EUSA GAMES 2012: 300 portugueses rumo a Córdoba



Tudo a postos para a 1ª edição dos Jogos Europeus Universitários que decorre na cidade de Córdoba, em Espanha, de 13 a 24 de julho. No total serão cerca de 300 participantes portugueses, entre atletas, treinadores, árbitros, apoio médico e dirigentes de todo o país.

2011/12 Foi uma época de competição em cheio. Em 141 dias decorreram 115 Provas desportivas nacionais, percorrendo 20 concelhos entre 10 distritos do território continental. Mais de 600 medalhas foram entregues, entre os quais 193 títulos de Campeão Nacional Universitário nas 32 modalidades em competição.




O que são os EUSA GAMES?
Os Jogos Europeus Universitários pretendem ser o maior evento multidesportivo de Estudantes do Ensino Superior na Europa. Sobre a égide da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) a competição decorre em 10 modalidades, concentrando os campeonatos Europeus Universitários de: Andebol (feminino e masculino), Badminton (individual e equipas mistas), Basquetebol (feminino e masculino), Futebol (masculino), Futebol de 7 (feminino), Futsal (feminino e masculino), Rugby de 7 (feminino e masculino), Ténis (equipas femininas e masculinas), Ténis de Mesa (individual e equipas femininas e masculinas), Voleibol (feminino e masculino) e Voleibol de Praia (duplas femininas e masculinas).

Esta 1ª edição realiza-se sob organização da Universidade de Córdoba e o Comité Espanhol de Desporto Universitário. Prevê-se a participação de cerca de 3000 atletas-estudantes, representando mais de 30 países e 100 instituições de ensino superior europeias. Estarão em disputa cerca de 30 títulos de Campeão Europeu Universitário.

Assim, a partir desta edição, o formato dos Campeonatos Europeus Universitários irá mudar. Nos anos pares, pretende-se a realização de um modelo competitivo concentrado e nos anos ímpares, os Campeonatos Europeus Universitários continuarão a decorrer em diversas cidades de países membros da EUSA.




Portugal nos EUSA GAMES
Faculdade de Ciência e Tecnologias (NOVA), Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior da Maia, Instituto Superior Técnico, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, são as 11 instituições de ensino superior representadas em Córdoba.

Estarão cerca de 300 participantes portugueses nesta 1ª edição dos jogos, entre os quais 231 são atletas. De destacar o facto de que a FADU estará presente como chefia da Delegação Portuguesa, com o intuito de prestar apoio e servir de elo de ligação entre as comitivas portuguesas e a comissão organizadora.




Voluntários portugueses no EUG 2012

A Associação Europeia do Desporto Universitário, através da sua Comissão de Estudantes (EUSA StC), abriu um programa de Voluntariado centrado exclusivamente nos Jogos Europeus Universitários 2012.

Um total de 173 candidaturas europeias, entre as quais 63 portuguesas, demonstra de forma inequívoca o interesse, o dinamismo, a vitalidade e o espírito voluntário dos estudantes lusos, bem como a sua vontade de aprender e colaborar.

Contudo, depois do difícil processo de seleção dos candidatos, farão parte da equipa de voluntários 6 portugueses entre 40 jovens de todos os cantos da Europa.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?