FISU Fórum 2012: 4º dia - Liderança em debate



O quarto e penúltimo dia das sessões, teve a Liderança como tema de debate. Porém, o período da manhã começou com todos os grupos de trabalho que se reuniram na véspera, a apresentarem as conclusões da sua discussão em torno do papel da mulher e da igualdade de género no desporto. O presidente da FADU resumiu o balanço de discussão de um dos grupos ao qual presidiu, acompanhado pela estudante de Hong Kong, Tsuy Yuk Shan.

Do resumo ressalve-se a opinião que muito há a fazer no sentido de que também no desporto existe um caminho a percorrer para que exista uma plena igualdade de oportunidades de género. Efetivamente, tanto ao nível da prática desportiva, sobretudo nos cargos de dirigente ou de enquadramento técnico, mas também ao nível de atenção dada pelos media, as mulheres estão na maioria dos países em clara minoria, sendo-lhes dada pouca atenção.

Vários exemplos foram dados para este défice, com alguns exemplos de sucesso e de boas práticas que poderão ser aproveitados por outros países e nas organizações. Sendo certo que oportunidades iguais promoverá equidade de género, contribuindo também para a melhoria de qualidade de vida de todos.


Bruno Barracosa, acompanhado por uma estudante de Hong Kong, apresentam conclusões do seu grupo de trabalho sobre o papel das mulheres no desporto


Sobre liderança tivemos o Prof. Jorgen Jenssen da Escola Norueguesa de Ciências do Desporto, a refletir sobre os diferentes tipos de liderança que existem e os aspetos cruciais que levam alguns indivíduos e organizações a liderar e outros a serem seguidores. O desporto foi e é um exemplo onde a liderança assume especial relevo, seja a que nível for, e o desporto universitário, pela sua envolvente, é um potencial gerador de líderes/criador de estilos de liderança.

Alguns estudantes deram o seu testemunho de como o desporto mudou as suas vidas e percurso quer académico, quer profissional, quer ainda social, seja por terem sido praticantes desportivos, atletas de elite ou assumindo funções de gestão e operacionais em organizações.


Apresentação sobre Liderança pelo Prof. Jorgen Jensen da Escola de Ciências do Desporto da Noruega


De tarde os grupos de trabalho voltaram a ser reunidos para discussão deste tema. No regresso ao auditório foi possível conhecer melhor 2 modalidades e o seu modelo de organização, respetivamente o Tiro com Arco e o Badminton. Em alguns países são já um caso de sucesso, modalidades que fazem parte quer do programa olímpico quer da FISU, nas Universíadas e em campeonatos do mundo universitários. No caso do Badminton, Ian Wright destacou os principais projetos da Federação Internacional de Badminton para o desenvolvimento da modalidade em diferentes níveis, junto dos jovens, dos países subdesenvolvidos, etc.

O dia encerrou com a apresentação dos 3 estudantes que foram escolhidos pela Comissão de Estudos da FISU, com base na participação neste fórum, que completam a Comissão de Estudantes da FISU recentemente nomeada, passando assim a ser composta por 10 estudantes de diferentes continentes, para um mandato de 2 anos. Os 3 estudantes são oriundos da China, África do Sul e Finlândia. Esta última é atualmente a presidente da Federação Finlandesa de Desporto Universitário, uma federação também ela, a exemplo da FADU, de estudantes.


3 estudantes foram nomeados pela CESU para integrarem a Comissão de Estudantes da FISU


Amanhã concluiu-se o programa de sessões temáticas, com 2 eventos sempre desejados e participados neste Fórum: a atividade desportiva, na qual este ano os participantes poderão jogar Badminton e praticar um pouco de Tiro com Arco e no fim do dia com a feira onde cada país com um stand próprio, expõe e dá a conhecer a sua realidade em termos de desporto universitário.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?