Nacional

Campeonatos Académicos do Porto dão o pontapé-de-saída

 

Arrancou no dia 5 de novembro a temporada desportiva de 2018/2019 dos Campeonatos Académicos do Porto, que apura as equipas da academia portuense para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Os Campeonatos Académicos do Porto são promovidos pela Federação Académica do Porto, apurando assim as equipas das modalidades coletivas que podem depois disputar as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Esta temporada participam nestes Campeonatos Académicos do Porto 118 equipas com 2247 estudantes-atletas. Até ao momento disputaram-se já mais de meia centena de encontros, numa temporada recheada de encontros, que dinamizam fortemente o Desporto Universitário na academia do Porto.

 

Antes do inicio da temporada desportiva, disputou-se a Supertaça CAP, com a participação da  AEFADEUP, AEFEP, AEFEUP e ISCET.

 

Os Campeonatos Académicos do Porto são promovidos pela Federação Académica do Porto.

FADU preparada para o "tiro de partida" da temporada 2018/19

 

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, dirigiu na Sexta-feira uma mensagem aos clubes FADU, como “tiro de partida” para a temporada desportiva nacional de 2018/2019. A reorganização desportiva da FADU e a qualidade dos eventos são os pontos-chave para a temporada que está prestes a começar.

 

Na missiva dirigida aos clubes que participam nas competições nacionais universitárias, Daniel Monteiro começou por deixar uma palavra sobre uma temporada de “2017/2018 que foi de facto muito intensa”, com “mais de 300 títulos nacionais atribuídos, em 51 modalidades. Estivemos com organizações em 11 distritos e proporcionámos a cerca de 8500 atletas atividade competitiva no desporto universitário”, acrescentando que, “foi graças ao empenho e comprometimento dos nossos clubes e à capacidade dinamizadora e de participação, que a FADU foi novamente distinguida com o galardão de federação nacional de desporto universitário mais ativa da Europa”.

 

Já com as agulhas viradas para a nova temporada de 2018/2019, que começa na Segunda-feira, dia 29 de outubro, com o Campeonato Nacional Universitário de Ténis equipas, em Coimbra, o presidente da FADU deixa a garantia de que esta será, “uma época cuja melhoria da qualidade das nossas organizações nacionais é uma prioridade”, passando por uma maior proximidade das federações desportivas e uma maior cooperação com as organizações locais.

 

Na missiva enviada aos clubes, a FADU deu ainda conta do reforço e da reestruturação do Departamento Desportivo, “nomeando um novo Diretor Desportivo para a atividade nacional, com competências e autonomia alargadas, liderando um Departamento Desportivo com ambições e objetivos renovados, que estará mais próximo dos nossos clubes, imprimindo uma nova dinâmica organizativa e melhorando a qualidade organizativa dos Campeonatos promovidos pela FADU”.

 

Daniel Monteiro destacou ainda a aposta no setor internacional, num ano de Universíada, em Nápoles, que “continuará incumbido de profissionalizar a organização, preparação e apoio à Chefia da Missão Portuguesa à Universíada de Nápoles 2019”, que será anunciada também dentro de pouco tempo.

 

Lançados que estão os dados, tudo está pronto para o inicio da temporada desportiva nacional, que começa em Coimbra, passa por Nápoles, para as Universíadas e termina com os Campeonatos Europeus Universitários de Futsal e Basquetebol 3x3, em Braga e no Porto, respetivamente.

Campeonatos Universitários de Lisboa dão o pontapé de saída para a época 18/19

 

A ADESL – Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa deu o pontapé-de-saída para para a época de 2018/2019 na Segunda-feira, 8 de outubro, com o jogo de abertura que contou com a presença de diversos amigos do Desporto Universitário local.

 

A partida de futsal iniciou-se pelas 18 horas e contou com a presença de dirigentes das várias Federações e Associações Académicas e de Estudantes do Ensino Superior de Lisboa, de instituições ligadas ao desporto e de parceiros da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa.

 

Da parte da Federação Académica do Desporto Universitário estiveram presentes, o presidente, Daniel Monteiro e o administrador, Rodrigo Medeiros, bem como o elemento do departamento desportivo, Ricardo Rodrigues.

 

O jogo de abertura marcou o pontapé-de-saída simbólico das competições da ADESL, que começaram de forma regular na Terça-feira, 9 de outubro.

 

Este ano, a ADESL vai garantir a transmissão em direto de alguns dos encontros disputados nos Campeonatos Universitários de Lisboa, que decorrem no Estádio Universitário de Lisboa.

 

Os vencedores dos Campeonatos Universitários de Lisboa nas modalidades coletivas garantem o apuramento para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que se disputam esta época na cidade de Guimarães.

