FADU, EUSA e COIMBRA recebidos por Cavaco Silva



Antes de viajar para o Funchal, para a 14ª Assembleia Geral e Conferência, o presidente da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek, teve a oportunidade de reunir-se com o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, bem como outros importantes representantes. Estas visitas decorreram entre 12 e 13 de março, sendo sempre acompanhadas pelo presidente da FADU, Bruno Barracosa.

Visita à Presidência da República Portuguesa

Na visita ao Palácio de Belém, para além do presidente da FADU e da EUSA, também estiveram presentes o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, o Presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo.

O Presidente da República deu as boas vindas à delegação e em conjunto discutiram a importância do Desporto Universitário. Cavaco Silva referiu igualmente a sua experiência no DU, pois foi também atleta na sua vida de estudante, tendo competido em Atletismo – 110m barreiras.

Ao comentar o trabalho crescente desenvolvido em Portugal no panorama do DU, fez também menção à experiência na organização de eventos internacionais em Portugal, dando o seu total apoio em particular à candidatura da cidade de Coimbra, para a organização dos Jogos Europeus Universitários 2016. Esta seria, pelas palavras de Cavaco Silva, “a oportunidade para Coimbra, cidade dos estudantes, e especialmente à Universidade de Coimbra muita visibilidade internacional”. Manifestou assim, o total empenho do Governo Português e da Presidência da República nesta candidatura, pedindo ao presidente da ESA, uma avaliação justa das candidaturas, na convicção de que a nossa era uma candidatura muito forte.




Comité Olímpico de Portugal

O Comandante Vicente Moura recebeu o presidente da EUSA na sede do Comité Olímpico de Portugal. O Presidente do COP mencionou a cooperação entre o comité e a FADU, baseado no protocolo assinado entre as duas entidades em 2009. Para o comité, a FADU representa um pilar de desenvolvimento do desporto universitário em Portugal, assumindo uma forte articulação entre o desporto, as universidades e as federações desportivas. Adam Roczek elogiou o trabalho feito em Portugal e discutiu a problemática da “dupla carreira” dos estudantes, com a conciliação de atividades desportivas e académicas.




Reunião com o governo português - SEDJ


Adam Roczek e Buno Barracosa foram ainda recebidos pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre. Nesta conversa o SEDJ transmitiu o apreço e consideração que tem pelo trabalho da FADU, reconhecendo o crescente envolvimento e dinamismo do Desporto Universitário em Portugal. Afirmou que neste momento a FADU é um parceiro do Governo pela ligação que tem entre as áreas da Juventude e Desporto, tendo sido convidado a integrar tanto o Concelho Consultivo da Juventude, como o Conselho Nacional do Desporto.

O Desporto em Ambiente escolar assume-se, a par com o Desporto para todos, como uma grande prioridade deste Governo. Foi dado especial destaque ao Estatuto do Estudante-atleta e o esforço do Governo Português em cada vez mais permitir a conciliação e a integração do desporto e da atividade física nos projetos educativos das instituições de Ensino Superior. Alexandre Mestre, manifestou ainda o seu total apoio à realização dos Jogos Europeus Universitários em Portugal, referindo que existe o compromisso do Estado Português, com vista à melhoria das instalações desportivas de Coimbra, especialmente do seu Estádio Universitário.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?