CNU Taekwondo: Évora foi “Templo de Campeões”



O Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo decorreu no passado Sábado, dia 11 de Dezembro, na cidade de Évora. Na vertente técnica e combates, diversas comitivas de todo o país trouxeram os seus atletas em busca de um lugar no pódio.

Na vertente técnica, o campeonato começou com uma afluência significativa na prova de Kups, individuais feminino e masculino e pares mistos. Os campeões foram, respectivamente, Elsa Sequeiros (U.Porto), Suraj Mauji (IPPorto) e Ana Gomes e David Bastos (AEFMH).

Já no Poomsae Dan, Ana Rita Nabiço, experiente nesta competição, viu-se novamente no pódio individual feminino e no Par Misto com o seu colega da AEFMH, Diogo Quintão. No masculino, o novo Campeão Nacional Universitário de Poomsae Dan foi Ricardo Martins (AEIST).




Do outro lado do tatami

Tiago Francisco, ex-aluno da AEESSEM, habituado a estas andanças, este ano trocou de “posto”. Como treinador da AEFMH, o ex-Campeão Nacional Universitário, participou em 2010 no Mundial Universitário, vencendo o Bronze no Par Misto e o Trio Masculino.

Como treinador, “a responsabilidade não cai só em mim, mas sim em ter uma equipa que tenho de liderar e ajudar a ganhar”, diz. Para si ser treinador é algo que quer fazer no futuro, por ser uma experiência “engraçada, mas muito motivadora e recompensadora”.

Depois da participação no Mundial Universitário e em ano de Universíadas, “todos os resultados que tivemos são para os que entram nesta realidade um exemplo para serem melhores e conseguir mais medalhas para Portugal”, afirma.

“Empenho essencial” por parte das universidades foi questão levantada. “Os resultados aparecerem de todas as partes do país e é bastante bom para as instituições e para os atletas, desenvolve competências a nível dos estudos e também pessoais”, comentou.




"Duelos de Titãs"

Apesar de uma competição menos participada esta época na vertente Combates, a qualidade foi muito superior. Muito pela emoção vivida em torno dos combates que foram quase sempre “duelos de titãs”.

No feminino, estiverem em competição as categorias de -53 kg, -58 kg, -62 kg e -67 kg. Respectivamente, Ana Coelho (AAUMinho), Ana Rita Lopes (AAUM), Suze Carvalho (AAUTAD) e Ana Salomé (U.Porto) subiram ao 1º lugar do pódio. De destacar que Ana Rita Lopes, sagrou-se pela 3ª vez Campeã Nacional Universitária dos -58 kg.




No masculino, todas as categorias foram disputadas: -54 kg, -58 kg, -63 kg, -68 kg, -74 kg, -80 kg, -87 kg e +87 kg. David Pernes (AEISEL), Campeão em título dos -54 kg sofreu a derrota pelo adversário Sérgio Areias (AAUM) num combate bastante disputado e equilibrado.

Minho "ao quadrado"

Nos -58 kg, um duelo entre colegas da Universidade do Minho, Rui Bragança e Pedro Póvoa mobilizaram o público até ao último segundo. Sempre empatados, Rui Bragança saiu Campeão Nacional Universitário dando a primeira derrota em muitos anos em solo nacional, 17-14, a Pedro Póvoa.

Aos 18 anos, esta foi uma vitória deixou o atleta do ABC de Braga sem palavras. Rui Bragança, participou no Mundial Universitário de 2010, os objectivos do atleta passavam por concretizar a medalha de ouro nacional e agora sente a pressão das Universíadas. “A seguir aos Jogos Olímpicos, é o segundo maior evento multi-desportivo mundial e depois de ser campeão nacional penso num possível apuramento para as Universíadas”.

O atleta destacou também o trabalho e apoio constante na sua instituição que lhe possibilita uma grande evolução na modalidade. “Muitas vezes até nos dão as chaves do pavilhão para treinar às 6horas da manhã”, conta. Portugal tem evoluído “exponencialmente” no Taekwondo, “algo que já não passa despercebido quando vamos lá fora”, afirma o campeão.




Nuno Costa (AAUM) repetiu o título de 2009/10 e recebeu o Ouro nos -62 kg depois de derrotar Pedro Araújo (AEESTeSL). Nos -68 kg, o atleta Pedro Martins da AAUAv ficou em 1º lugar e nos -74 kg, Eduardo Rodrigues (AAUM), medalha de bronze no Mundial Universitário 2010, repetiu o título nacional pelo 3º ano consecutivo.

Miguel Rodrigues da AAUM venceu Mário Alves da Universidade do Porto, na categoria dos -80 kg. Do Politécnico de Leiria, João Lino (-87 kg) foi o merecido Campeão depois de defrontar difíceis adversários como Joel Monteiro (AAUM) nas meias-finais e Tiago Sá (AAUM) na final. Para finalizar, nos +87 kg, o campeão em título, Rui Sobreira do Politécnico da Guarda foi derrotado na final pelo David Agostinho do Politécnico de Leiria que não se deixou impressionar pela estatura do adversário.




Este ano na atribuição de título colectivo, a Universidade do Porto não teve hipóteses de superar a comitiva minhota que levou para casa o título de Campeão Nacional Universitário de Taekwondo. Por classificações, a AAUMinho reuniu 50 pontos, a U.Porto 43 pontos e a AEFMH 34 pontos.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?