ComSUMOS ACADÉMICOS na Semana Social da AAUM



De 22 a 25 de Novembro, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) promoveu a Semana Social, dedicada às temáticas dos Direitos Humanos, Ambiente, Saúde e Integração Social.

O principal objectivo era o de sensibilizar os estudantes da Academia, envolvendo também docentes e funcionários, para um conjunto de causas sociais que exige a participação cívica, apelando aos valores da solidariedade.

Foram levadas a cabo um conjunto de actividades, como conferências, debates, tertúlias, uma dádiva de sangue, rastreios, acções de sensibilização, testes de mobilidade, desafios e um flash mob. Tudo isto para se conseguir chegar mais perto de todos os públicos da universidade.

Teve a participação de vários parceiros que ajudaram a tornar esta iniciativa possível: empresas, instituições de solidariedade e núcleos de estudantes. As Comissões de Praxe foram também uma grande ajuda, e deram uma vertente mais didáctica da integração aos novos alunos.

O dia 23 de Novembro foi dedicado à Saúde. Segundo Carlos Alberto Videira, Director do Departamento Social & Relações Internacionais, “as actividades realizadas tinham como objectivo consciencializar os estudantes da importância de adoptar um estilo de vida saudável e sensibilizar os mesmos para a necessidade de moderarem alguns excessos ao longo do seu percurso académico. De igual forma foi valorizada a prática desportiva como elemento essencial para o bem-estar e qualidade de vida de qualquer pessoa”.


Saúde ComSUMOS

Durante a tarde o destaque foi para a campanha “ComSUMOS ACADÉMICOS”. Um projecto do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), onde a AAUM, entre muitas outras, é entidade parceira. O objectivo desta acção de sensibilização passou por consciencializar os estudantes para os malefícios do consumo nocivo de álcool, bem como promover o Desporto Universitário como veículo fulcral para um estilo de vida saudável.

As Comissões de Praxe tiveram aqui um papel muito importante, pois um grupo de colaboradores da AAUM realizou um conjunto de dinâmicas junto de “Caloiros e Doutores”, alertando para os riscos que deverão evitar.

No final da tarde, decorreu, no Bar Académico de Braga, uma tertúlia cujo tema foi “Muda os teus hábitos, optimiza o teu rendimento”. Esta actividade contou com a presença de Fernando Parente - Responsável do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) - Fernando Mendes e Irma Brito, Responsáveis pelo projecto "Antes que te queimes" da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

O balanço desta semana foi muito positivo, sendo o dia dedicado à Saúde de destacar pela adesão às actividades em geral, nomeadamente à iniciativa do projecto “ComSUMOS ACADÉMICOS”.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?