Tomada de Posse: Nova direção focada no desporto universitário adaptado

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, anunciou que o atleta paralímpico Jorge Pina será o embaixador do desporto universitário adaptado, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais para o biénio 2015-2017, que decorreu hoje, dia 13, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.


O atleta, que já tinha sido o mandatário da lista candidata aos órgãos sociais da FADU para o biénio 2015-2017, surge agora como protagonista de uma das principais bandeiras da nova direção. “Encaramos o desporto adaptado como uma prioridade, reconhecendo-lhe um importante papel de inclusão social no meio académico. Um papel que a FADU reconhece como também sendo seu, o qual deve garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto universitário e a promoção de hábitos de vida saudáveis para jovens portadores de deficiência”, defendeu Daniel Monteiro.

O estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) aproveitou também o momento para destacar a necessidade de pôr em prática as medidas de compatibilização da prática desportiva com a formação académica, apesar de a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude já ter criado um grupo de trabalho para tal. “Torna-se incompreensível não existirem, à data de hoje, incentivos à construção de carreiras duais, que conjuguem a dimensão desportiva e académica, integrados numa verdadeira estratégia para o desporto nacional”, afirma o dirigente.



O discurso assumiu também uma postura reivindicativa face aos cortes do Governo. Para o novo presidente, são “inaceitáveis os cortes orçamentais que a FADU tem sofrido”, cortes que considera estarem “em claro contraciclo com o aumento do número de modalidades, provas e atletas que o desporto universitário tem vindo a apresentar”. “É de todo incompreensível e até contraproducente o (des)investimento que tem vindo a ser praticado”, termina.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro,  aproveitou o momento para relembrar o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. “Partilhamos hoje aqui aquilo que fomos construindo. Fomos capazes de trabalhar e atingir alguns objetivos que, até há pouco tempo, eram impensáveis no desporto universitário”, mencionando como exemplo os Jogos Europeus Universitários de 2018, que se vão realizar em Coimbra.



“Criámos pontes e sinergias para resolver problemas. O grupo de trabalho sobre o estatuto de estudante-atleta criou um bom guião, porque envolvemos parceiros de diferentes áreas para que todos possamos estar dentro dos temas e contribuir para a solução”, afirmou Emídio Guerreiro, que terminou a sua intervenção com uma palavra de apreço à direção cessante.

A presidente cessante, Filipa Godinho, deixou votos de muito sucesso para a nova equipa que hoje abraça a missão de liderar os comandos do desporto no Ensino Superior Português. Aproveitou igualmente para deixar vários agradecimentos a todos os que durante o seu mandato “contribuíram para que fosse possível alcançar os objetivos, ultrapassar os desafios e elevar sempre o nome da estrutura”.

A cerimónia de tomada de posse contou ainda com a atuação do grupo da Escola Superior de Música de Lisboa que tocou o hino da Federação Internacional do Desporto Universitário.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?