PNED retoma atividade com Ações de Sensibilização



Com o início da época desportiva 2013/14, o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), através das direções regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), está disponível para promover Ações de Sensibilização sobre Ética no Desporto. Estas sessões, com a duração de 40 minutos, são destinadas a atletas e praticantes e a pais, junto dos clubes e associações. Em entrevista a José Lima, Coordenador do PNED, aproveitamos para saber como tem atuado o Plano e quais os frutos destes quase dois anos de atividade.

Este ano o Plano Nacional de Ética no Desporto quer apostar fortemente no eixo da Educação e Formação, sobretudo junto das escolas. Está também prevista a publicação do Código de Ética Desportiva, que se posicionará como uma referência para o desporto nacional, no que diz respeito à defesa dos valores éticos.




FADU: O que espera neste arranque do novo ano desportivo e quais os grandes objetivos para este ano?
José Lima:
“Como qualquer amante do desporto, espero que a época desportiva 13/14 decorra sob o signo do verdadeiro espírito desportivo, em que todos os agentes desportivos pautem a sua conduta, dentro e fora do campo, com ética desportiva. Isto é, possam ser exemplo de respeito, tolerância, verdade, entre outros.“

FADU: Qual o balanço que faz do PNED até agora?
JL:
“O balanço é extremamente positivo. Em ano e meio de existência, o PNED tem desenvolvido um conjunto de iniciativas assinaláveis ao longo dos seus cinco eixos estratégicos, desde ações de sensibilização, campanhas, publicações, seminários, entre outros.
Destaco o envolvimento das federações, dos atletas e ex-atletas em ações do PNED; o lançamento da Coleção Ética no Desporto, em parceria com as Edições Afrontamento (com a publicação de três obras de referência científica), a criação do prémio ética no desporto, a rubrica no jornal record: Valores no Desporto; dinamização de vários concursos, a rubrica “o que faria se…” na Visão Júnior, vários seminários em diversos pontos do país, a campanha ética para pais na RTP, e com a publicação de duas brochuras pedagógicas e a presença em diversos eventos, entre muitas outras ações. A nível do Desporto Universitário, destaco o prémio de ética que, em boa hora, a FADU instituiu, sendo ele uma boa prática de valorizar todos aqueles que no desporto universitário orientam e promovem os valores éticos desportivos.“

FADU: De que forma estas Ações de Sensibilização contribuirão para a aplicação do PNED no panorama desportivo nacional?
JL:
“O PNED ao apostar nas ações de sensibilização reconhece que o sucesso da ética desportiva se joga na escola e no clube, essencialmente, junto das crianças e dos jovens. É aqui que devemos apostar na educação para os valores. Nesse sentido, temos feito um esforço para envolver os educadores, dirigentes, professores e todos aqueles que orientam de certa forma as atividades desportivas das crianças e jovens alertando-os para esta dimensão valorativa.”



José Lima, Coordenador do PNED, numa apresentação na 14ª Assembleia Geral da EUSA - Março 2013
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?