CAP

Campeonatos Académicos do Porto dão o pontapé-de-saída

 

Arrancou no dia 5 de novembro a temporada desportiva de 2018/2019 dos Campeonatos Académicos do Porto, que apura as equipas da academia portuense para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Os Campeonatos Académicos do Porto são promovidos pela Federação Académica do Porto, apurando assim as equipas das modalidades coletivas que podem depois disputar as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Esta temporada participam nestes Campeonatos Académicos do Porto 118 equipas com 2247 estudantes-atletas. Até ao momento disputaram-se já mais de meia centena de encontros, numa temporada recheada de encontros, que dinamizam fortemente o Desporto Universitário na academia do Porto.

 

Antes do inicio da temporada desportiva, disputou-se a Supertaça CAP, com a participação da  AEFADEUP, AEFEP, AEFEUP e ISCET.

 

Os Campeonatos Académicos do Porto são promovidos pela Federação Académica do Porto.

Campeonatos Académicos do Porto encontram os melhores da região

 

Terminaram na Sexta-Feira os Campeonatos Académicos do Porto (CAP), promovidos pela Federação Académica do Porto e que apuraram as melhores equipas da região para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

No andebol, a AEISMAI conseguiu um lugar no pódio em masculinos e femininos, vencendo apenas a vertente masculina. Em femininos, a Universidade do Porto sagrou-se campeã regional universitária.

 

No basquetebol, domínio completo da AE da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), que venceu nas duas vertentes. Em femininos, superiorizou-se à AEFEUP e em masculinos levou de vencida a equipa da AEISMAI.

 

No futebol 11, a AEISMAI saiu vencedora, colocado a AEFEUP no segundo lugar da classificação final. Já antes, a Universidade Católica do Porto tinha conquistado o 3º lugar.

 

Se no futebol conquistou o 2º lugar, no futsal masculino a AEFEUP viria mesmo a ganhar, superiorizando-se à AEFEP. Em femininos, a AEFADEUP conquistou o 1º lugar, com o 2º a ir para a AEFEUP. 

 

A AEFADEUP venceu ainda o voleibol feminino, relegando o Politécnico do Porto para o 2º lugar. Ainda assim, em masculinos, o Politécnico do Porto acabou mesmo por vencer, com a AEFEUP a conquistar o 2º lugar mais alto do pódio.

 

Por fim, no rugby 7s, a Universidade do Porto conquistou o Campeonato Académico do Porto, ao vencer os quatro encontros disputados e relegando a AE da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) para o 2º lugar. 

Lisboa e Porto rumos às Fases Finais

A cada dia que passa estamos mais perto das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários. O apuramento para o maior evento do Desporto Universitário a nível nacional é feito, não só através dos Torneios de Apuramento da zona NCS mas também nos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) e nos Campeonatos Académicos do Porto (CAP).
Campeonatos Universitários de Lisboa
Nos CUL, com a fase de grupos já concluída, já é possível apurar as quatro equipas de cada modalidade que vão marcar presença na Fase Final desta competição.

No Voleibol Masculino, foi a U.Lisboa, Campeã Universitária de Lisboa no ano passado, a ficar à frente da tabela com 6 vitórias em 6 jogos disputados. No 2º lugar ficou a AEFMH, seguida pela AEIST e pela AEFCT, respetivamente. No feminino, depois de 9 jornadas, é o AEIST que domina o Campeonato, empurrando para o 2º lugar a AEFMH, Campeã na época passada. Na 3ª posição ficou a U.Lisboa e no 4º lugar a AEFMV.

No Futsal Masculino as equipas disputaram 11 jornadas num modelo competitivo de todos contra todos, sendo que foi a AEIST a garantir o 1º posto com 9 vitórias. Apuradas para a Fase Final da prova estão também a AAIPS, a AEFCT e a AAFD. Na modalidade feminina, também a AEIST, finalista na competição do ano passado, garantiu o 1º lugar, seguida pela AEFMH e pela AEDFM, ambas com 7 vitórias, e pela AEISCTE em 4º lugar.



A AEIST ficou ainda à frente no Basquete Masculino e Feminino, defrontando agora, nas Meias-finais a AEISCTE e a NOVA, respetivamente. Nos outros jogos desta fase, encontram-se a AEFMH e a AAULHT, no masculino e a NOVA e a AEFMH, no feminino.

As modalidades de Futebol, Andebol e Rugby 7s foram disputadas apenas no Masculino, com as equipas da AEFMH, do AEIST e da AEISA a garantirem o 1º lugar, respetivamente. Ficaram também apuradas a AEIST, a AAFD e a AEFE, no Futebol, a AEISEG, a AEFMH e a AEFCT, no Andebol e a AEIST, a NOVA e a AEFCT, no Rugby 7s.

