I TA Rugby 7s: AAC não desmarca



Foi um dia em cheio, aquele que se viveu no Estádio Universitário de Coimbra, entre as 11 equipas participantes no I Torneio de Apuramento de Rugby 7s masculino. No dia 5 de Dezembro, a equipa anfitriã, Associação Académica de Coimbra, voltou a mostrar o porquê da sua superioridade, sem sofrer pontos.

Para além da Briosa, entrarem em campo as equipas da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP), Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúdo do Norte (AEISCS-N), Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico do Porto e Universidade do Porto. Esta forte participação significou um recorde para a modalidade.

No mesmo campo onde a AAC se consagrou campeã pela 4ª vez consecutiva, nas Fases Finais Concentradas em Abril de 2011, a equipa continua sem sofrer pontos e chegou à final do torneio sem dificuldades.




Uma estreia na Zona de Apuramento Nacional, a AEISEP, com 3 vitórias satisfatórias, garantia o seu lugar nas meias-finais, onde disputou a rival, também da Invicta, Universidade do Porto. Um duelo do norte que resultou numa vitória para a UP por 33-7.

A equipa de Évora chegou à meia-final com 2 vitórias expressivas no Grupo C. Contudo, ao encontrar a equipa da casa, a sorte não lhe sorriu e sofreu a derrota por 17-0. Mais tarde viria a disputar o 3º lugar com a AEISEP. Jogo que favoreceu os alentejanos numa vitória por 26-0.

Na final foi o “duelo de titãs” entre a Universidade do Porto e Académica de Coimbra. Novamente, a AAC não deixou dúvidas e venceu por 19-0.


Espírito de Camaradagem

José Maia é o jovem treinador da equipa da AEISEP. Sendo a primeira vez que participam no Campeonato Nacional Universitário da modalidade, o técnico não poderia ficar mais orgulhoso da sua equipa ao ficar em 4º lugar da classificação geral.

“Foi uma experiência muito positiva, conseguimos o 1º lugar no grupo (B), ganhámos a uma equipa que era apontada como favorita, a AAUTAD, também vencemos a AEISCAP e a AAUAlg, que o ano passado ficou em 6º lugar”, e acrescenta que “a maioria dos meus atletas só tem experiência no Rugby há 3 meses, não sendo profissionais”.

O retracto que faz da modalidade na zona do Porto não é o melhor. “As dificuldades são comuns para todas as equipas, a falta de espaços para poder treinar. Na maior parte das vezes treinamos no Parque da Cidade, mas existem muitos espaços desportivos no Porto, contudo são todos para o Futebol e é difícil encontrar um campo relvado que esteja livre para treinar Rugby”, conta o técnico.

Até ao II Torneio de Apuramento, a acontecer dia 7 de Março em Évora, o treinador espera conseguir reforçar principalmente a parte física do seu plantel.

“Queremos vencer uma equipa mais forte, como Évora ou a U.Porto, ou pelo menos dar-lhes mais luta. São equipas que estão num nível acima do nosso, física e tecnicamente”, comenta.

Sobre a modalidade, diz-se emocionado pelo espírito vivido entre todos. Camaradagem, entreajuda, dedicação, Fair Play, são algumas das características salientadas pelo treinador.

“O que tem de especial é o espirito de sacrifício que existe dentro de campo. Sou a pessoa que sou muito devido à modalidade, sou mais confiante, mais calmo, extravasamos dentro de campo, mas o que fica dentro de campo não vem cá para fora”, descreve.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?