ComSUMOS Académicos: Apresentação pública do Estudo "Consumos e estilos de vida no Ensino Superior"



O Estudo “Consumos e Estilos de Vida no Ensino Superior” foi apresentado no dia 24 de setembro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O estudo foi realizado em conjunto pelo Conselho Nacional da Juventude, pelo Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciência Sociais da Universidade de Lisboa e pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD).

Este estudo veio responder à necessidade de conhecer os hábitos na prática de desporto, alimentação, lazer, ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de substâncias psicoativas, inquirindo através da Internet mais de três mil alunos da Universidade de Lisboa.

O objetivo do trabalho teve como ponto de partida, um facto pouco considerado noutros estudos, quais os consumos e estilos de vida no ensino superior, para além do que já é conhecido da vida universitária, o percurso e os seus resultados académicos.

A comentar os resultados do estudo estiveram, Vítor Ferreira, investigador do ICS e coordenador do estudo, e Raul Melo, do SICAD, numa apresentação acompanhada pela coordenadora do Projeto ComSUMOS Académicos, Rute Borrego.




O estudo apresentado vai dar lugar a um relatório, no qual serão incluídas recomendações que refletem as preocupações identificadas pelos universitários, entre as quais a variedade e qualidade dos alimentos, o custo excessivo das refeições saudáveis face ao ‘fast-food’, o espaço reduzido nas universidades para quem traz refeições de casa, a prática não regular da atividade desportiva ou a associação do consumo de substâncias psicoativas ao cansaço e sono.

No final da sessão, dois estudantes, porta-vozes do grupo focal dos estudantes da Universidade de Lisboa, fizeram uma pequena apresentação com recomendações e estratégias de ação. Foi dado destaque para a preocupação dos universitários em aproveitar os espaços e eventos académicos como a Queima das Fitas, normalmente associados a excessos, para passar mensagens de estilos de vida mais saudáveis. E, ainda, a necessidade de chamar a atenção das camadas mais jovens, alunos do secundário, com ações de sensibilização para os efeitos nocivos do consumo precoce de substâncias lícitas e ilícitas para a sua saúde futura.



Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Saúde, e Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, deram o seu parecer sobre o estudo apresentado e deixaram claro que este é um desafio, aceite à partida, de levar a cabo o estudo a todo o território nacional, alargando-o às outras academias do país.

Ivo Santos, Presidente do CNJ, deixou os seus últimos comentários e agradecimentos, passando a palavra ao anfitrião do evento, António Cruz Serra, o Reitor da Universidade de Lisboa que encerrou a sessão.


e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?