As Meias-finais vão ser disputadas nos dias 17 e 18 de março, terminando a competição no dia 20.

Campeonatos Académicos do Porto


Já nos CAP, o modelo de competição é bastante diferente. Numa primeira fase de grupos, foram apurados os 8 melhores coletivos da modalidade, que agora disputam um Campeonato entre si.

No Voleibol Masculino, em 1º lugar, com 6 jogos realizados, está a AEFADEUP, seguida da AEFEUP, com 5 jogos disputados, e do IPP, com apenas 4. No Feminino, a AEFEUP, Campeã Académica do Porto da época passada, vai à frente com 4 vitórias em 4 jogos. Na 2ª posição está a AEISCAP, com 3 vitórias em 4 jogos, as mesmas que a Católica Porto, que assume o 3º lugar.



No Futsal Masculino a detentora do 1º lugar é a AEISMAI com 4 vitórias em 4 jogos. No 2º posto está a AEFEUP com os mesmos pontos que a AEFEP. Do lado feminino, é o IPP que domina a tabela classificativa, mostrando vontade de voltar a vencer o título de Campeão Académico. A AEFADEUP ocupa o 2º lugar e a AEFCUP a 3ª posição.

A modalidade de Andebol, ao contrário dos CUL, é disputado no Masculino e no Feminino. A AEFADEUP, a AEFEP e a AEISMAI assumem, para já, os três primeiros lugares da tabela, no masculino. Do outro lado, a U.Porto, Campeã em título, ocupa a 2ª posição, antecedida pelo coletivo do ISMAI. No 3º lugar está a equipa da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

No Basquetebol Masculino, a AEFADEUP vai à frente, com menos um jogo que o 2º e 3º classificados, a AEFEUP e a AEFEP, respetivamente. Na modalidade Feminina, o IPP, vencedor do CAP da época 2013/2014, está na frente com 5 vitórias em 5 jogos, no 2º lugar está a AEFEUP no 3º posto, apesar de já ter disputado 6 jogos, está a AEFADEUP.

É também a equipa da AEFADEUP que assume o 1º lugar na prova de Futebol, seguida pela AEFEUP e pela AEISMAI.

Todos os jogos das várias modalidades dos CAP, à semelhança dos CUL, vão ser disputados até ao dia 20 deste mês.




Fotografias referentes às competições da época 2012/2013

CAP: Grande eficácia das equipas da AEFADEUP


Os Campeonatos Académicos do Porto (CAP) terminaram na passada sexta-feira, dia 27 de março, com a demonstração de uma grande eficácia por parte da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) que conseguiu apurar oito das suas nove equipas para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Braga e Guimarães.Das dez modalidades em disputa, só o Rugby 7s masculino (não participaram no CAP desta modalidade) e o Basquetebol feminino não vão contar com a presença dos estudantes da FADEUP.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) destacou-se por carimbar o passaporte de sete equipas e a AE da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) por apurar seis equipas. Assim, ambas vão marcar presença nas fases finais dos CNU’s de Andebol masculino, Basquetebol feminino e masculino, Futsal masculino e Voleibol masculino. A AEFEP vai ainda competir no Futebol 11 e no Voleibol feminino, e a AEFEUP no Futsal feminino.

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) vai tentar renovar o título de Campeão Nacional Universitária de Voleibol masculino e apurou-se ainda no Andebol feminino. A AE do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) vai ser representada no Andebol masculino.

O Rugby 7s vai contar com apenas duas equipas do Grande Porto – Universidade Católica do Porto (UCP-CRP), que também se apurou para o Voleibol feminino, e a atual campeã nacional universitária da modalidade Universidade do Porto (U.Porto), que, juntamente com a AE do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), completa a lista de apurados para o Andebol feminino.

Por fim, vão estar presentes nas fases finais dos CNU’s: a AE do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) – na modalidade de Futebol 11 –, a AE da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) – com as equipas de Futsal e de Voleibol femininos –, e a AE da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) com dupla presença no Futsal.

Os CAP tiveram início em outubro de 2014, sob a organização da Federação Académica do Porto, e contaram com 113 equipas inscritas de cerca de 26 clubes/Instituições do Ensino Superior.

Academia do Porto premiou os melhores da temporada

 

Decorreu no dia 28 de junho a Gala do Desporto da Federação Académica do Porto, que premiou os melhores do ano no desporto universitário na academia do Porto. A cerimónia decorreu no Ateneu Comercial do Porto.

