Madalena Lages representará Portugal nos Jogos Mundiais Universitários

De 28 de julho a 8 de agosto, Portugal estará representado por uma comitiva de cerca de meia centena de estudantes-atletas nos Jogos Mundiais Universitários, que este ano decorrem na cidade chinesa de Chengdu. Madalena Lages, estudante-atleta da Universidade do Porto, irá representar as cores lusas na modalidade de ginástica rítmica.

 

Foto: Pedro Barata/FGP

 

A frequentar o segundo ano da licenciatura de Ciências da Nutrição na Universidade do Porto, Madalena Lage integrou recentemente a Seleção Nacional de Ginástica Rítmica. A ginasta deu nas vistas no último Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica – Seniores Elite 2022, onde foi bronze no all around e onde se sagrou vice-campeã nas maças e bola, tendo ficado em terceiro no arco. Os últimos dois anos têm sido preenchidos, com participações nas várias edições dos torneios internacionais de Portimão e Ourense.

 

Antes disso, a estudante-atleta natural do Porto – que compete pelo Boavista Futebol Clube - já havia conquistado outras metas importantes. Agora seguem-se os Jogos Mundiais Universitários, que antevê como uma competição com uma atmosfera inigualável. ‘É uma grande conquista e um motivo de muito orgulho. Conciliar os estudos com o desporto é algo extremamente exigente e requer uma grande organização e disciplina. Vejo esta chamada como o reconhecimento de muitos anos de trabalho e esforço, que não é só meu, mas também da minha família, treinadoras e amigos. Posso dizer que será a realização de um sonho, que há uns anos seria inimaginável’. Segundo a estudante-atleta, apesar de todos os aparelhos terem os seus pontos fortes, de momento maças é o aparelho onde apresenta maior consistência. ‘Arco sempre foi o meu aparelho de eleição’, acabou por dizer, ela que traça para Chengdu um objetivo muito simples: ‘ficar satisfeita com a minha participação e realizar esquemas limpos, sem quedas de aparelho’.

 

A par da ginástica, modalidade a que se dedica desde os seis anos por influência de uma amiga que a incentivou a experimentar, pratica ainda ballet clássico de alto rendimento no Centro de Dança do Porto. Também no ballet já deu mostras de talento dentro e fora de portas, tendo participado desde muito cedo em diversos eventos de bailado e conquistado, entre outros, um dos prémios a concurso no Imperial Sociaty Dance Teatchers, concurso de âmbito mundial que decorreu em Londres.

 

A treinadora, Teresa Morgado, que a acompanhará na China e que está com ela desde tenra idade, diz que ‘falar da Madalena é falar de um exemplo para todas as ginastas’. Segundo a treinadora, ‘tem sido um caminho com algumas adversidades, com altos e baixos, onde demonstrou sempre muita força. Treina todos os dias quatro horas e mesmo com pequenas lesões nunca se deixou ir abaixo’. Desde cedo se manteve nos primeiros lugares da tabela nacional, conseguindo conciliar sempre os estudos, o ballet, e a carga horária da ginástica.

 

Quanto aos estudos na Universidade do Porto, mostra-se radiante quanto a esta fase da sua vida. ‘Estou a adorar! É uma faculdade que se distingue pelo ensino de excelência, para além dos colegas incansáveis, professores e funcionários excecionais’, sublinha, traçando planos de futuro na sua carreira paralela. ‘Gostaria de continuar ligada ao desporto através da nutrição, nomeadamente à ginástica rítmica e ao ballet clássico, pois acompanharam a minha vida até agora. São áreas onde existe muita desinformação que muitas vezes resulta no desenvolvimento de distúrbios alimentares. Por serem atividades que têm uma componente estética muito forte, existe uma certa pressão para corresponder a determinados padrões. Por ter visto já muitas carreiras terminarem devido a problemas de peso, acho que esta será a área certa para me focar’, confessou.

 

Chengdu espera agora por Madalena Lage, a futura nutricionista que nunca deixou de ser também ginasta e bailarina, que entra em cena no palco mundial entre os dias 29 e 31 de julho. As competições de ginástica rítmica dos Jogos Mundiais Universitários FISU Chengdu 2021 serão disputadas no Pavilhão da Universidade de Desporto de Chengdu, e no total serão atribuídas oito medalhas de ouro.

 

A convocatória pode ser consultada aqui.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?