XII Encontro Nacional de Juventude: Geração com Esperança



De 21 a 23 de Outubro, decorreu o XII Encontro Nacional de Juventude. Mais de 400 participantes passaram pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril para discutir ideias e descobrir novas formas de intervir em problemáticas do quotidiano. Sustentabilidade e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Voluntariado, Igualdade de Oportunidades, foram apenas alguns dos temas trabalhados em grupos de trabalho e workshops.

A Sessão de Abertura do XII Encontro Nacional de Juventude contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Alexandre Mestre, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, José Filipe Sousa e o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras.

Carlos Carreiras marcou o seu discurso por palavras que retractam a realidade da juventude portuguesa, o desemprego, o desânimo, a falta de oportunidades, etc. Contudo também referiu que “esta geração representa uma indignação calibrada para a mudança”. Estas palavras foram ao encontro do tema principal do ENJ – “Geração com Esperança” –, ao que acrescentou “peço-vos que queiram mudar o mundo. Quem quer mudar o Mundo irá certamente mudar alguma coisa no meio que o rodeia.”

Já Alexandre Mestre, falou do programa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e fez um retracto para o futuro: “a lógica tem de ser de inovação, ousadia, criatividade, correr riscos, acabar com a aversão à mudança, não desistir! Não podemos pensar só em vencer, temos de pensar em conquistar.”



Participação da FADU

A FADU não quis faltar ao convite e junto do Conselho Nacional de Juventude, organizador do evento, partilhou um espaço de apresentação do Projecto “ComSUMOS ACADÉMICOS”. Na manhã de Domingo, 23 de Outubro, as instituições parceiras juntaram-se para apresentar o projecto que irá acompanhar todo o ano lectivo 2011/2012.

Sendo a FADU parceira do projecto, foi uma oportunidade importante de partilha de conhecimentos e de passar a mensagem de que o Desporto é um ponto fundamental num estilo de vida saudável.

Também os atletas embaixadores do projecto quiseram dar a sua palavra. Sónia Tavares e Tiago Marto, ambos do Atletismo, falaram na conciliação da prática desportiva de alta competição com os estudos e com as “obrigações sociais” que podem muitas vezes levar a comportamentos abusivos, como o consumo nocivo de álcool.




Reunião de Associações Académicas e Estruturas Estudantis

Bruno Barracosa, Presidente da FADU esteve presente na discussão desenvolvida na reunião de Associações Académicas e Estruturas Estudantis. Este foi o momento para falar de temas chave como a Lei do Associativismo Jovem, onde foi feito o enquadramento do associativismo e o financiamento das federações; a fusão do IPDJ, com um estudo da lei orgânica, apresentação de vantagens e desvantagens; e o Empreendedorismo, definindo linhas estratégicas para o desenvolvimento futuro.

Conclusões

Na conclusão do encontro, Rute Borrego, Membro da Direcção do CNJ, agrupou todas as ideias dos diversos grupos de trabalho. Todas as conclusões serão aglomeradas num documento que irá ser disponibilizado em breve. Fernanda Freitas, apresentadora do programa Sociedade Civil na RTP2, deu o seu contributo ao partilhar a sua experiência sobre Voluntariado.

José Filipe Sousa, Presidente do CNJ, terminou o encontro agradecendo a presença de todos e com a “esperança” de que os participantes tiveram a experiência “fora da caixa” e saíram deste encontro “com mais bases e iniciativas para mudar alguma coisa”.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?