CNU Equipas 14/15: Dia 2



Ontem, nos Campeonatos Nacionais Universitários de Equipas, foi dia de Badminton. O título foi atribuído à equipa mista da Associação Académica de Coimbra. Já no Clube de Ténis de Aveiro teve início o CNU Ténis Equipas, que vai decorrer ainda hoje e amanhã.

Foi no Pavilhão Prof. Dr. Aristides Hall que 10 equipas mistas de 6 clubes diferentes entraram em campo para lutarem pelo título de Campeões Nacionais Universitários de Badminton. Depois de uma manhã dedicada à fase de grupos, a tarde começou com os Quartos-Final da prova.



Apurados para as Meias-Finais ficaram a U.Porto1 que defrontou a AAC e a AAUM2 que defrontou os colegas da AAUM1. No primeiro encontro desta fase, a equipa de Coimbra foi mais forte e venceu dois dos três jogos que disputou (2-1). Entre as equipas minhotas, venceu a AAUM1 também por 2-1.

No encontro que decidiu quem ocuparia o último lugar do pódio, a equipa 1 da U.Porto venceu a AAUM2 à melhor de três jogos (2-1).



Na Final, com as bancadas do pavilhão bem compostas, a equipa da AAC venceu o jogo feminino e a decisão foi empurrada para o encontro masculino. Miguel Pinto (AAC) acabou por vencer Rúben Vieira (AAUM1), num jogo muito bem disputado do início ao fim.

Contas feitas, a AAC levou o troféu de Campeã Nacional Universitária, seguida pela AAUM1 e, em terceiro lugar, ficou a U.Porto1.

No Clube de Ténis de Aveiro, disputaram-se durante mais de 12h os primeiros jogos de Ténis Equipas. No feminino, o modelo competitivo é de um grupo único em que jogam todas contra todas, enquanto, no masculino, a competição é feita em árvore com eliminação à 2ª derrota.



Nas meninas, o IPP disputou o primeiro encontro frente à U.Porto2 e acabou por ser derrotada por 2-1. No entanto, por lesão de uma atleta da equipa do Politécnico do Porto foi afastada da competição. No outro encontro feminino, a U.Porto1 venceu a AAC por 2-1.

No masculino, foram disputados os jogos das duas primeiras rondas, tanto no Ramo de Vencedores, como no Ramo de Vencidos. Hoje arrancam as rondas seguintes no masculino e, no feminino, vão ser disputados mais 3 jogos.



Hoje realizam-se também as competições de Ténis de Mesa Equipas (f/m) e de Xadrez Rápidas Individuais e Equipas.


“O importante é participar”


André Cardoso, Ana Catarina Almeida e Ana Amorim são os atletas que constituíram a equipa da AEISCSP no CNU Badminton Equipas. Apesar de terem ficado em 2º lugar na Fase de Grupos, a equipa acabou por ser vencida nos Quartos-Final no encontro com a U.Porto1.

Para André Cardoso, estudante de Relações Internacionais, “o importante é participar” e tem noção que “há atletas com um nível de competição” acima da sua equipa. “Queríamos passar pelo menos a fase de grupos e viemos também para aprender”, explicou.

Já Ana Catarina Almeida, aluna de Serviço Social, afirma que “esta prova teve um bom nível competitivo. É bom ver que apareceram novos atletas, é também uma forma de promover a modalidade”.

Ana Amorim, por sua vez, é aluna de Antropologia e, quando questionada sobre como é que a equipa se organizou para este CNU explicou: “Tentamos treinar duas vezes por semana e aproveitamos o máximo que podemos, porque é complicado conciliar os horários de todos os atletas e também só temos 2 campos para muita gente, já que treinamos com a AEFMV”.



Sobre conciliar a vida académica com a carreira desportiva, a opinião é unânime: “Tudo é possível quando se quer!”.

André Cardoso, que é também atleta federado de Rugby, garante que sempre conseguiu conciliar tudo, sem descurar os estudos. “Nós é que temos que arranjar tempo para tudo e fazer um esforço para não falhar, porque na nossa Instituição não há facilitismos”, disse o atleta.

Para Ana Catarina que trabalha e estuda “não é nada fácil”, mas a atleta não desiste e afirma que “tudo se consegue com dedicação e sacrifício”.

Ana Amorim considera que apesar de haver o Estatuto de Desportista na Faculdade que frequentam, “a verdade é que grande parte dos atletas nem sabem que existe”. “Ainda há muita falta de informação sobre este assunto”, afirmou a atleta.

A jogadora e treinadora da equipa referiu ainda o apoio dado pela AEISCSP no equipamento, transporte e alojamento para os atletas, recordando que a instituição nunca lhes falhou.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?