ADESL premeia os melhores do ano

 

 

A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) premiou na Sexta-feira, 7 de setembro, os melhores da temporada desportiva 2017/2018, na II Gala do Desporto Universitário de Lisboa.

 

A cerimónia, que decorreu no Museu da Água, em Lisboa, premiou os melhores atletas e dirigentes da temporada que findou, marcando também o lançamento de mais uma época desportiva.

 

O galardão de melhor atleta masculino foi entregue a Nuno Barreiras, enquanto o de melhor atleta feminina foi para Marta Marinhas.

 

O prémio de melhor treinador foi para Lucas Moura, enquanto o de dirigente do ano foi entregue a André Aguiar, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

O galardão fair-play foi atribuído à Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Para encerrar a noite, o prémio prestígio foi atribuído ao Secretário-geral da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Manuel Veloso, que foi um elementos fundadores da ADESL.

 

Na II Gala do Desporto Universitário de Lisboa interveio ainda o presidente da FADU, Daniel Monteiro.

Lisboa conhece os Campeões Regionais universitários

 

Terminaram na Quinta-Feira as fases finais dos Campeonatos Universitários de Lisboa, promovidos pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e que definiram os campeões regionais universitários, bem como as equipas apuradas para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

No futsal, que encheu as bancadas do Estádio Universitário de Lisboa, e que colocou frente-a-frente a AE ISCAL à AE ISEL, o ISEL saiu vencedor por duas bolas a zero, num duelo com duas equipas do Instituto Politécnico de Lisboa. Em femininos, a AE ULHT venceu a AE FCL por 10-3.

 

Também em femininos, mas no andebol, a Universidade de Lisboa venceu a NOVA por 25-23. Já na vertente masculina, a AE ISCTE conquistou o título frente à AE FCT, apenas com um golo de diferença, ao vencer por 29-28.

 

No futebol, que se disputou no Estádio de Honra, a AE da Faculdade de Economia venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AE IST) por 2-1, conquistando assim o título regional.

 

No basquetebol, a AEFMH venceu a AA U. Lisboa por 75-52, na vertente feminina, com a a AE IST a conquistar o título masculino, ao derrotar a Universidade Nova de Lisboa por 61-38.

 

No voleibol, domínio dos estudantes do Instituto Superior Técnico, com a vitória em femininos por três sets a um contra a Universidade Católica Portuguesa, resultado que se registou também frente à Faculdade de Motricidade Humana (AE FMH), em masculinos.

 

Por fim, no Rugby 7s, a AE da Universidade Católica venceu a AE do Instituto Superior de Agronomia por 25-3.

 

Os Campeonatos Universitários de Lisboa apuram, para além dos campeões regionais universitários, as equipas que vão participar nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, juntamente com as restantes equipas apuradas pelo país.

 

 

Lisboa já joga mais uma época de Campeonatos Universitários

 

Os Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) deram o tiro de partida para mais uma temporada na Segunda-Feira, 10 de Outubro, com um encontro amigável com convidados da ADESL e de seguida com um jogo de basquetebol entre a AE do Instituto Superior Técnico e a AE da Faculdade de Ciências e Tecnologias.

 

A ADESL – Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa deu início a mais uma temporada com um encontro de futsal entre vários convidados, em que a FADU esteve representada através do seu vice-presidente, Pedro Sereno.

 

Nesse encontro que deu o pontapé de saída simbólico para mais uma época desportiva universitária em Lisboa, estiveram ainda presentes dirigentes do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Fundação Inatel e do Estádio Universitário de Lisboa, segundo nota da ADESL.

 

 

De seguida, decorreu o primeiro encontro oficial da temporada foi entre as equipas de basquetebol masculino da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências e Tecnologias.

 

Para além do basquetebol masculino, a primeira semana da temporada 2015/2016 contou ainda com encontros de voleibol feminino, futsal feminino e masculino e de futebol masculino.

 

Os Campeonatos Universitários de Lisboa atribuem os títulos regionais, cujos melhores garantem também o passaporte para as fases finais nacionais, promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário.

 

Os sorteios para a temporada de 2016/2017 têm decorrido na sede da FADU. 

 

Aveiro lidera primeira jornada de apuramento do Andebol

 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro lidera as tabelas classificativas masculinas e femininas da primeira jornada de apuramento do andebol, que decorreu nos dias 5 e 6 de novembro, em Coimbra.

 

Em femininos, a equipa aveirense registou três vitórias em três jogos, tendo levado a melhor sobre a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, a Associação Académica da Universidade de Évora e a Associação Académica de Coimbra.

