EUG 2016

28 medalhas para Portugal

 

 

Portugal é Campeão Europeu Universitário em Futebol Masculino, Taekwondo Poomsae Freestyle e Recognized Feminino, Taekwondo 74 kg e 80kg, Taekwondo Troféu por Equipas e Ténis Feminino, no ano com maior número de: medalhas conquistadas em campeonatos europeus universitários - 28 medalhas em 10 modalidades diferentes; de participações – 317 estudantes-atletas presentes; e de clubes – 83% de presença em Europeus Universitários desde 2001 que corresponde ao 3° do ranking, atrás da Alemanha (93%) e França (90%), em 45 países.

 

A modalidade Taekwondo foi a mais premiada - proporcionou 14 medalhas a Portugal - e na vertente Poomsae Recognized o pódio foi português. Gabriela Martins, do Instituto Politécnico do Porto, sagrou-se campeã de Taekwondo Poomsae Recognized Feminino nos 3º Jogos Europeus Universitários, que decorreram até ontem, 25 de julho, na Croácia. A medalha de prata foi conquistada pela estudante-atleta da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, Joana Lourenço, e Tatiana Costal, da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, ficou com o lugar de bronze.

 

Outro resultado importante em Taekwondo foi para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) que conquistou oito medalhas, incluindo o título de Ouro por equipas. Júlio Ferreira e Jean Michel são campeões europeus universitário de Taekwondo 74kg e 80kg, respetivamente, e a AAUM ainda conquistou cinco medalhas de bronze nesta modalidade com Patrícia Bastos (Taekwondo 49kg), Francisco Costa (Taekwondo 54kg), Joana Cunha (Taekwondo 57kg), Nuno Costa (Taekwondo 63kg) e João Ferreira (Taekwondo 68kg).

 

Esta segunda-feira, 25 de julho, último dia de competição nos 3º Jogos Europeus Universitários, Diogo Silva (Universidade Nova de Lisboa) foi terceiro classificado em Judo +100kg e Amélia Fernandes também alcançou o título de bronze em Natação 200m Livres  Feminino.

 

 

Portugal esteve presente nos 3º Jogos Europeus Universitários com 14 instituições de Ensino Superior, 19 clubes, 29 equipas, 19 modalidades, 320 atletas, 99 oficiais, 7 árbitros e 18 voluntários. Estes números fazem de Portugal uma das três maiores delegações participantes.

Para Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, o balanço da participação nacional é extremamente positivo. “Os portugueses conseguiram reafirmar a qualidade do trabalho desenvolvido no desporto universitário por parte de todos os agentes: da FADU, dos nossos clubes, das nossas associações e das nossas instituições de ensino superior. 28 medalhas, alcançadas em 10 modalidades, só nos podem deixar orgulhosos e com confiança redobrada para os próximos desafios, nacionais e internacionais que aí vêm."

Todas as classificações em http://eug2016.com/results.

 

A 4ª edição dos Jogos Europeus Universitários, maior evento do calendário desportivo universitário europeu, vai realizar-se, em 2018, na cidade de Coimbra. 

 

 

 

Andebol Masc. – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Badminton Singulares Masc. – Bernardo Atilano - Universidade de Lisboa (UL) – BRONZE

Badminton Pares Masc. – Bernardo Atilano/Tomás Nero - Universidade de Lisboa (UL) – BRONZE

Futebol Masc. – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – OURO

Futsal Masc. – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Judo +100kg - Diogo Silva- Universidade Nova de Lisboa (UNL) - BRONZE

Karate -50kg Fem. – Ana Madureira – Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) – PRATA

Natação 200m Livres  Fem - Amélia Fernandes – Universidade de Coimbra (UC) – BRONZE

Natação 400m Livres Masc. – Mário Pereira – Associação Académica de Coimbra (AAC) – BRONZE

Natação 4x50m Livres Masc. – Associação Académica de Coimbra (AAC) – BRONZE

Natação 4x50 Livres Fem. – Associação Académica de Coimbra (AAC) – BRONZE

Rugby Sevens Masc. – Universidade Nova de Lisboa (UNL) – PRATA

Rugby Sevens Fem. – Universidade do Porto (UP) – BRONZE

Taekwondo -49kg - Patrícia Bastos – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Taekwondo -54kg - Francisco Costa – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Taekwondo -57kg – Joana Cunha – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Taekwondo -63kg – Nuno Costa – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Taekwondo -68kg – João Ferreira – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – BRONZE

Taekwondo -74kg - Júlio Ferreira – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – OURO

Taekwondo -80kg – Jean Michel – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – OURO

Taekwondo Poomsae Freestyle – Joana Lourenço – Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) – OURO

Taekwondo Poomsae Recognized Masc. – Diogo Ramalho – Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) – PRATA

Taekwondo Poomsae Recognized Masc. – João Moreira – Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (AEFDUCP) – BRONZE

Taekwondo Poomsae Recognized Fem. – Gabriela Martins – Instituto Politécnico do Porto (IPP) – OURO

Taekwondo Poomsae Recognized Fem. – Joana Lourenço – Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) – PRATA

Taekwondo Poomsae Recognized Fem. – Tatiana Costal – Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) – BRONZE

Taekwondo Troféu por Equipas – Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – OURO

 

Ténis Feminino – Associação Académica de Coimbra (AAC) – OURO

5 medalhas para Portugal nos EUGames 2016

A Associação Académica de Coimbra (AAC) sagrou-se ontem, 18 de julho, campeã de Ténis Feminino nos 3º Jogos Europeus Universitários, a decorrer na Croácia. A medalha de Ouro foi conquistada pela Académica no Mladost Tennis Center, em Zagreb, ao bater por 2-0, em partidas, a equipa alemã da Universidade de Mainz. As estudantes-atletas Ana Luísa Carvalho (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física), Bárbara Luz Medeiros (Faculdade de Direito) e Cláudia Gaspar (Faculdade de Economia) venceram todos os encontros da fase de grupos até à final, sendo a primeira equipa portuguesa a alcançar lugar de Ouro no maior evento desportivo universitário da Europa.