 

No andebol, Andreia Costa (U.Porto) e Miguel Gomes (AEFEP) conquistaram o galardão de melhores atletas, enquanto Alexandre Monteiro (U.Porto) conquistou o prémio de melhor treinador.

 

No basquetebol, Catarina Lopes (AEFEUP) e Gonçalo Gorito (AEFEUP) venceram o prémio de melhores atletas, enquanto Armindo Magalhães, também da AEFEUP, venceu o prémio de melhor treinador.

 

No futebol, Gonçalo Ribeiro (AEFEUP) venceu o galardão de melhor atleta e Pedro Gomes (AEFADEUP) conquistou o prémio de melhor treinador.

 

No rugby 7, Miguel Trepa, da Universidade do Porto, conquistou o galardão de melhor atleta da temporada.

 

No futsal, Joana Moreira (AEFADEUP) e Rui Caldeira (AEFEUP) venceram o galardão de melhores atletas, com Manuel Sousa (AEFEUP) a vencer o de melhor treinador.

 

Por fim, nos prémios individuais, no voleibol, Catarina Duarte (AEFEP) e Afonso Reis, também da AEFEP, venceram o prémio de melhor atleta, com João Aníbal (AEFEUP) a vencer o de melhor treinador.

 

Nos troféus coletivos, a equipa de andebol da Universidade do Porto venceu o galardão de melhor equipa feminina e a equipa de futebol 11 da AEFEUP conquistou o mesmo troféu em masculinos.

 

Na cerimónia foram ainda entregues os prémios fair-play de todas as modalidades em competição nos Campeonatos Académicos do Porto, bem como os de melhor marcador de cada modalidade.

 

A V Gala do Desporto da Federação Académica do Porto decorreu a 28 de junho, no Ateneu Comercial do Porto e contou com a intervenção do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro.

Campeonatos Académicos do Porto já deram o pontapé de saída

 

A Federação Académica do Porto (FAP) deu já início a mais uma temporada dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), que começaram com os encontros relativos às Supertaças. Mais de uma centena de equipas vão disputar os títulos regionais do Porto na temporada 2016/2017.

 

Andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol são as modalidades em que se vão disputar títulos este ano nos Campeonatos Académicos do Porto, onde estão presentes 106 equipas e mais de 1600 atletas.

 

A temporada começou com as supertaças das várias modalidades. A AE FADEUP venceu as supertaças de futsal feminino, voleibol feminino e basquetebol masculino com a AE FEP a vencer o futebol 11 masculino. A AE FEUP venceu o andebol masculino e o futsal masculino. 

 

Quanto aos campeonatos propriamente ditos, o basquetebol inaugurou a temporada de 2016/2017, com o encontro entre a AE UPT e o Politécnico do Porto. Na segunda semana irão já disputar-se encontros em todas as modalidades em prova nestes Campeonatos Académicos do Porto.

 

Na temporada passada disputaram-se 482 encontros nesta competição promovida pela Federação Académica do Porto com as várias associações de estudantes e clubes das instituições de ensino superior do Porto e que apura as melhores equipas para os Campeonatos Nacionais Universitários, promovidos pela FADU. 

CAP: Os novos Campeões Regionais

Os Campeonatos Académicos do Porto terminaram no dia 20, quinta-feira. Depois de vários meses de competição, foram conhecidos os vencedores do título de Campeão Regional, nas várias modalidades.
O evento, disputado por equipas da zona do Grande Porto, é organizado pela Federação Académica do Porto. Este ano, a FAP é também responsável pelas Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários, que terão lugar na Maia, entre os dias 7 e 12 de abril.

Os CAP desta época tiveram a participação de 126 equipas, com 2273 atletas, entre as quais foram realizados 455 encontros. Na prova, foram disputados os títulos de Campeão Regional nas modalidades de Andebol (f/m), Basquetebol (f/m), Futebol 11 (m), Futsal (f/m) e Voleibol (f/m).

Classificação Final

ANDEBOL
Feminino
Masculino
1º U. Porto
1º AEISMAI
2º AEISMAI
2º AEFADEUP
3º AEFADEUP
3º aeISEP



BASQUETEBOL
Feminino Masculino
1º IPP 1º AEFADEUP
2º AEFEUP 2º AEFEP
3º AEFADEUP 3º AEFEUP



FUTEBOL 11
Masculino
1º AEFADEUP
2º AEFEUP
3º AEISMAI



FUTSAL
Feminino
Masculino
1º AEFADEUP
1º AEISMAI
2º IPP
2º AEFEUP
3º AEFEUP
3º AEFEP



VOLEIBOL
Feminino
Masculino
1º AEFEUP
1º IPP
2º Católica Porto
2º AEFEUP
3º AEFADEUP
3º AEFADEUP

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?