CEU Andebol: AAUM/UM sagrou-se pela quarta vez campeã europeia


A equipa masculina de Andebol da Associação Académica da Universidade do Minho/UM conquistou pela quarta vez o Campeonato Europeu Universitário da modalidade. O evento decorreu em Braga, de 2 a 9 de agosto, com a organização da AAUM/UM e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), sob a égide da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).
A competição contava com a participação de 15 equipas, entre elas quatro portuguesas. No masculino, competia a equipa da casa e o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e no feminino estavam presentes as equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro/UAv e da Universidade do Porto (U.Porto).

A competição masculina organizou-se num grupo único de seis equipas com o modelo todos contra todos. A AAUM/UM terminou a primeira fase em 1º lugar, com quatro vitórias e uma derrota. Seguiu-se a Universidade de Cordoba (Espanha) que perdeu frente à AAUM/UM por 29-23.

Na última fase, o Minho tinha novamente os espanhóis de Cordoba pela frente, num jogo decisivo de qual a cor da medalha dos portugueses. O confronto ibérico deu a vitória aos minhotos com a pequena, mas suficiente, vantagem de três pontos (24-21). Esta foi a oitava vez que a AAUM/UM disputou uma final europeia, tendo arrecadado por quatro vezes o vice-campeonato e por outras quatro chegou ao lugar mais alto do pódio.



Ainda no masculino, o IPLeiria também lutava pelos lugares cimeiros da tabela europeia, mas não foi tão bem sucedido e não obteve qualquer vitória. Na fase de grupo, terminou em último lugar e, nas rondas finais, o IPLeiria disputou o 5º lugar com a Universidade de Pitesti (Roménia). Uma última derrota ditou que os leirienses terminassem em 6º lugar na competição masculina.

No feminino, a AAUAv/UAv e a U.Porto competiam pelo pódio. Separadas por grupos, cada uma lutou pelos primeiros lugares. No grupo A, a U.Porto terminou em 3º com três vitórias e uma derrota. Esta posição permitiu disputar a segunda metade da tabela classificativa na fase seguinte.



No grupo B, a AAUAv/UAv ficou em último lugar do grupo com um vitória e duas derrotas. Este lugar levou a equipa a defrontar a U.Porto na fase seguinte. O confronto direto entre as duas portuguesas deu vitória às meninas da cidade invicta (30-25).

A U.Porto teve o seu último jogo frente à universidade francesa de Toulon-Var – que tinha sido derrotada pela AAUAv/UAv na fase de grupos – mas não conseguiu vencer e terminou assim a sua participação em 6º lugar.

A AAUAv/UAv terminou com uma vitória sobre a equipa turca de Marmara e com o resultado 36-31 conquistou o 7º lugar da competição.



O 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol terminou com a cerimónia de encerramento onde os melhores atletas foram homenageados, entre eles Fábio Antunes (MVP e melhor marcador) e Bruno Dias (melhor guarda-redes), ambos da AAUM/UM.

Após a entrega dos prémios, a cerimónia culminou com o ritual protocolar da EUSA, com a passagem da bandeira da EUSA para a próxima organização do CEU desta modalidade – Málaga, em 2017.

Fotos: Organização CEU Andebol 2015
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?