CNU Atletismo Corta-Mato: Sara Moreira e Paulo Lopes conquistam o Ouro



Dia 12 de Março foram centenas os atletas que participaram no Nacional de Corta-mato que reuniu as provas do Desporto Escolar, do Desporto Universitário e do Nacional Absoluto. Vila Nova da Barquinha foi a cidade anfitriã desta prova de grande prestígio nacional.



O Campeonato Nacional Universitário de Corta-Mato teve uma participação semelhante à do ano passado, com 22 atletas femininas e 51 atletas masculinos. Com alguns “preferidos” em competição, os pódios não tiveram grandes surpresas.

Sara Moreira a defender a camisola do Politécnico do Porto conquistou mais uma medalha de ouro para o seu currículo universitário com a marca de 12:49. Em segundo ficou Ercília Machado da Associação Académica da Universidade do Minho que ficou 5 segundos atrás da campeã e Filomena Costa, da mesma instituição, com a marca de 13:26 levou a medalha de bronze para o Minho.

O título colectivo pertenceu novamente ao Politécnico do Porto no feminino, com 12 pontos, seguido pelas Minhotas com 21 pontos e pela Universidade do Porto com 28 pontos.




No masculino, Paulo Lopes da Universidade do Porto conseguiu a medalha de ouro ao correr a distância de 4000 metros em 11:57. Ricardo Vale ficou em 2º lugar com mais 4 segundos defendendo a camisola da Associação Académica da Universidade Lusíada do Porto. Já Miguel Ribeiro da Universidade do Minho ficou no 3º lugar do pódio com mais 8 segundos do primeiro classificado.




Contas feitas no masculino, o título de Campeão Nacional Universitário por equipas foi para o Politécnico de Leiria com 28 pontos. A Universidade do Minho sagrou-se vice-campeã e a Académica de Coimbra foi 3ª classificada.

Por falhas técnicas na apresentação de resultados da prova masculina não foi possível fazer a entrega dos troféus. Contudo, esta será formalizada no CNU de Atletismo de Pista Ar-Livre, a realizar-se dia 14 de Maio no Estádio Universitário de Lisboa.


Sara Moreira, Ouro Universitário

Sara Moreira do Instituto Politécnico do Porto já faz parte da história da FADU. Para além das suas conquistas nacionais, já conta com 3 Medalhas de Ouro no Desporto Universitário internacional: 3000m Obstáculos (RU) e 5000m nas Universíadas de 2009 e foi Campeã Mundial Universitária de Corta-Mato em 2010.

Nesta prova, manteve-se sempre isolada na frente. “Nunca é fácil, a corrida acabou por se desenrolar a meu favor”, acrescentando que “os objectivos foram cumpridos”.

O Atletismo é bastante exigente e o trabalho continua. “Hoje ganhamos e amanhã já estamos a treinar para a próxima prova”, afirma Sara.

Quanto ao desporto universitário a atleta fala de uma evolução muito grande e vê “caras que antigamente não via”. Destaca a importância das pessoas que correm por lazer e que participam nestas competições. “Há pessoas como eu que o fazem quase profissionalmente mas é de louvar quem o faça por prazer”, diz.




Um dos objectivos para 2011 é a participação nas Universíadas de Shenzhen, na China. “As Universíadas são sem dúvida um ambiente à parte, já estive presente em 2007 e 2009, participar a 3ª vez é sem dúvida um objectivo pessoal”, confessa.

Com Shenzhen no horizonte, afirma que irá fazer de tudo para estar presente. Contudo, as duas medalhas conquistadas em 2009 não são um feito fácil de repetir. “Só há 3 medalhas em cada competição, mas vou lutar para conseguir o meu melhor”, afirma.

A sua participação deverá passar pelos 3000m obstáculos e talvez os 5000m. Tudo irá depender do calendário da federação, tendo em conta que o Campeonato do Mundo de Pista será logo a seguir às Universíadas. “Tenho de pensar nos tempos de recuperação para estar em grande para o meu objectivo principal que é o Mundial de Pista”.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?