CUL

Campeonatos Universitários de Lisboa seguem a todo o gás

 

 

Decorrem por esta altura as fases regulares da 1.ª divisão dos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), onde serão apuradas as melhores equipas em seis modalidades coletivas. Desde o arranque da competição decorreram já 190 jogos.

 

Andebol, basquetebol, futsal, futebol 11 masculino e voleibol são as modalidades em competição. Os jogos das equipas femininas de andebol e masculinas de rugby 7, arrancam esta quarta-feira.

 

Em março serão conhecidos os campeões dos CUL e os clubes apurados, após as várias fases de apuramento, irão disputar as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorrem este ano na Covilhã e Fundão, de 19 de abril a 1 de maio.

 

Os resultados dos jogos podem ser acompanhados diariamente através do site da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, entidade responsável pela organização dos CUL. 

 

Foto: ADESL

 

ADESL premeia os melhores do ano

 

 

A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) premiou na Sexta-feira, 7 de setembro, os melhores da temporada desportiva 2017/2018, na II Gala do Desporto Universitário de Lisboa.

 

A cerimónia, que decorreu no Museu da Água, em Lisboa, premiou os melhores atletas e dirigentes da temporada que findou, marcando também o lançamento de mais uma época desportiva.

 

O galardão de melhor atleta masculino foi entregue a Nuno Barreiras, enquanto o de melhor atleta feminina foi para Marta Marinhas.

 

O prémio de melhor treinador foi para Lucas Moura, enquanto o de dirigente do ano foi entregue a André Aguiar, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

O galardão fair-play foi atribuído à Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Para encerrar a noite, o prémio prestígio foi atribuído ao Secretário-geral da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Manuel Veloso, que foi um elementos fundadores da ADESL.

 

Na II Gala do Desporto Universitário de Lisboa interveio ainda o presidente da FADU, Daniel Monteiro.

Lisboa já joga mais uma época de Campeonatos Universitários

 

Os Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) deram o tiro de partida para mais uma temporada na Segunda-Feira, 10 de Outubro, com um encontro amigável com convidados da ADESL e de seguida com um jogo de basquetebol entre a AE do Instituto Superior Técnico e a AE da Faculdade de Ciências e Tecnologias.

 

A ADESL – Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa deu início a mais uma temporada com um encontro de futsal entre vários convidados, em que a FADU esteve representada através do seu vice-presidente, Pedro Sereno.

 

Nesse encontro que deu o pontapé de saída simbólico para mais uma época desportiva universitária em Lisboa, estiveram ainda presentes dirigentes do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Fundação Inatel e do Estádio Universitário de Lisboa, segundo nota da ADESL.

 

 

De seguida, decorreu o primeiro encontro oficial da temporada foi entre as equipas de basquetebol masculino da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências e Tecnologias.

 

Para além do basquetebol masculino, a primeira semana da temporada 2015/2016 contou ainda com encontros de voleibol feminino, futsal feminino e masculino e de futebol masculino.

 

Os Campeonatos Universitários de Lisboa atribuem os títulos regionais, cujos melhores garantem também o passaporte para as fases finais nacionais, promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário.

 

Os sorteios para a temporada de 2016/2017 têm decorrido na sede da FADU. 

 

CUL: Fases Finais arrancam segunda-feira

A partir de segunda-feira, o Estádio Universitário de Lisboa recebe as Fases Finais dos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) da época 2013/2014.
Os melhores coletivos das modalidades de Futebol, Futsal, Voleibol, Andebol, Basquetebol e Rugby 7s serão apurados para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, no próximo mês de abril.

A prova, organizada pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), marca o ponto alto da época desportiva universitária em Lisboa.

No evento, ao longo dos quatros dias de competição, passarão pelo Estádio Universitário de Lisboa, cerca de 500 atletas, em representação de 20 associações de estudantes/instituições de ensino superior da região metropolitana de Lisboa.

