SEDJ e SESaúde apoiam projeto de organizações estudantis



Os trabalhos do Evento Nacional ComSUMOS ACADÉMICOS arrancaram esta manhã


A sessão de abertura do evento nacional do projeto ComSUMOS ACADÉMICOS decorreu na manhã de dia 10 de Março, na Pousada da Juventude de Almada, e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, e do Presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Ivo Santos.


A cerimónia iniciou-se pelas 9h30, com mais de 80 jovens de organizações estudantis de todo o país a marcarem presença. O presidente do CNJ, Ivo Santos, começou por agradecer o empenho de todos aqueles que se envolverem para tornar este evento uma realidade, reforçando que projetos como o ComSUMOS ACADÉMICOS podem introduzir alterações de comportamento, porque “quando os jovens se associam e conseguem acreditar num projeto conseguem levá-lo a bom porto”. Seguidamente, a coordenadora do projeto, Rute Borrego, fez um breve enquadramento deste evento, realçando, também ela, a importância da entrega das organizações promotoras, e dos embaixadores no sucesso do projeto.




“É uma obrigação do Estado promover o direito ao desporto”

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, bem como o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, foram unânimes ao reconhecer a importância desta iniciativa.

Fernando Leal da Costa realçou que “os jovens não são o futuro, são o presente”, e que “em saúde pública, o problema maior são os anos de vida potencialmente perdida”, e, neste campo, o consumo nocivo de álcool tem um efeito alarmante. No seguimento disto, revelou que “é intenção do Governo adaptar a legislação para proibir a venda de álcool a menores de 18 anos”, pois “há um papel importante do álcool no nosso prazer diário, que não deve passar disso mesmo: um prazer controlado”. Termina a sua intervenção afirmando que tudo aquilo que de melhor fizermos pela nossa saúde “será claramente um ganho ao longo da nossa vida”, e com a convicção de que “é muito importante” o exemplo que o ComSUMOS AADÉMICOS está a dar.

Na intervenção que se seguiu, Alexandre Mestre dirigiu uma palavra de apreço ao CNJ e a todas as organizações envolvidas neste projeto, afirmando que “é uma obrigação do Estado promover o direito ao desporto”, que “a promoção de estilos de vida saudáveis nos jovens tem que ser feita pelo Estado em articulação com plataformas como o CNJ”, reiterando que o governo “deve assumir um papel de subsidiário”, visto que “quem está no terreno é quem melhor conhece os problemas”. Felicita a heterogeneidade de oradores e temas a abordar no decorrer deste evento, frisando que o novo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) “coloca um foco especial no associativismo como escola de desenvolvimento”.




“É bom poder dar um contributo”

Após as intervenções dos Secretários de Estado e do Presidente do CNJ, foi apresentado o vídeo promocional do ComSUMOS ACADÉMICOS, seguindo-se algumas breves palavras do Dr. João Goulão, do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), e do presidente da Alchool Policy Youth Network (APYN), Jan Peloza, que não podendo deslocar-se até Portugal, fez questão de marcar presença via Skype. Tanto o IDT, como a APYN, representada, também, por Sofia Ribeiro, reforçaram o apoio e total disponibilidade de ambos os parceiros para a continuidade deste projeto, e de outros semelhantes.

Os atletas embaixadores do projeto presentes (Tiago Marto, Tiago Santos, Aylton Rita, e a dupla olímpica de remo Fraga/Mendes) tiveram também a oportunidade de interagir com a plateia, tendo Pedro Fraga aproveitado para enaltecer que é “bom poder um contributo”.



Fonte: ComSUMOS ACADÉMICOS
Fotos: Joana Meira
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?