13ª Assembleia Geral EUSA: Fernando Parente é membro da Comissão Executiva



A 13ª Assembleia Geral da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) realizou-se a 17 de Março em Maribor, na Eslovénia.

Esta foi uma assembleia marcante, não apenas por refletir o ano de maior sucesso da história da EUSA, mas também por ser uma assembleia eleitoral.

O mandato quadrienal dos Membros do Comité Executivo da EUSA, presidida por Alberto Gualtieri, chegou ao fim e estava na agenda a eleição de uma nova comissão para o mandato de 4 anos, 2012-2016.

Para além dos representantes das federações membro, como é o caso da FADU, estiveram também presentes os representantes da Federação Asiática de Desporto Universitário, Yanqing Xue, e da Federação Africana de Desporto Universitário, Peninnah Aligawesa Kabenge.

Pela FADU estiveram presentes o Presidente, Bruno Barracosa, também membro da Comissão de Estudantes da EUSA, o Administrador, Pedro Almeida e ainda o Vice-presidente, Pedro Morgado.

Nesta assembleia foram aceites mais duas novas federações Membro da EUSA: Arménia e Liechtenstein.

Perante um quórum de 40 Membros presentes, Alberto Gualtieri apresentou os resultados desta época e apontou os principais destaques da EUSA, incluindo a preparação da 1ª Edição dos Jogos Universitários Europeus, o sucesso na participação nas Universíadas 2011 de Inverno e Verão, a preocupação sobre os temas da igualdade de género e a cooperação antidopagem bastante bem sucedida.

Tomou de seguida a palavra, o Secretário-geral, Matjaz Pecovnik, que referiu o sucesso dos 16 Campeonatos Europeu Universitários, que quebrou todos os recordes, com 3630 participantes envolvidos e um crescente número de países ativos.

O Relatório da Comissão de Estudantes foi apresentado por Bruno Barracosa e pelo húngaro, Zoltan Rakaczki, incluiu o balanço das atividades de 2011, destacando o Programa de Voluntariado, o Concurso de Fotografia, o Networking, Programa de Responsabilidade Social e o apoio aos meios de comunicação. Para o futuro a aposta vai para o Programa de Voluntariado de 2012 que se concentra num único evento – EUSA GAMES 2012.




Um dos pontos altos desta 13ª Assembleia Geral, foi a entrega dos EUSA Awards 2011, que reconhecem as conquistas das Associações-membro, as Universidades, equipas e estudantes participantes. Devido à sua elevada participação nos EUC 2011 e os sucessos alcançados, a Universidade de Coimbra recebeu, pelo 2º ano consecutivo, o Best University Award.




Os restantes EUSA Awards foram entregues a Barbara Karches e Arand Charlotte da Universidade de Mainz, Alemanha (Enno Harms Fair-play Award), a Russian Students Sport Union (Most active NUSA) e a Danilo Kesic (STC Photo Competition Winner).




Outro ponto alto foi a eleição do novo Comité Executivo. A Assembleia elegeu Adam Roczek (Polónia) como novo Presidente da EUSA para os próximos 4 anos. A nova comissão é assim composta por Ivana Ertlova (CZE), Ceslovas Garbaliauskas (LTU), Romano Isler (ITA), Fernando Parente (POR), Haris Pavletic (CRO), Arie Rosenzweig (ISR), Aitor Sanchez Canibe (ESP), José Savoye (FRA) e Kemal Tamer (TUR).


Adam Roczek, novo Presidente da EUSA


Esta é a segunda vez que Portugal tem um representante no Comité Executivo da EUSA. Filipe Santos, presidente da FADU de 1997-1999 foi membro nos primeiros três mandatos de 2 anos, desde a fundação da EUSA em 1999 até 2005.

Fernando Parente, nomeado pela FADU, é atualmente o responsável da direção de desporto da Universidade do Minho, sendo ainda membro da Comissão Internacional de Controlo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU). Mestre em Gestão Desportiva, destaca-se no seu percurso associativo ter sido vice-presidente da FADU nos primeiros anos da federação.


Fernando Parente, novo membro do Comité Executivo da EUSA
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?