 

Abaixo da academia aveirense ficou o Instituto Politécnico de Leiria, com o mesmo número de vitórias, mas com menos diferença de golos. A fechar o pódio, está o Instituto Politécnico da Guarda, apenas com menos um ponto, tendo registado duas vitórias e dois empates, com mais um jogo disputado do que os dois primeiros classificados.

 

Em masculinos, a equipa de Aveiro somou três vitórias e um empate, frente ao Instituto Politécnico de Leiria, por 8-8. O IP Leiria ficou assim no 2º posto, mas em igualdade pontual com Aveiro. No 3º lugar ficou o Instituto Politécnico de Santarém, com três vitórias e um desaire, frente aos líderes da tabela.

 

A 1ª Jornada Concentrada de Andebol decorreu nos dias 5 e 6 de novembro, no Estádio Universitário em Coimbra. A 2ª e última jornada de apuramento está agendada para os dias 19 e 20 de março, em Aveiro.

 

Temporada nacional universitária a uma semana do início

 

 

A temporada desportiva nacional da Federação Académica do Desporto Universitário tem início marcado para o dia 29 de outubro, com o Campeonato Nacional Universitário de Ténis por equipas a decorrer em Coimbra.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ténis – Equipas marca assim o lançamento de mais uma temporada desportiva da FADU. Esta prova conta com a organização local da Associação Académica de Coimbra.

 

Os court’s de ténis de piso rápido do Estádio Universitário de Coimbra foram recentemente remodelados, por ocasião dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018, tendo recebido inúmeras equipas de ténis de toda a europa.

 

A temporada desportiva de 2018/2019 é novamente ano de Universíada, que este ano se disputa em Nápoles, Itália. Ainda depois da Universíada de verão, Portugal vai receber o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3, que vai decorrer no Porto e o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, que vai decorrer em Braga.

 

Estamos assim a aproximar-nos do “primeiro serviço”, de uma temporada longa e recheada de desafios, dentro e fora de portas.  

Academia do Porto premiou os melhores da temporada

 

Decorreu no dia 28 de junho a Gala do Desporto da Federação Académica do Porto, que premiou os melhores do ano no desporto universitário na academia do Porto. A cerimónia decorreu no Ateneu Comercial do Porto.

 

No andebol, Andreia Costa (U.Porto) e Miguel Gomes (AEFEP) conquistaram o galardão de melhores atletas, enquanto Alexandre Monteiro (U.Porto) conquistou o prémio de melhor treinador.

 

No basquetebol, Catarina Lopes (AEFEUP) e Gonçalo Gorito (AEFEUP) venceram o prémio de melhores atletas, enquanto Armindo Magalhães, também da AEFEUP, venceu o prémio de melhor treinador.

 

No futebol, Gonçalo Ribeiro (AEFEUP) venceu o galardão de melhor atleta e Pedro Gomes (AEFADEUP) conquistou o prémio de melhor treinador.

 

No rugby 7, Miguel Trepa, da Universidade do Porto, conquistou o galardão de melhor atleta da temporada.

 

No futsal, Joana Moreira (AEFADEUP) e Rui Caldeira (AEFEUP) venceram o galardão de melhores atletas, com Manuel Sousa (AEFEUP) a vencer o de melhor treinador.

 

Por fim, nos prémios individuais, no voleibol, Catarina Duarte (AEFEP) e Afonso Reis, também da AEFEP, venceram o prémio de melhor atleta, com João Aníbal (AEFEUP) a vencer o de melhor treinador.

 

Nos troféus coletivos, a equipa de andebol da Universidade do Porto venceu o galardão de melhor equipa feminina e a equipa de futebol 11 da AEFEUP conquistou o mesmo troféu em masculinos.

 

Na cerimónia foram ainda entregues os prémios fair-play de todas as modalidades em competição nos Campeonatos Académicos do Porto, bem como os de melhor marcador de cada modalidade.

 

A V Gala do Desporto da Federação Académica do Porto decorreu a 28 de junho, no Ateneu Comercial do Porto e contou com a intervenção do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro.

Campeonatos Académicos do Porto encontram os melhores da região

 

Terminaram na Sexta-Feira os Campeonatos Académicos do Porto (CAP), promovidos pela Federação Académica do Porto e que apuraram as melhores equipas da região para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

No andebol, a AEISMAI conseguiu um lugar no pódio em masculinos e femininos, vencendo apenas a vertente masculina. Em femininos, a Universidade do Porto sagrou-se campeã regional universitária.

