Presidente da FADU assinala um ano de mandato

 

 

 

Caros dirigentes dos clubes e associados da FADU,

 

Fez no passado dia 8 de outubro um ano desde a tomada de posse da atual direção da FADU.

 

Pelos motivos que todos conhecemos este não foi um ano normal. O desporto mundial enfrenta hoje, podemos afirmar, uma das maiores crises da sua história e o desporto universitário não é exceção.

 

Em março deste ano as instituições de ensino superior substituíram as aulas presenciais por ensino à distância e assim permaneceram até ao final do ano letivo transato. Com isso ficou inviabilizada a possibilidade de continuarmos o nosso calendário desportivo nacional e vimo-nos forçados a cancelar todos os Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Como se não bastasse, no panorama internacional, foram cancelados todos os Campeonatos Mundiais Universitários previstos para o ano de 2020 e os Jogos Europeus Universitários foram adiados para 2021, tendo ainda como consequência o adiamento da organização dos Campeonatos Europeus Universitários previstos para o próximo ano, nas cidades de Guimarães, Aveiro e Lisboa, para 2023.

 

Sejamos claros: este não foi o primeiro ano de mandato que queríamos, nem aquele que tínhamos planeado. Mas este é o novo mundo e temos de aprender a viver com a nova realidade de imprevisibilidade constante, encarando as dificuldades como oportunidades para continuarmos a crescer.

 

Devo por isso, em nome de toda a estrutura da FADU, uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os clubes que, apesar das adversidades, continuam todos os dias a trabalhar para que a prática desportiva e de atividade física continue a chegar a todos os estudantes.

 

Neste contexto, a retoma das competições universitárias é um importante passo para a retoma da atividade dos clubes e dos estudantes-atletas, estando calendarizados até final deste ano civil, Campeonatos Nacionais Universitários que envolvem as modalidades que foram estratificadas de 'baixo risco' pela DGS. O calendário de provas para esta época divulgado aos clubes, foi elaborado com consciência do grau de exigência organizativo e de risco de contágio das modalidades, considerando a estratificação por níveis de risco estabelecida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma do desporto federado (36/2020).

 

Estamos conscientes de que uma maioria significativa dos clubes atravessam problemas financeiros delicados, fruto da redução total ou parcial das suas receitas próprias. Sensível a esta realidade, a direção da FADU decidiu tomar as seguintes medidas de apoio:

 

a) Alteração do modelo competitivo do Apuramento da Zona NCS para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2021, reduzindo na generalidade o número de Jornadas Concentradas e, consequentemente, os custos de participação das equipas desportivas;

 

b) Reforço no apoio à organização das provas nacionais, nomeadamente nos custos que terão de incorrer com a implementação dos planos de contingência e segurança relacionados com a Covid-19;

 

c) Apoio à participação nas provas internacionais, com o pagamento integral das taxas de garantia de todas as equipas apuradas para os Jogos Europeus Universitários 2021, num valor total de cerca de 30 mil euros, assegurando também assim a vaga para Portugal.

 

Em tempo de isolamento social, o desporto no Ensino Superior assume um papel ainda mais importante no que diz respeito ao bem-estar físico e mental dos membros da comunidade académica. Com o sentido de responsabilidade no cumprimento das orientações da DGS, agora, mais do que nunca, devemos manter-nos ativos. Foi com este espírito e consciência que celebramos o Dia Internacional do Desporto Universitário e lançamos a campanha ‘Desporto Sim, Isolamento Não!’.

 

Em nome da FADU, obrigado pela vossa perseverança e dedicação ao projeto do desporto universitário. Continuemos!

 

André Reis

Presidente da FADU

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?