Duarte Lopes eleito Presidente da ENAS



De 9 a 12 de Novembro, a Universidade de Antuérpia (Bélgica) recebeu a 14ª Conferência Anual da ENAS – European Network of Academic Sports Sevices. Paralelamente decorreu o processo eleitoral para a constituição de novos órgãos sociais. Duarte Lopes foi nomeado para o cargo de Presidente da ENAS para os próximos 2 anos de mandato.

De recordar que Duarte ocupa o cargo de Coordenador do Núcleo de Desporto, Cultura e Bem-estar da Universidade de Lisboa, foi Chefe de Missão às Universíadas de Verão de 2009 e de 2011, galardoado pela FADU na 4ª Gala do Desporto Universitário e recebeu o Prémio de Mérito Desportivo na 16ª Gala do Desporto da Confederação de Desporto de Portugal.

A ENAS é composta por cerca de 100 membros, Instituições de Ensino Superior com Serviços Desportivos, representando 20 países europeus. As eleições não chegaram a acontecer, tendo em conta que não existia oposição, ou seja, outras listas concorrentes. Duarte Lopes substituiu Neil Mosley, do Imperial College of London, com o qual trabalhou nos últimos dois anos na qualidade de Vice-presidente da Rede Europeia.

Na equipa liderada por Duarte Lopes, compõem o novo Comité Executivo:
Secretário Geral: Bertrand Robert (Universidade de Neuchatel)
Tesoureiro: Rob Cuppen (Universidade de Nijmegen)
Vice-presidente: Lutz Stoeter (Universidade Técnica de Braunschweig)
Membro Co-optado: Javier Real (Universidade de Vigo)
Stephane Stiévenart (Universidade de Antuerpia)
Laura Rinne (Universidade de Helsínquia)
Bill Thompson (Universidade City of London)




ENAS: Que futuro?

Para o futuro da ENAS, Duarte fala nas principais linhas estratégicas passam por 3 grandes áreas de intervenção, respondendo às principais necessidades identificadas pelos membros.

. "Aumentar o número de membros da rede, de países como a Itália, Roménia, Hungria, Áustria, Letónia e Dinamarca, que não têm nenhuma IES associada. Inverter a tendência de abandono da rede por parte de algumas IES, nomeadamente em Portugal.

. Aumentar a visibilidade e intervenção politica, importa colocar o DU na agenda politica, no sentido pressionar com vista ao desenvolvimento integrado com o sistema de Ensino Superior Europeu. A potencialidade do Desporto Universitário para a saúde, para o apoio aos Atletas de Alto Rendimento, para a oferta desportiva de proximidade e de compatibilidade com a vida académica e social no campus, não pode ser negligenciada quando se pensa em desenvolvimento desportivo Nacional e Europeu.

. Potenciar o Benchmarking, o Intercâmbio e a Mobilidade de Ideias das melhores práticas e capacidades. Com o aparecimento de um potencial Sistema Educativo Europeu (Bolonha é o projecto mais visível), o aumento da Mobilidade Europeia (especialmente dos estudantes), o combate à Obesidade, o Drop Out dos Atletas de Alto Rendimento e até a evolução do stress e doenças psico-somáticas inerentes, torna a necessidade de partilha e de intercâmbio mais pertinentes. Contudo é importante estabelecer os contactos adequados, garantir alguns critérios e condições de partida e conseguir intervir para que seja evidente e relevante a participação dos serviços desportivos universitários.”

Contudo, o novo Presidente revela outra problemática. “Não nos podemos esquecer que todos os elementos são voluntários na direcção da ENAS, tendo responsabilidades profissionais para com a sua Instituição e que tudo o que necessita de ser feito tem de ser adequado ao tempo disponível da equipa em levar avante tudo o que temos em mente, sem prejuízo da rede, da profissão e mesmo da vida social e familiar”, conta.


Contributo para o Desporto Universitário

Face à questão do contributo importante que poderá ter para o Desporto Universitário, Duarte refere que é fundamental aumentar o networking com estruturas cujo objectivo possa estar relacionado. “AIESEP, ENGSO, Comissão e Parlamento Europeu, FISU e EUSA estão na nossa mira de prioridades, mas a lista não é estanque!”

“A experiência vivenciada na função, os contactos e os eventuais feitos alcançados por esta equipa serão sempre em prol do Desporto Universitário”, destaca, acrescentando que “todos nós, que estamos envolvidos com o Desporto no Ensino Superior, poderemos usufruir com este tipo de “mobilidade” do conhecimento e da experiência.”


Valor Pessoal

Sobre o passado, o presente e o futuro da ENAS, Duarte Lopes dá um toque mais pessoal à entrevista. “Nunca faltei a uma Conferência da ENAS, excepto a reunião preparatória em França (1997). Foram 13 conferências desde 1999 e muitas experiências novas e ideias partilhadas, muitas vezes reorientadas para a Universidade de Lisboa e partilhadas com todos, principalmente quando a AGDESP (rede nacional) estava mais activa”, diz.

Em 2000, Portugal recebeu a 2ª Conferência Anual na Universidade do Minho, apenas com a participação do próprio Duarte e de Pedro Dias, Coordenador do Gabinete de Desporto da UM, em 1999, na conferência anterior. “O gosto em receber os colegas é tanto, que iremos organizar novamente a Conferência em 2012, na U.Lisboa”, refere.

Nos últimos 2 anos, como Vice-presidente, esteve directamente responsável pela supervisão às duas últimas conferências (Barcelona e Antuérpia), com contacto privilegiado com as Comissões Organizadoras. Esteve também responsável pelos contactos com a Comissão Europeia e demais Instituições. “Tudo isto me deu um enorme prazer!”, exclama.

Em forma de resumo, a ENAS é para si “o melhor espaço de formação específica de Gestão do DU que frequento e por isso, não consigo – sequer - prever uma ausência da minha parte. Se juntarmos ainda o ambiente amistoso e descontraído das conferências e demais reuniões, as visitas aos serviços e espaços desportivos, os contactos estabelecidos e as amizades construídas, é muito fácil perceber o orgulho com que recebo esta nova responsabilidade!”, conta orgulhoso. “Significa que os meus colegas entendem que posso contribuir para uma rede melhor e mais capaz, o que é muito motivador, embora aumente a responsabilidade”.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?