 

No basquetebol, domínio completo da AE da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), que venceu nas duas vertentes. Em femininos, superiorizou-se à AEFEUP e em masculinos levou de vencida a equipa da AEISMAI.

 

No futebol 11, a AEISMAI saiu vencedora, colocado a AEFEUP no segundo lugar da classificação final. Já antes, a Universidade Católica do Porto tinha conquistado o 3º lugar.

 

Se no futebol conquistou o 2º lugar, no futsal masculino a AEFEUP viria mesmo a ganhar, superiorizando-se à AEFEP. Em femininos, a AEFADEUP conquistou o 1º lugar, com o 2º a ir para a AEFEUP. 

 

A AEFADEUP venceu ainda o voleibol feminino, relegando o Politécnico do Porto para o 2º lugar. Ainda assim, em masculinos, o Politécnico do Porto acabou mesmo por vencer, com a AEFEUP a conquistar o 2º lugar mais alto do pódio.

 

Por fim, no rugby 7s, a Universidade do Porto conquistou o Campeonato Académico do Porto, ao vencer os quatro encontros disputados e relegando a AE da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) para o 2º lugar. 

Campeonatos Académicos do Porto já deram o pontapé de saída

 

A Federação Académica do Porto (FAP) deu já início a mais uma temporada dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), que começaram com os encontros relativos às Supertaças. Mais de uma centena de equipas vão disputar os títulos regionais do Porto na temporada 2016/2017.

 

Andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol são as modalidades em que se vão disputar títulos este ano nos Campeonatos Académicos do Porto, onde estão presentes 106 equipas e mais de 1600 atletas.

 

A temporada começou com as supertaças das várias modalidades. A AE FADEUP venceu as supertaças de futsal feminino, voleibol feminino e basquetebol masculino com a AE FEP a vencer o futebol 11 masculino. A AE FEUP venceu o andebol masculino e o futsal masculino. 

 

Quanto aos campeonatos propriamente ditos, o basquetebol inaugurou a temporada de 2016/2017, com o encontro entre a AE UPT e o Politécnico do Porto. Na segunda semana irão já disputar-se encontros em todas as modalidades em prova nestes Campeonatos Académicos do Porto.

 

Na temporada passada disputaram-se 482 encontros nesta competição promovida pela Federação Académica do Porto com as várias associações de estudantes e clubes das instituições de ensino superior do Porto e que apura as melhores equipas para os Campeonatos Nacionais Universitários, promovidos pela FADU. 

AAC renova título coletivo no Judo

 

A AAC sagrou-se campeã nacional universitária no coletivo da modalidade de Judo, seguida pela U.Porto e pela AEIST.

 

Apesar de ter ganho o coletivo, a equipa de Coimbra não arrecadou qualquer medalha de ouro, mas viu três dos seus estudantes-atletas conquistarem o título de vice-campeões nacionais universitários e outros três no 3º lugar. Jorge Fernandes (-81kg) perdeu na final frente a Antoine Massart da mesma cidade, de clube diferente (AEISEC).

 

Catarina Costa também perdeu o combate pelo 1º lugar no combate com Inês Ribeiro da AEISCTE-IUL (-52kg) – esta última foi campeã nacional universitária em -57Kg na época transata. Por fim, Catarina Aleixo (AEESTeSC) foi superior às estudantes-atletas da AAC na categoria -57kg e Maria Rodrigues e Teresa Silva regressaram a Coimbra com uma medalha de prata e uma de bronze, respetivamente.

 

A U.Porto conquistou o 2º lugar coletivo com as pratas de Carlos Carvalho (-66kg), Alexandre Silva (-60kg) e Catarina Baía (-63kg). Já a AEIST viu João Abreu envergar o seu símbolo no topo do pódio da categoria de -60kg, ao qual se juntaram Pedro Silva (+90kg), com a prata, e Miguel Silva (-73kg), com a medalha de bronze.

 

As equipas líderes nas medalhas de ouro foram a AEFMH e a AEISCTE-IUL, com duas medalhas cada. Pela AEFMH, Pedro Henrique, detentor do ouro de 2014/2015, foi vitorioso nos dois combates que enfrentou (-90kg) e Sara Queiroz derrotou a adversária da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) na única prova ocorrida (+70kg).

 

Já na equipa da AEISCTE-IUL, Ana Neves junta mais um ouro para o seu clube ao vencer as duas estudantes-atletas da U.Porto na categoria -63kg. Entre as reconquistas do campeonato nacional universitário estão João Crisóstomo pela AAULHT e Diogo Silva pela NOVA.

 

A prova decorreu, no pavilhão do INATEL, enquanto, em simultâneo, estava o CNU de Esgrima a decorrer no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa.

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?