Os CUL são competições desportivas que congregam anualmente mais de 3.000 estudantes-atletas e cerca de 200 equipas representativas de 50 associações de estudantes/instituições de ensino superior, num total de 15 modalidades, masculinas e femininas.

CUL: AEIST e AEFMH na liderança

Nos dias 19 e 20 março, foram apurados os vencedores dos Campeonatos Universitários de Lisboa, assim como, os 3º e 4º lugares. A competição teve lugar no Estádio Universitário de Lisboa, numa organização da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa.
Durante o dia de quarta-feira decidiram-se os 3ºs e 4ºs lugares, num dia de competição mais calmo, no qual algumas equipas lutaram para conseguir um lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários, na Maia.

No Futebol, a AAFDL foi vencida pelos alunos da Nova SBE por um confortável resultado de 3-0.


No Futsal feminino, a AEIST defrontou a AEFML, num jogo equilibrado, do qual acabou por sair vencedora a equipa do Técnico, por 3-2.

No Futsal Masculino, a AEFCT terminou em 4º lugar, após ter perdido com a AAFDL por 2-1.

A AEFCT, por outro lado, no Andebol masculino, ganhou frente à AEFMH por 33-29.

Já no Voleibol Feminino, a U.Lisboa venceu por 3-0 a AEFMH, enquanto no masculino foi a equipa da AEIST a levar a melhor contra a AEFCT por 3-1.

No dia das grandes decisões, quinta-feira, as emoções estiveram à flor da pele.

A competição iniciou-se com o Andebol que encaixou a primeira vitória para a AEIST sobre a AEISEG (32-27).



No Basquetebol feminino, a UNL e AEFMH proporcionaram um bom espetáculo a quem marcou presença no Pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa. A formação da Nova acabou por perder contra as “motricitárias” por 56-52. No Basquetebol masculino, a Lusófona saiu vencedora frente ao coletivo da AEIST (60-56).

As equipas da AEIST e da AEFMH defrontaram-se no Futebol e no Voleibol feminino, com a formação do Técnico a vencer ambos os encontros.

No Voleibol masculino, a AEFMH arrebatou a U.Lisboa com o resultado de 3 sets a 0.



Na modalidade de Rugby 7s a vitória sorriu à UNL, que venceu a AEFCT na Final por 24-0. A competição do Rugby realizou-se apenas durante o dia de 5ª feira, com as meias-finais entre AEISA e AEFCT (5-27) e a UNL e a AEIST (29-17). No jogo que decidiu os 3º e 4º lugares, a AEIST venceu a AEISA por 21-14.

No Futsal masculino, a AAIPS estreou-se a vencer o Regional ao derrotar a AEIST por 2-1. No género feminino, a AEFMH sagrou-se Campeã Regional, ao bater a AEISCTE-IUL por 4-3, após prolongamento.

No final do dia de quinta-feira, a ADESL organizou um jantar de encerramento do evento, a que se seguiu a habitual entrega de prémios aos vencedores e aos melhores atletas do ano.

Campeonatos Universitários de Lisboa dão o pontapé de saída para a época 18/19

 

A ADESL – Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa deu o pontapé-de-saída para para a época de 2018/2019 na Segunda-feira, 8 de outubro, com o jogo de abertura que contou com a presença de diversos amigos do Desporto Universitário local.

 

A partida de futsal iniciou-se pelas 18 horas e contou com a presença de dirigentes das várias Federações e Associações Académicas e de Estudantes do Ensino Superior de Lisboa, de instituições ligadas ao desporto e de parceiros da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa.

 

Da parte da Federação Académica do Desporto Universitário estiveram presentes, o presidente, Daniel Monteiro e o administrador, Rodrigo Medeiros, bem como o elemento do departamento desportivo, Ricardo Rodrigues.

 

O jogo de abertura marcou o pontapé-de-saída simbólico das competições da ADESL, que começaram de forma regular na Terça-feira, 9 de outubro.

 

Este ano, a ADESL vai garantir a transmissão em direto de alguns dos encontros disputados nos Campeonatos Universitários de Lisboa, que decorrem no Estádio Universitário de Lisboa.

