TNU Futvolei: U.Porto faz a “dobradinha” de ouro



Integrado no evento Nauticampo, na Feira Internacional de Lisboa, a FADU em parceria com a Federação de Futvolei Portuguesa organizaram o Torneio Nacional Universitário de Futvolei. 18 Atletas, femininos e masculinos, reuniram-se no dia 9 de Fevereiro para participar nesta que é uma modalidade de estreia no Calendário Oficial de Provas 2011/12.

A grande vencedora da tarde foi a Universidade do Porto que venceu no feminino, com a dupla composta por Catarina Silva e Joana Silva, e no masculino, com David Assad e Miguel Caramalho.

Na competição feminina, com apenas duas equipas em competição, a Associação Académica de Coimbra, ficou em 2º lugar, com as atletas Ana Santos e Rute Botica.

O 2º lugar masculino foi ocupado pela dupla minhota, Alejandro Abenza e Cesar García, derrotados por 21-17 pela Universidade do Porto. No jogo do 3º e 4º lugar, a Académica levou a melhor, vencendo por 21-17, a segunda dupla da AAUM. Daniel Alves e João Pereira defenderam a camisola da AAC.






Futvolei em crescimento

À conversa com Jorge Alves, fundador da Federação de Futvolei Portuguesa e fundador da European Futvolley Federation, desde 1982 que está ligado à modalidade. Paralelamente ao trabalho em prol do desenvolvimento do Futvolei em Portugal, sempre competiu. Contudo, há 4 anos sofreu uma lesão que o tem impedido de voltar ao ativo, apesar de já ter pisado os campos das competições em 2011.

No nosso país a modalidade está a ganhar forças a cada ano que passa: “somos a terceira melhor Seleção do Mundo e só nos falta evoluirmos um pouco mais para estarmos frente-a-frente da Seleção mais forte, a do Brasil”, refere o técnico.

Em território nacional, realiza-se um Tour com entre 10 a 12 etapas desde 2004. “Agora fazemos 4 ou 5 etapas, tendo em conta a dificuldade de reunir patrocínios”, conta. Também Portugal já foi palco de diversas competições internacionais, incluindo o Europeu e o Mundial em 2004.

Este ano a aposta está concentrada nas camadas mais jovens e no setor Universitário. “É preciso incentivar e dar a conhecer a mais jovens a potencialidade do Futvolei. Os nossos atletas da Seleção Nacional já estão no patamar dos 30 anos e queremos sangue novo para a federação”, comenta.

Neste torneio, o técnico Jorge Alves teve ainda a oportunidade de observar o talento de alguns potenciais e futuros atletas para o Futvolei português. “As duas duplas femininas são bastante fortes e queremos desenvolver esta vertente. Já nos homens, a dupla da U.Porto e da AAC mostram grande potencial.” Contudo, todo o talento tem de ser trabalhado e o técnico alerta para a exigência deste desporto: “fundamentalmente é preciso saber movimentar-se bem na areia para ganhar a capacidade de caminhar como se estivessem num piso plano, essa é a base para tudo o resto”, conta.


e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?