CNU de Xadrez Rápidas: U.Lisboa vence individual e colectivo



A época competitiva já rola na FADU desde o dia 7 de Novembro, com torneios de apuramento e jornadas concentradas de modalidades colectivas. Agora, chegou a vez da primeira competição de uma modalidade individual. Ao longo do dia 24 de Novembro, decorreu o Campeonato Nacional Universitário de Xadrez Rápidas, na sala polivalente da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Esta foi a segunda organização de uma prova oficial da FADU pela AAUAlg, no presente ano lectivo. O CNU contou com o apoio técnico da Academia de Xadrez do Algarve.

A prova desenhou-se na vertente Xadrez Rápidas, com competição mista em Individual e Equipas. 21 Atletas representaram 5 clubes de todo o país. Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade de Aveiro e a equipa da casa, AAUAlg, estiveram em prova.

Durante a manhã 20 atletas jogaram pela competição individual. De entre os 8 apurados para a final, Ruben Pereira, Ana Baptista, ambos da Universidade de Lisboa, e Pedro Rodrigues da Nova de Lisboa, conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. De destacar que este é o 3º ano consecutivo com o título de Campeão Nacional Universitário de Xadrez Rápidas para Rúben Pereira.

Na competição de equipas estiveram duas equipas da Universidade Nova de Lisboa, a equipa da U.Lisboa e a equipa da Universidade do Minho. Também o título colectivo foi para a capital do país. A Universidade de Lisboa subiu ao 1º lugar do pódio com 18 pontos, a equipa 1 da Nova em 2º com 12 pontos e em 3º lugar a equipa minhota com 9 pontos.




Presidente e praticante

Guilherme Portada de 22 anos, é estudante de Economia na Universidade do Algarve e Presidente da AAUAlg. Dedicado ao desporto, jogava Xadrez quando era mais novo e foi praticante federado de Judo até aos 18 anos no Judo Clube do Algarve. Ultimamente joga Xadrez em ambientes mais descontraídos com amigos, mas como a prova era na sua academia, resolveu participar no CNU de Xadrez Rápidas.

Lamenta que não tenham participado mais atletas, pois o enquadramento da prova, tanto pela arbitragem como pelas condições oferecidas, foi bastante apropriado.

Como dirigente, sente que deve dar o exemplo. “Os dirigentes promovem as actividades e sempre que posso participo nas várias actividades internas. Futebol, Futsal, Basquetebol e Voleibol são modalidades em que estou envolvido”, refere.

“O objectivo era ganhar um jogo, venci dois, por isso posso dizer que as metas foram cumpridas”, conta o dirigente, acrescentando que “agora fiquei com vontade em participar nas Semi-Rápidas da Covilhã”.

Apesar de não se recandidatar nas próximas eleições, Guilherme fala-nos da representatividade do Desporto Universitário na sua academia. “O DU está cada vez mais presente na AAUAlg. Grande parte das aulas de manutenção estão esgotadas, as ligas internas são muito participadas e tem havido uma boa adesão de atletas para as provas da FADU”, diz.

“Temos bons espaços para pequenas iniciativas, mas falta-nos um pavilhão. Utilizamos espaços municipais, mas como os estudantes não votam em Faro, a prioridade vai para os clubes do Concelho. A Lei de Bases dá prioridade ao Desporto Escolar, mas não ao Desporto Universitário.”
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?