 

Outro resultado importante foi o de Ana Madureira (Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), vice-campeã europeia universitária de Karaté Kumite - 50kg Feminino. No duelo final, a 14 de julho, a estudante-atleta portuguesa defrontou Sevil Bas, da Universidade turca de Marmara.

 

 

 

Portugal também conquistou Prata e Bronze na modalidade de Rugby 7’s. A equipa masculina da Universidade Nova de Lisboa conseguiu o título de vice-campeã europeia universitária e a Universidade do Porto subiu ao último lugar do pódio com a equipa feminina.  

 

 

 

No Andebol Masculino, a Associação Académica da Universidade do Minho conseguiu o 3º lugar nos Jogos Europeus Universitários 2016. A Universidade minhota continua em jogo: a equipa de Futebol Masculino discute esta tarde, 19 de julho, o título de Campeã Europeia Universitária com o coletivo alemão da Universidade de Bochum. O jogo acontece às 18h30 (locais), na capital croata Zagreb.

 

 

Portugal está presente nos 3º Jogos Europeus Universitários com 14 instituições de Ensino Superior, 19 clubes, 29 equipas, 19 modalidades, 320 atletas, 99 oficiais, 7 árbitros e 18 voluntários. Estes números fazem de Portugal uma das três maiores delegações participantes.

 

Todas as classificações em http://eug2016.com/results. 

 

 

 

AAUMinho Campeã Europeia de Futebol Universitário

 

 

Portugal conquista mais um título europeu, desta vez em futebol universitário. A equipa da Universidade do Minho, representante de Portugal, venceu por 2-1 a Alemanha na final do Campeonato Europeu Universitário, que decorreu esta 3ª feira, 19 de julho, em Rijeka, na Croácia. 

 

Depois de conquistar o Campeonato Nacional Universitário, que se realizou em abril, em Lisboa, a Universidade do Minho conseguiu chegar à final do Europeu e defrontou os estudantes da Universidade de Bochum, da Alemanha, campeã em título. 

 

O treinador Michael Ribeiro realça o espírito de equipa. “É um concretizar de um sonho. Estes rapazes ousaram e acreditaram num sonho que era possível construir ao longo dos anos. Primeiro a nível nacional e depois este patamar, campeões europeus, é histórico, é único e até surreal.” 

 

O jogo não começou bem para os minhotos. Um erro defensivo foi o suficiente para os estudantes alemães inaugurarem o marcador. A terminar a primeira parte, numa jogada ofensiva, Pedro Leitão conseguiu concretizar e empatar a partida. O momento do jogo surgiu aos 84 minutos, quando João Araújo, desfez as dúvidas e marcou o golo decisivo, oferecendo a Portugal, pela primeira vez, o título de Campeão Europeu de Futebol Universitário. 

 

Em 2017, Portugal defende o título em casa, o Europeu Universitário de Futebol acontece no Porto. 

 

 

 

EUGames 2016 - Estás preparado?

 

 

Tem início hoje o maior evento de desporto universitário europeu, os Jogos Europeus Universitários 2016 (EUG 2016).

Estes campeonatos decorrem na Croácia, nas cidades de Zagreb e Rijeka.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) levará até todos os adeptos do desporto universitário português os resultados, notícias e bastidores dos EUG 2016. As equipas estão, desde o passado sábado, a chegar ao país croata e já faltam poucas horas para o início da competição.

Os Jogos Europeus Universitários são organizados pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), em estreita colaboração com as Federações Desportivas Universitárias dos países que acolhem as competições. Os Jogos são ainda uma competição recente que decorre de dois em dois anos. Os primeiros EUG foram realizados em 2012 na cidade de Córdoba, Espanha, e os segundos em 2014 em Roterdão, Holanda. Nos anos ímpares decorrem os Campeonatos Europeus Universitários não são concentrados e as diferentes modalidades têm lugar em diferentes países. Os Jogos Europeus Universitários diferenciam-se dos Campeonatos Europeus Universitários por congregarem competições de várias modalidades, criando um ambiente verdadeiramente único com mais de 4000 participantes! Portugal está presente nesta edição com 14 Instituições de Ensino Superior, 19 clubes, 29 equipas, 19 modalidades, 320 atletas, 99 oficiais, 7 árbitros e 18 voluntários, ou seja, 444 pessoas. Com estes número Portugal consegue ser uma das três maiores delegações presentes nestes Jogos.

Para as modalidades de Basquetebol, Xadrez, Karaté, Remo e Rugby 7s, a competição tem início hoje e Portugal estará representado em todas elas.

 

Força Portugal!

 

 

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?