FISU Fórum 2012: 5º dia – Formação, Desporto e Cultura num dia em cheio



O último dia de sessões decorreu ainda de manhã sob o signo da Liderança. Arrancou com os grupos de trabalho a apresentaram as conclusões sobre este tema, com focus no contributo da liderança de e para os jovens, onde a sociedade pode e deve encontrar formas de promover a participação dos jovens nas estruturas de decisão ou criando oportunidades de aprendizagem para com objetivo de criar hábitos de liderança.

Neste domínio, todos reconheceram que o desporto universitário, por ser multifacetado, quer do ponto de vista desportivo, quer educativo, é um excelente espaço de atuação para a promoção de jovens líderes e para aquisição de competências de liderança.

Foi precisamente no domínio desenvolvimento das competências que se seguiram 4 apresentações trazidas pelos membros da Comissão de Estudos da FISU. Abordaram os fatores psicológicos, sociológicos e técnicos relacionados com a liderança e os desafios que a esta se colocam. Reuniram-se depois grupos de trabalho para discutir os diferentes modelos de liderança que podem existir e para qual deve, o desporto universitário e as suas organizações e agentes diretamente envolvidos, seguir.

Apresentação sobre o Desenvolvimento de Competências de Liderança pelos membros da CESU/ISU


A tarde deste quinto dia foi dedicada a dois dos momentos sempre esperados destes fóruns, a atividade desportiva e a feira.

Este ano os participantes deslocaram-se até às magníficas instalações da Escola de Educação Física de Taipé onde durante cerca de duas horas puseram em prática as suas habilidades num conjunto de atividades físicas e desportivas oferecidas pela organização desde o Badminton até ao Tiro com Arco, Futebol, Voleibol e Basquetebol, sempre em ambiente de grande e salutar convívio.


Algumas das atividades promovidas na tarde desportiva, com participação portuguesa


Após o momento dedicado à atividade física chegou o momento cultural e social com a realização da FISU Fair, na qual cada país participante dispunha de um stand para promover a sua federação de desporto universitário, o país e as atividades que desenvolve, quer a nível nacional quer internacional, dando asas à sua criatividade para tornarem o seu espaço o mais apelativo e informativo possível, muitos dos quais recorrendo a tradições culturais locais. O espaço disponibilizado este ano acabou por ser pequeno, no entanto compreende-se pois a organização disponibilizou assim um stand para cada um dos cerca de 70 países participantes.

O stand de Portugal, procurou sobretudo dar a conhecer a dimensão do desporto universitário em Portugal promovido pela FADU, com dados informativos sobre quem é a FADU, o que representa, atividade que organiza e dados de participação, nacional e internacional.

Um espaço simples, com aposta na imagem, dando ainda destaque na promoção dos 2 Campeonatos do Mundo Universitários que se vão realizar em Portugal em 2012, Futsal em Braga e Xadrez em Guimarães.

Através da página de Facebook da FADU, fica o registo da passagem dos inúmeros visitantes por este stand, desde membros da FISU aos participantes no fórum e membros de federações congéneres internacionais e ainda estudantes e voluntários locais.


Inúmeros visitantes passaram pelo stand da FADU para conhecer um pouco mais do desporto universitário em Portugal


O Fórum 2012 irá terminar com um último dia dedicado a uma visita cultura culminando nu jantar antecedido da cerimónia de encerramento na qual serão apresentadas as conclusões dos 5 dias de trabalho e consequentemente assinada a declaração do fórum, e a passagem de testemunho para os organizadores do fórum em 2014.


Pavilhão onde decorreram as atividades desportivas indoor, composto por vários andares (Badminton e Tiro com Arco tiveram lugar no 5º andar)
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?