 

Os vencedores dos Campeonatos Universitários de Lisboa nas modalidades coletivas garantem o apuramento para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que se disputam esta época na cidade de Guimarães.

Lisboa conhece os Campeões Regionais universitários

 

Terminaram na Quinta-Feira as fases finais dos Campeonatos Universitários de Lisboa, promovidos pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e que definiram os campeões regionais universitários, bem como as equipas apuradas para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

No futsal, que encheu as bancadas do Estádio Universitário de Lisboa, e que colocou frente-a-frente a AE ISCAL à AE ISEL, o ISEL saiu vencedor por duas bolas a zero, num duelo com duas equipas do Instituto Politécnico de Lisboa. Em femininos, a AE ULHT venceu a AE FCL por 10-3.

 

Também em femininos, mas no andebol, a Universidade de Lisboa venceu a NOVA por 25-23. Já na vertente masculina, a AE ISCTE conquistou o título frente à AE FCT, apenas com um golo de diferença, ao vencer por 29-28.

 

No futebol, que se disputou no Estádio de Honra, a AE da Faculdade de Economia venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AE IST) por 2-1, conquistando assim o título regional.

 

No basquetebol, a AEFMH venceu a AA U. Lisboa por 75-52, na vertente feminina, com a a AE IST a conquistar o título masculino, ao derrotar a Universidade Nova de Lisboa por 61-38.

 

No voleibol, domínio dos estudantes do Instituto Superior Técnico, com a vitória em femininos por três sets a um contra a Universidade Católica Portuguesa, resultado que se registou também frente à Faculdade de Motricidade Humana (AE FMH), em masculinos.

 

Por fim, no Rugby 7s, a AE da Universidade Católica venceu a AE do Instituto Superior de Agronomia por 25-3.

 

Os Campeonatos Universitários de Lisboa apuram, para além dos campeões regionais universitários, as equipas que vão participar nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, juntamente com as restantes equipas apuradas pelo país.

 

 

Lisboa e Porto rumo às Fases Finais

A cada dia que passa estamos mais perto das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários. O apuramento para o maior evento do Desporto Universitário a nível nacional é feito, não só através dos Torneios de Apuramento da zona NCS mas também nos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) e nos Campeonatos Académicos do Porto (CAP).
Campeonatos Universitários de Lisboa
Nos CUL, com a fase de grupos já concluída, já é possível apurar as quatro equipas de cada modalidade que vão marcar presença na Fase Final desta competição.

No Voleibol Masculino, foi a U.Lisboa, Campeã Universitária de Lisboa no ano passado, a ficar à frente da tabela com 6 vitórias em 6 jogos disputados. No 2º lugar ficou a AEFMH, seguida pela AEIST e pela AEFCT, respetivamente. No feminino, depois de 9 jornadas, é o AEIST que domina o Campeonato, empurrando para o 2º lugar a AEFMH, Campeã na época passada. Na 3ª posição ficou a U.Lisboa e no 4º lugar a AEFMV.

No Futsal Masculino as equipas disputaram 11 jornadas num modelo competitivo de todos contra todos, sendo que foi a AEIST a garantir o 1º posto com 9 vitórias. Apuradas para a Fase Final da prova estão também a AAIPS, a AEFCT e a AAFD. Na modalidade feminina, também a AEIST, finalista na competição do ano passado, garantiu o 1º lugar, seguida pela AEFMH e pela AEFML, ambas com 7 vitórias, e pela AEISCTE em 4º lugar.



A AEIST ficou ainda à frente no Basquete Masculino e Feminino, defrontando agora, nas Meias-finais a AEISCTE e a NOVA, respetivamente. Nos outros jogos desta fase, encontram-se a AEFMH e a AAULHT, no masculino e a NOVA e a AEFMH, no feminino.

