14ª Assembleia Geral da EUSA 2013

O ponto alto do programa chegou na manhã de dia 16 de março, com a realização da 14ª Assembleia Geral da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA). Esta era assim organizada em parceria com a FADU, no mesmo local, onde decorreu a reunião do Comité Executivo e a Conferência da EUSA, no Funchal, Ilha da Madeira.

O Presidente da EUSA, Adam Roczek, fez a abertura da Assembleia, convidando o presidente da FADU, Bruno Barracosa, a dar as boas vindas a todos os delegados presentes. Também Stefan Bergh, Vice-Presidente da FISU e Penninah Kabenge, Secretária Geral da FASU, foram convidados a abrir a sessão.

No início, a audiência aprovou Bruno Barracosa para presidir a Assembleia, que se juntou na mesa da assembleia com Adam Roczek, com o Secretário-geral, Matjaz Pecovnik e ainda o Assessor Jurídico, Thomas Loher.

Seguindo a ordem de trabalhos, foi feita a apresentação do relatório de atividades do ano cessante, focando os diversos sucessos da EUSA em 2012, com destaque para a realização dos 1ºs Jogos Europeus Universitários, em Córdoba, Espanha. Em resumo, foi apresentado o progresso dos preparativos da organização dos 2ºs EUSA GAMES, em Roterdão (Holanda) e ainda os processos de candidatura das duas cidades candidatas aos jogos de 2016 – Coimbra, Portugal e Zagreb-Rijeka, Croácia. Concluindo, foi apresentada a agenda dos Campeonatos Europeus Universitários a decorrer em 2013, e os que já estão definidos para 2015.

Entre outras apresentações, Isabel Collischonn, Presidente da Comissão de Estudantes da EUSA, foi chamada a intervir para fazer um pequeno resumo do Relatório de Atividades de 2012 e apresentar o Plano de Atividades da Comissão para o corrente ano.

As contas anuais da EUSA foram apresentadas por Olaf Tabor, Tesoureiro da EUSA, resumindo as atividades em termos financeiros, com as suas receitas e despesas de 2012.

Um dos pontos altos na ordem de trabalhos foi a modificação dos Estatutos, em alguns pontos específicos. A proposta de alteração do Comité Executivo focou-se na redefinição da responsabilidade social da organização, tendo em conta, também, outras propostas apresentadas de forma a uniformizar os Estatutos da associação europeia, em conformidade com os Estatutos da FISU e outras organizações internacionais. As propostas foram revistas por todos os membros presentes, que votaram cada um dos pontos, após a devida discussão e clarificação.

O Comité Executivo terminou a reunião com a apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2013, bem como da proposta de atribuição do título de Membro-Honorário dos ex-membros do CE, Wolf Frühauf, Alison Odell, Dinos Pavlou e Filipe Santos, a fim de reconhecer o seu importante contributo para a associação. Todos foram aceites por aclamação e receberão oficialmente estes títulos na próxima Assembleia Geral da EUSA, a decorrer em Antalya, na Turquia, de 3 a 6 de abril de 2014.

Apoios institucionais

IPDJ