Centenas de pessoas assistiram ao arranque oficial das Fases Finais 2021

 

 

O Complexo Desportivo da Covilhã foi palco da cerimónia de abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, onde marcaram presença várias dezenas de estudantes-atletas, oficiais e representantes de várias entidades da região. Com apresentação de Zé Mágico, o evento teve ainda fogo de artifício, atuação dos grupos de bombos da Casa do Povo do Paúl e da Casa do Povo do Souto da Casa, juramento de fairplay e no final subiu ao palco o artista Fernando Daniel.

 

Inserida também nas festas municipais de S.Tiago, a cerimónia teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereia, que começou por referir que esta é ‘uma das maiores provas desportivas universitárias a nível nacional’ e por saudar o regresso dos campeonatos após o adiamento causado pela pandemia. ‘Só ganhamos quando damos as mãos’, sublinhou o vice-presidente da CM Fundão, Miguel Gavinhos, no seu discurso, referindo-se à sinergia entre todas as entidades envolvidas na organização do evento, reconhecendo que ‘o desporto foi das áreas mais afetadas durante a pandemia’.

 

Na cerimónia foi feito o juramento de fairplay, onde participaram uma estudante-atleta da equipa de voleibol da AAUBI, um representante dos árbitros e um adepto. A ocasião serviu ainda para apresentar o cartão branco, lançado nestas Fases Finais em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). A mostragem do cartão tem como objetivo valorizar o gesto positivo e de fair-play no jogo, uma ferramenta pedagógica que a FADU quer ver dinamizada nesta edição.

 

Na parte final seguiram-se os discursos do reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, e do presidente da AAUBI, Ricardo Nora. ‘A Universidade da Beira Interior encara o desporto como uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano’, disse o reitor, que agradeceu a escolha da região para realizar o evento. Por outro lado, Ricardo Nora, aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem a todos os envolvidos na organização. ‘Estou muito orgulhoso do exemplo que estamos a dar à nossa geração’ frisou. ‘Tenho a certeza de que conseguiremos ultrapassar todos os desafios que nos serão apresentados’, sublinhou ainda.

 

A fechar a cerimónia esteve o presidente da FADU, André Reis, que sublinhou a opção de realizar as competições universitárias, evitando ‘a perda de mais uma geração do ensino superior’ no que ao desporto diz respeito. André Reis falou ainda dos cuidados que a organização tem tido para passar um sentimento de segurança a todos os participantes, sublinhando a opção de testar todas as comitivas, oficiais e organização. Na sua lista de agradecimentos, dirigiu-se também ‘aos clubes que corajosamente estão a participar nas Fases Finais dos campeonatos nacionais universitários’, nesta edição de 2021.

 

Fernando Daniel atuou em seguida e o momento da noite deu-se quando o artista fez dueto com uma das estudantes-atletas de futsal da Associação Académica da Universidade de Coimbra.

 

De referir ainda que as competições arrancaram no início desta semana, nas cidades da Covilhã e Fundão, tendo já sido disputadas partidas nas modalidades de Futebol 11, basquetebol, futsal e andebol.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?