As modalidades de Futebol, Andebol e Rugby 7s foram disputadas apenas no Masculino, com as equipas da AEFMH, do AEIST e da AEISA a garantirem o 1º lugar, respetivamente. Ficaram também apuradas a AEIST, a AAFD e a AEFE, no Futebol, a AEISEG, a AEFMH e a AEFCT, no Andebol e a AEIST, a NOVA e a AEFCT, no Rugby 7s.

As Meias-finais vão ser disputadas nos dias 17 e 18 de março, terminando a competição no dia 20.

Campeonatos Académicos do Porto


Já nos CAP, o modelo de competição é bastante diferente. Numa primeira fase de grupos, foram apurados os 8 melhores coletivos da modalidade, que agora disputam um Campeonato entre si.

No Voleibol Masculino, em 1º lugar, com 6 jogos realizados, está a AEFADEUP, seguida da AEFEUP, com 5 jogos disputados, e do IPP, com apenas 4. No Feminino, a AEFEUP, Campeã Académica do Porto da época passada, vai à frente com 4 vitórias em 4 jogos. Na 2ª posição está a AEISCAP, com 3 vitórias em 4 jogos, as mesmas que a Católica Porto, que assume o 3º lugar.



No Futsal Masculino a detentora do 1º lugar é a AEISMAI com 4 vitórias em 4 jogos. No 2º posto está a AEFEUP com os mesmos pontos que a AEFEP. Do lado feminino, é o IPP que domina a tabela classificativa, mostrando vontade de voltar a vencer o título de Campeão Académico. A AEFADEUP ocupa o 2º lugar e a AEFCUP a 3ª posição.

A modalidade de Andebol, ao contrário dos CUL, é disputado no Masculino e no Feminino. A AEFADEUP, a AEFEP e a AEISMAI assumem, para já, os três primeiros lugares da tabela, no masculino. Do outro lado, a U.Porto, Campeã em título, ocupa a 2ª posição, antecedida pelo coletivo do ISMAI. No 3º lugar está a equipa da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

No Basquetebol Masculino, a AEFADEUP vai à frente, com menos um jogo que o 2º e 3º classificados, a AEFEUP e a AEFEP, respetivamente. Na modalidade Feminina, o IPP, vencedor do CAP da época 2013/2014, está na frente com 5 vitórias em 5 jogos, no 2º lugar está a AEFEUP no 3º posto, apesar de já ter disputado 6 jogos, está a AEFADEUP.

É também a equipa da AEFADEUP que assume o 1º lugar na prova de Futebol, seguida pela AEFEUP e pela AEISMAI.

Todos os jogos das várias modalidades dos CAP, à semelhança dos CUL, vão ser disputados até ao dia 20 deste mês.




Fotografias referentes às competições da época 2012/2013

CUL: Já são conhecidos os finalistas!

Nos dias 17 e 18 de Março decorreram as meias-finais das Fases Finais dos Campeonatos Universitários de Lisboa, no Estádio Universitário de Lisboa. Depois de se conheceram os finalistas, no dia 19, foram decididos os 3º e 4º lugares. Os Campeões Universitários de Lisboa serão conhecidos esta quinta-feira.
O primeiro dia de competição iniciou-se com as meias-finais de Futebol masculino, em dois emocionantes jogos que opuseram, a NOVA SBE cotra a AEIST e a AAFDL contra a AEFMH. Saíram vitoriosas a equipas da AEIST, com o resultado de 2-1, e o coletivo dos “motricitários”, que depois de darem a volta ao resultado, acabaram por vencer também por 2-1.

No Futsal masculino a AAIPS venceu a AEFCT por 2-1, num “derby” da Margem Sul do Tejo bastante equilibrado, enquanto a AEIST goleou a AAFDL por 6-0.

Já no Voleibol feminino, a AEFMH arrebatou a equipa da U.Lisboa, campeã em título, ao vencer por 3-1. O mesmo resultado foi conseguido pela AEIST contra a AEFMV, equipa que surpreendeu ao alcançar as Fases Finais no seu ano de estreia na I Divisão.



A AEISEG teve tarefa complicada, no Andebol masculino, frente à AEFMH, acabando por vencer com apenas um golo de diferença (28-27). A AEIST, pelo contrário, venceu a AEFCT com um resultado mais confortável (22-15).

