CEU Escalada: Estudantes-atletas portugueses longe dos pódios

Os estudantes-atletas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM, do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Universidade do Porto (U.Porto) procuraram alcançar lugares cimeiros no Campeonato Europeu Universitário de Escalada, mas a competição foi renhida e terminou sem medalhas para os portugueses.
Nas provas femininas, a melhor classificada foi Olha Fedyuk. A estudante do IPP, habituada a conquistar os campeonatos nacionais universitários da modalidade, foi, entre as portuguesas, a que ficou sempre em melhor posição.

Em velocidade, ficou em 21º, com 17.87, seguida das atletas da AAUM/UM Ana Faria em 22º (28.07), Joana Pereira em 23º (28.65) e Vânia Sousa, com 42.18, em 25º lugar. Na vertente Boulder, Olha Fedyuk conquistou um lugar mais acima, na 14ª posição. Na mesma ordem que a velocidade, Ana Faria terminou a prova em 24º, seguida de Joana Pereira (25º) e Vânia Sousa (29º).

Em dificuldade, o IPP voltou a liderar a participação portuguesa e Olha Fedyuk chegou à meia-final, onde terminou a sua prova e conquistou o 15º lugar. Também Ana Faria conseguiu chegar à meia-final e com menos pontuação, terminou em 24º lugar. Vânia Sousa ficou-se pelo 27º.

O combinado das três provas foi naturalmente liderada por Fedyuk, mas não a suficiente para se aproximar do pódio (21º lugar). Ana Faria alcançou o 24º lugar, seguida de Joana Pereira (28º) e Vânia Sousa (29º).



No masculino, sete portugueses escalaram as paredes polacas de Katowice. À semelhança de Fedyuk, também João Sabugueiro, da U.Porto, teve tendência em liderar, na maioria das provas.

Este facto comprovou-se nas provas de velocidade (26º lugar com 9.43) e de dificuldade, onde chegou a competir a meia-final, mas terminou por aí e ficou em 20º lugar. O seu colega de equipa Manuel Carvalho também alcançou a meia-final em dificuldade e, ao falhar a passagem à final, terminou em 24º lugar.

Na vertente de Boulder, foi Cédric Figueiredo, da AAUM/UM, quem se destacou. Novamente longe dos lugares cimeiros da tabela, o estudante do Minho ficou em 27º, seguido de Manuel Carvalho em 32º, e de Sabugueiro (34º).

Da U.Porto participou ainda Pedro Melão (38º em velocidade, 27º em boulder e 43º em dificuldade). António Silva (36º velocidade, 48º boulder e 42º dificuldade) e João Gomes (32º velocidade, 43º boulder e 44º dificuldade) representaram, juntamente com Cédric, a AAUM/UM.

Por fim, o IPP fez-se representar por Ricardo Sacramento que teve a sua melhor posição em dificuldade (33º lugar). Terminou em 45º em boulder e em 37º a prova de velocidade.

O combinado das três provas deixou João Sabugueiro em 35º lugar, seguido de Manuel Carvalho (40º) e Cédric Figueiredo (44º). Ricardo Sacramento, António Silva, João Gomes e Pedro Melão terminaram na 45ª posição.



No supercombined, a ordem mantém-se, à exceção de Cédric que troca de posição com Manuel Carvalho, mas as posições encontram-se entre o 39º lugar e o 42º.

No coletivo, o IPP foi o clube português melhor classificado. Com 59 pontos, ficou em 17º lugar no total dos 24 clubes. A AAUM/UM terminou em 21º com 48 pontos e a U.Porto em 23º lugar com 35 pontos.

Esta foi a primeira edição do Campeonato Europeu de Escalada e decorreu de 5 a 9 de agosto em Katowice, na Polónia.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?