST alinhou com André Alves, Tomás Law e Eduardo Gomes.

 

No encontro de atribuição da medalha de bronze, uma outra equipa da Universidade do Porto, com Francisco Fraga, Rodolfo Pedra e Luis Gomes, derrotou a Universidade Nova de Lisboa, conquistando assim o 3º lugar do pódio.

 

 

Em femininos, a Universidade do Porto, com Marta Santos, Raquel Andrade, Sara Costa e Camilla Silva, venceram os quatro encontros disputados, garantindo assim o lugar mais alto do pódio.

 

No 2º posto ficou a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, por intermédio da Mariana Ferreira, Sara Rocha e Catarina Ramos Ferreira, cedendo dois encontros.

 

A medalha de bronze foi para a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, que alinhou com Filipa Almeida, Ana Sofia Almeida e Raquel Rosa.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa equipas decorreu no dia 29 de novembro, no Estádio Universitário do Porto e contou com a organização local da Universidade do Porto, em parceria com a Associação de Estudantes do Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Campeã nacional em título entra com o pé direito no apuramento do futsal feminino

 

As campeãs nacionais universitárias em título, a Associação Académica da Universidade de Évora, entraram da melhor maneira na Jornada Concentrada de futsal feminino. Quatro vitórias em igual número de jogos marcaram a abertura da temporada para a academia eborense.

 

Com 12 pontos, a AAUE conquistou o 1º lugar, concluída que está a 1ª Jornada Concentrada de Futsal feminino, relegando a Associação Académica da Universidade de Aveiro para o 2º lugar, com 10 pontos, tendo cedido um empate para o Instituto Politécnico da Guarda.

 

O pódio ficou completo com o Instituto Politécnico de Leiria, que somou três vitórias e uma derrota, frente à academia de Évora.

 

A 1ª Jornada Concentrada de Futsal feminino decorreu entre os dias 26 e 29 de novembro, em Vila Real (26 e 27) e em Faro (28 e 29), tendo contado com a organização local da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Associação Académica da Universidade do Algarve, respetivamente.

 

A 2ª Jornada Concentrada vai decorrer entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Covilhã e vai decidir as equipas, fora dos Campeonatos Universitários de Lisboa e dos Campeonatos Académicos do Porto, que vão marcar presença nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

Coimbra e Algarve dividem liderança no apuramento para o Futebol 11

 

 

A Associação Académica de Coimbra e a Associação Académica da Universidade do Algarve partilham a liderança da tabela classificativa após a 1ª Jornada Concentrada de Futebol 11, que decorreu em Coimbra (zona norte) e em Évora (zona sul).

 

Nas equipas da zona norte, cujos encontros decorreram no Estádio Universitário de Coimbra, a equipa da “casa”, venceu dois encontros e empatou um, frente ao Instituto Politécnico de Viseu, somando assim sete pontos.

 

Os mesmos pontos registou a academia do Algarve, que cedeu um empate frente à Associação Académica da Universidade de Évora, nos encontros disputados na zona sul, em Évora.

 

Logo atrás das duas primeiras classificadas e ainda em zona de apuramento direto, estão, ambas com cinco pontos, a Associação Académica da Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Viseu, com dois empates e uma vitória.

 

A 1ª jornada Concentrada de Futebol decorreu nos dias 19 e 20 de novembro, em Évora, com organização local da Associação Académica da Universidade de Évora e nos dias 20 e 21 de novembro, em Coimbra, com organização local da Associação Académica de Coimbra.

 

A 2ª jornada de apuramento, que junta as equipas da zona norte e da zona sul, vai disputar-se em Castelo Branco, entre os dias 6 e 8 de março.

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?