II TA Rugby 7s masculino: Évora inspirada



Durante o dia 22 de Março, 7 equipas de Rugby 7s deram o “tudo por tudo” por uma vaga nas Fase Final. Este II Torneio de Apuramento teve lugar em Évora, pela organização da Associação Académica da Universidade de Évora.


No Campo da Estrela, a equipa da casa entrou a vencer na competição contra a Federação Académica de Leiria por 17-0. Juntou mais tarde outra vitória, desta vez contra a Universidade da Beira Interior por 24-0. Contudo, não conseguiu derrotar o gigante Universidade do Porto e perdeu por 19-0.

A Universidade do Porto, equipa vencedora do I TA, sofreu surpreendentemente uma derrota contra a “caloira” Académica de Leiria por 10-7. O que não a impediu o apuramento para as meias-finais, ao vencer a AAUBI e a AAUÉ.

Porto, Évora e Leiria, com duas vitórias e uma derrota para cada equipa no grupo A, valeu o critério de desempate pela diferença de pontos marcados e pontos sofridos para a Invicta e para a equipa da casa.

No grupo B, AAUTAD venceu contra os Minhotos e os Algarvios, por 29-7 e 28-10, respectivamente. A Universidade do Minho conseguiu inverter a derrota no primeiro jogo e venceu a equipa da AAUAlg por 21-12. Desta forma, AAUTAD e AAUM chegaram à meia-final.




Sem dar hipótese de pontos aos adversários na meia-final, Porto e Évora defrontaram-se numa final renhida que deu vitória à equipa da casa por 7-5. O 3º lugar deste torneio foi para a AAUTAD depois de derrotar a AAUM por 17-0.

Contas feitas, Universidade do Porto, Associação Académica da Universidade de Évora e AAUTAD vão encontrar-se na fase final com a equipa anfitriã, Académica de Coimbra, e com os 3 primeiros dos Campeonatos Universitários de Lisboa.


Évora na Fase Final

A defender a camisola da Associação Académica da Universidade de Évora, temos o atleta João Pinto de 24 anos. Federado no Clube de Rugby de Évora repara que a qualidade tem vindo sempre a aumentar. “As equipas têm evoluído, o que acompanha no fundo o que é o rugby nacional”, conta.

O ano passado a AAUÉ não conseguiu o apuramento para as Fase Final. Alguns dos problemas apontados pelo atleta para este facto foram “algumas lesões que limitaram uma melhor prestação da equipa, éramos uma equipa muito nova, que não tinha muita experiência”, diz. Este ano está em 2º lugar da tabela final, “marcamos o objectivo de conseguir ir à fase final e conseguimos, demos o nosso melhor!”

Contra a UP, a AAUÉ saiu derrotada na fase de grupos mas vingou o resultado na final do torneio. “Foi um jogo um pouco atípico, o resultado não reflectiu o que mostramos em campo”, comentando ainda que “na final mostrámos que não somos inferiores e demos a volta ao resultado”.

A Fase Final em Coimbra vai ser um desafio para o atleta. “Ainda não falamos da preparação nem delineamos objectivos, mas sabemos que vai ser muito competitivo, temos de nos preparar melhor, mais concentrados”, diz João Pinto.

Perante a Campeã em título Académica de Coimbra, fala que irá encarar como sempre encara os seus adversários. “Estamos aqui para disputar quem vier, por isso vença o melhor”, afirma.

Sobre o Desporto Universitário, o atleta fala-nos da importância que ele representa. “É uma forma de desporto em crescimento em Portugal. Nos Estados Unidos estamos habituados a ver o desporto universitário com uma dimensão totalmente diferente da nossa, faz falta e é nesta idade que os jovens tendem a abandonar a actividade física, quanto mais se puder potenciar o desporto universitário com estes torneios melhor”.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?