ComSUMOS ACADÉMICOS em debate no passado fim de semana



Projeto do CNJ, promovido por organizações de estudantes do Superior, leva mais de 80 jovens a Almada, num evento que contou com a presença de várias figuras do Governo

De 9 a 11 de Março, realizou-se, na Pousada de Juventude de Almada, o evento nacional do projeto ComSUMOS ACADÉMICOS, que teve como coorganizadora a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Depois de, na sessão de abertura, terem marcado presença o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, e o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, os trabalhos prosseguiram, com vários painéis de formação e discussão política em torno do tema “Estilos de vida saudáveis nos jovens do Ensino Superior”, com particular enfoque na problemática do consumo nocivo de álcool em ambiente académico.

Sábado durante o dia, e na manhã de domingo, os mais de 80 participantes, oriundos de Norte a Sul do País, debateram a premência da realização de um estudo nacional abrangente, para aferir o real padrão de consumo dos estudantes universitários; a adopção de planos de responsabilidade social efectivos, quer por parte das AAEEs, como das empresas patrocinadoras ligadas à indústria do álcool; e ainda a importância fulcral da prática desportiva regular como parte integrante de um estilo de vida saudável.

O evento teve ainda uma vertente de formação e capacitação das estruturas representantes dos estudantes para a intervenção junto dos seus pares, de forma a consciencializá-los para os efeitos nefastos do consumo irresponsável e desregrado de bebidas alcoólicas. Para tal, estiveram presentes, em Almada, personalidades como Vítor Sérgio Ferreira, do Observatório Permanente da Juventude, Cristina Ferreira, assessora da Secretaria de Estado da Saúde, David Tavares, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nathallie Ballan, da Sair da Casca, Fernando Parente, do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, entre outros.

Nathallie Ballan, da Sair da Casca, no painel 'Marketing e Responsabilidade Social'


Como embaixadores do ComSUMOS, a dupla de remo olímpico nacional Fraga/Mendes, conjuntamente com Tiago Marto, Aylton Rita e Tiago Santos também quiseram marcar presença, dando o seu contributo para o debate.


“Sejam um bom exemplo na vossa Academia”

O evento terminou a tarde de Domingo, com a apresentação das conclusões do evento, que a organização deixa bem claro não ser o término, e sim o começo de um plano de acção conjunto entre CNJ, organizações representantes dos estudantes do Ensino Superior, e estruturas governativas.

Na sessão de encerramento, Sofia Ribeiro, da Alchool Policy Youth Network, e João Goulão do Instituto da Droga e Toxicodependência, salientaram a importância da rede de contactos construída neste evento, felicitando o CNJ e as AAEEs pela vontade de intervir nesta área.

Já o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Ensino Superior, João Atanásio, aproveitou para deixar uma mensagem de apoio às estruturas estudantis, por terem um papel essencial na educação dos seus pares, dizendo que os “bons exemplos são aqueles que recordamos mais tarde”, apelando aos presentes para que “sejam um bom exemplo” nas suas Academias.


Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Ensino Superior, João Atanásio


Ivo Santos, presidente do CNJ, salientou que este é um projecto que se iniciou há já largos meses, e que este evento veio reforçar a sua importância, e até a sua abrangência, visto outras estruturas não ligadas ao ComSUMOS de início manifestaram vontade de o fazer agora.

Após os discursos procedeu-se à assinatura dos compromissos das AAEEs para o projeto, cujo balanço será feito no final do ano lectivo que decorre.

Ivo Santos, presidente do Conselho Nacional de Juventude
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?