O Técnico destacou-se, assim, no primeiro dia das Fases Finais, ao ganhar as quatro meias-finais que tinha pela frente. Apuram-se ainda para as finais a AEFMH (Futebol masculino e Voleibol feminino), a AAIPS (Futsal masculino) e a AEISEG (Andebol masculino).

O Futsal feminino abriu o segundo dia de competição, com a AEFMH a vencer a AEFML, já nas grandes penalidades, depois 3-3 no fim do tempo regulamentar. Na partida seguinte, que opôs a AEIST à AEISCTE, foram também as grandes penalidades que decidiram o vencedor, a AEISCTE.



No Basquetebol feminino, AEIST e UNL defrontaram-se num jogo emocionante, com vitória dos estudantes da UNL (47-43). Na outra meia-final, foi a AEFMH que levou a melhor frente à AAUL, com o resultado de 35-32.

No Voleibol masculino não houve quaisquer surpresas, com as equipas favoritas a corresponderem às expectativas. A AEFMH venceu a AEIST e a U.Lisboa a AEFCT, ambas por uns expressivos 3-0.

O dia de competições terminou com o Basquetebol masculino. A equipa dos “motricitários” perdeu frente à AAULHT, por 57-39. No segundo jogo, foi a AEIST a vencer a AEISCTE, com um resultado de 54-43.



No último dia das meias-finais, o destaque vai para o desempenho da AEFMH, que venceu os jogos de Futsal feminino, Basquetebol feminino e Voleibol masculino. A AEISCTE (Futsal feminino), a UNL (Basquetebol feminino), a U.Lisboa (Voleibol masculino), a AAULTH e a AEIST, ambas basquetebol masculino, garantiram também um lugar na final.

Durante os dois primeiros dias das Fases Finais, várias centenas de estudantes compuseram os pavilhões e o Estádio de Honra para apoiar as suas equipas.

Ontem, ficaram definidos os terceiros e quartos lugares, saindo também as primeiras equipas apuradas para os Campeonatos Nacionais Universitários.

CUL: AEIST com representação expressiva nos CNU’s

Terminaram, no passado dia 19 de março, os Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), organizados pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), e já são conhecidas as equipas apuradas para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) que vão decorrer em Braga e Guimarães, em abril.
Das nove modalidades disputadas, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) apurou-se em oito – Andebol masculino, Futsal feminino e masculino, Rugby 7s masculino, Voleibol feminino –, três das quais em primeiro lugar – Basquetebol masculino, Futebol 11 e Voleibol masculino.

Seguem-se as AE da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e do ISCTE (AEISCTE-IUL), com quatro equipas apuradas. O clube de Oeiras vai ser representado nas modalidades de Andebol masculino, Futsal feminino e masculino e Voleibol masculino, enquanto a AEISCTE vai disputar as fases finais dos CNU’s de Basquetebol feminino e masculino, de Futebol 11 e de Futsal feminino (1º lugar nas fases finais dos CUL).

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) conseguiu apurar três equipas, ao terminar em 1º lugar no Andebol masculino, em 2º no Rugby 7s, que renovou o passaporte conquistado na época passada, e em 3º no Voleibol masculino.

Apuradas e em 1º lugar ficaram também a Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) no Basquetebol feminino, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) no Futsal masculino, a AE do Instituto Superior de Agronomia (AEISA) no Rugby 7s, e a AE da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no Voleibol feminino.

Por fim, a AE do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (AEISCAL) e a AE da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) vão também marcar presença nas fases finais de Basquetebol masculino. As AE da Faculdade de Medicina (AEFML) e da Faculdade de Economia (AEFEUNL) vão ao Minho com as equipas de Futebol 11, e a Universidade de Lisboa (ULisboa) vai ter representação no Voleibol feminino.

A competição contou com mais de 190 equipas inscritas de cerca de 50 clubes/Instituições de Ensino Superior.

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?