Conferência EUSA: Novas oportunidades para o Desporto Universitário



Este ano, a Conferência da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), intitulada “Novas oportunidades para o Desporto Universitário”, decorreu no Funchal, na ilha da Madeira, no dia 15 de março, véspera da Assembleia Geral da EUSA.

A conferência integra o programa educacional da EUSA, oferecendo aos seus membros e parceiros a oportunidade de ficarem a conhecer melhor o trabalho e os projetos desenvolvidos pela EUSA e pelos seus parceiros.

No decorrer do encontro, foram focados 3 temas centrais, distribuindo pelos painéis de discussão, diversos convidados e oradores relacionados com o desporto.

Leonz Eder, Vice-presidente da EUSA abriu as hostilidades, dando as boas vindas a todos os participantes e oradores.

Matjaz Pecovnik, Secretário Geral da EUSA foi o moderador da conferência e convidou os primeiros intervenientes a abrir o painel “Desporto Universitário Europeu e Internacional: Henk Smit, Diretor dos EUSA Games 2014; Stefan Bergh, Vice-Presidente da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU); Penninah Kabenge, Secretária Geral da Federação Africana de Desporto Universitário (FASU) e Delise O’Meally, Vice-Presidente da Federação Pan-americana de Desporto Universitário (ODUPA).




O 2º painel teve como tema “Educar Fair Play e Ética através do Desporto”, recebendo as apresentações do Vice-Presidente do Movimento Europeu para o Fair Play, Miroslav Cerar, e José Lima, Coordenador do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED). De realçar a partilha dos planos de ação e estratégia de comunicação para ambas as entidades, focando-se ao nível internacional e nacional.




No último painel, sobre as “Oportunidades da União Europeia no panorama desportivo” foi inaugurado pelo membro do Parlamento Europeu, Nuno Teixeira. A sua apresentação focou-se no enquadramento e posicionamento do Desporto nas políticas europeias, introduzindo as estruturas e instituições que lidam e apoiam as atividades desportivas a nível Europeu.

Gianluca Monte, Técnico da Delegação de Educação e Cultura da União Europeia, e Andrej Pisl, responsável pela Comunicação da EUSA, completaram este painel.




Depois de alguma discussão e respostas às questões do público, a conferência foi encerrada por Leonz Eder, agradecendo a presença de todos. No exterior da sala de conferência estiveram também alguns stands de apresentação das duas Cidades Candidastas à organização dos Jogos Europeus Universitários 2016 - Coimbra e Rijeka/Zagreb, bem como de apresentação dos Campeonatos Europeus Universitários 2013 de Judo e Voleibol de Praia, a realizar em Portugal durante este verão.






No final da conferência, os participantes foram convidados para um beberete de boas-vindas, cortesia da FADU, presenteados igualmente com a atuação do Grupo de Fados da Associação Académica de Coimbra.

Bruno Barracosa, Presidente da FADU, João Baptista, Presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira e Adam Roczek, Presidente da EUSA, prestaram algumas palavras, dando por encerrado o 1º dia do evento com um jantar de boas-vindas.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?