Conferência online ‘Desporto e Saúde Mental dos Estudantes’ decorre esta terça-feira

 

O ‘Desporto e Saúde Mental dos Estudantes’ será o tema para a conferência online que juntará especialistas em psicologia na área do desporto e figuras de relevo no panorama do desporto nacional, na próxima terça-feira. O evento, inserido nas comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário (DIDU) e da Semana Europeia do Desporto – que este ano tem como mote ‘Desporto Sim, Isolamento Não’ - , terá transmissão na página de Facebook da FADU a partir das 15 horas. 

 

Durante a conferência serão abordadas, entre outras doenças mentais, a temática do burnout, tema central de um dos dois projetos vencedores do programa de estudantes da edição deste ano do FISU World Forum, do qual fez parte Fábio Nunes, aluno de mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro. O programa contempla a exibição de um vídeo de abertura, uma palestra sobre 'Burnout em contexto académico', dada por Anabela Pereira, professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e um período de mesa redonda.

 

A moderar o painel estará Susana Feitor, ex-atleta olímpica de marcha e estudante-atleta, e ainda chefe de Missão nas Universíadas de Taipé e Nápoles. Jéssica Augusto, ex estudante-atleta e atleta olímpica, Jorge Braz, selecionador Nacional de Futsal, Kátia Almeida, mestre em Psicologia do Desporto e Jorge Silvério, doutorado em Psicologia do Desporto, farão parte do painel de oradores, onde terão ainda intervenção o presidente da FADU, André Reis, o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, António Alves, e o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco. 

 

 

Oradores (mesa redonda): 

 

Jéssica Augusto, ex-Estudante-Atleta e Atleta Olímpica

- Ex estudante-atleta pela Universidade do Minho, onde estudou Enfermagem, não tendo terminado. Atleta de meio fundo, fundo e corta-mato, aos 38 anos conta com inúmeras medalhas, entre as mais importantes: Campeonato da Europa (Prata: Barcelona 2010 - 10000 metros; Bronze: Barcelona 2010 - 5000 metros; Bronze: Zurique 2014 – Maratona; Bronze: Amesterdão 2016 - Meia Maratona), Campeonato da Europa de Corta-Mato (Ouro: Albufeira 2010 - Corta-mato; Prata: Bruxelas 2008 - Corta-mato), Campeonato da Europa Júnior de Corta Mato (Ouro: Malmo 2000 - Corta-mato), Universíada (Ouro: Banguecoque 2007 - 5000 metros), Campeonatos Ibero-Americanos (Ouro: Huelva 2004 - 3000 metros; Ouro: Ponce 2006 - 3000 metros; Ouro: San Fernando 2010 - 3000 metros; Bronze: Huelva 2004 - 1500 metros; Bronze: San Fernando 2010 - 1500 metros) e Jogos da Lusofonia (Ouro: Lisboa 2009 - 1500 metros). Participou em 3 Jogos Olímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016, onde obteve o 7º lugar na prova de Maratona.

 

Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal

- É licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, mestre em Ciências do Desporto, especialização de Treino em Alto Rendimento Desportivo. Integrou a Seleção Nacional Universitária de Futsal em 1994 e 1996, enquanto guarda-redes. Estreou-se como treinador Nacional de Futsal a 23 de setembro de 2003, frente ao Azerbaijão, e a partir de julho de 2006 fixou-se na equipa técnica nacional, como adjunto de Orlando Duarte. Em julho de 2010 assumiu o cargo de Selecionador Nacional, tendo sido campeão europeu de Futsal em 2018 e tendo sido considerado pelo Futsal Planet o melhor treinador de futsal do mundo em 2018 e 2019. No entanto o percurso como treinador começou em 1997, na Universidade do Minho, onde se manteve até 2001. Seguiu-se uma experiência na UTAD (2001 a 2003), antes de regressar à Universidade do Minho, onde permaneceu até 2004. Treinou também a Fundação Jorge Antunes. Nas Seleções Universitárias, Jorge Braz conta no currículo com quatro medalhas de bronzes, duas medalhas de prata e a conquista do título de Campeão Mundial Universitário masculino em 2008.

 

Kátia Almeida, Mestre em Psicologia do Desporto

- Mestre em Psicologia do Desporto (Universidade do Minho), Pós-graduada em Intervenção Psicossocial com Crianças Jovens e Famílias, Licenciada em Psicologia Clínica, MBA em Gestão de Equipamentos Sociais e de Saúde (Universidade Autónoma), diplomada em Liderança pela Harvard University (Kennedy School of Government), em liderança positiva pela University for Peace da United Nations, em Liderança Criativa pela THNK e em empreendedorismo social pelo INSEAD (powered by IES-SBS). Faz parte da equipa de liderança da Girl Move Academy desde 2019 e é diretora dos Progamas Believe & Lead. Usa o desporto como forma de desenvolvimento de competências de vida com 1200 raparigas de meios vulneráveis de Nampula, Moçambique. Fundou e foi diretora geral da Pressley Ridge em Portugal de 2000-2018, coordenou campos de férias para jovens durante mais de 15 anos e desenvolveu programas de competências de vida para jovens em risco usando como ferramenta o desporto aventura e o contacto com a natureza. É convidada para dar aulas em diferentes Universidades do País e dá formações a profissionais sobre liderança, trabalho em equipa e mudança de comportamentos através de jogos e dinâmicas de grupo. É autora dos livros ‘Aprender a Re-educar. 1988-2008: 20 anos de Pressley Ridge em Portugal’ e 'Ferramentas de Bolso. Jogos de comunicação e cooperação'. É atleta federada de Orientação, praticante de Trail running (distâncias longas e ultra trail), mergulho amador e caça submarina.  

 

Jorge Silvério, Doutorado em Psicologia do Desporto

- Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, é doutorado em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho. É membro de vários projetos de investigação e organizou vários congressos, seminários, colóquios e simpósios nacionais e internacionais. É colaborador regular de vários jornais, revistas, rádios e canais de televisão, atualmente convidado exclusivo do programa Jogo de Cabeça na rádio Observador, e é membro do conselho de notáveis do Jornal Record. É autor de mais de três centenas de comunicações em congressos nacionais e internacionais, com cerca de uma centena de publicações em revistas e livros nacionais e internacionais, destacando-se o seu livro ‘Como ganhar usando a cabeça’ atualmente na 6ª edição. É formador convidado das federações portuguesas de Futebol, Natação e Ciclismo, entre outras. Foi assessor da Comissão Médica da Missão Olímpica Sydney 2000. Foi psicólogo da equipa de natação do Sporting Clube de Braga, da equipa profissional do Futebol Clube de Penafiel e assinou um protocolo com a Comissão de Atletas Olímpicos para proporcionar apoio psicológico aos atletas Olímpicos e Esperanças até agosto de 2012. No passado prestou apoio aos atletas de alta competição da Universidade do Minho e foi tutor dos estudantes-atletas do mestrado integrado em Psicologia. Foi o primeiro provedor do adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Desde dezembro de 2015 é psicólogo da Seleção Nacional de Futsal que ficou em 4º lugar no Mundial da Colômbia em 2017 e foi campeã europeia em 2018. É também psicólogo e consultor de atletas das mais variadas modalidades, alguns dos quais olímpicos, e consultor de treinadores e equipas. É ainda embaixador para a Ética no Desporto no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto e coordenador dos Oficiais de Ligação aos Adeptos da Federação Portuguesa de Futebol. O seu currículo consta no livro ‘500 Líderes da Europa para o Novo Século’.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?