XXVI Jogos Desportivos Universitários Galaico Durienses



Realizou-se em Melgaço, vila portuguesa fronteiriça com Espanha, nos passados dias 21 e 2 2 de novembro a XXVI edição dos Jogos Desportivos Universitários Galaico Durienses. Nesta edição participaram as Universidades do Minho, U.Porto, UTAD, U.Vigo, U.Corunha e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. No total, foram 180 atletas que disputaram as modalidades de Basquetebol, Voleibol e Ténis de Mesa.




A Universidade do Porto venceu as competições de Basquetebol e de Ténis de Mesa, tendo vencido a competição de Voleibol a Universidade da Corunha. A Universidade do Minho obteve duas medalhas de prata, no Voleibol e Basquetebol, sendo a prata de Ténis de Mesa entregue à U.Vigo. A ocupar o 3º lugar, ficaram a UTAD, no Ténis de Mesa, a U.Vigo no Basquetebol e a U.Porto no Voleibol.

Basquetebol Ténis de Mesa
Voleibol
1º U.Porto 1º U.Porto 1º U.Corunha
2º U.Minho 2º U.Vigo 2º U.Minho
3º U.Vigo 3º UTAD 3º U.Porto


Na classificação geral, obtida através da pontuação em todas as modalidades, a Universidade do Porto venceu com 16 pontos. Os minhotos seguraram a 2ª posição e a U.Vigo, a 3ª.

Classificação geral
1º U. Porto, 16 pontos
2º U. Minho, 12 pontos
3º U. Vigo, 12 pontos
4º U. Corunha, 9 pontos
5º UTAD, 9 pontos
6º IPVC, 5 pontos


Na cerimónia de encerramento estiveram presentes, vários representantes das instituições de Ensino Superior, Instituto Português do Desporto e Juventude, Junta da Galiza, Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal e o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Os Jogos Desportivos Universitários Galaico-Durienses tiveram a sua primeira edição na Universidade da Corunha em Novembro de 1993 e, desde então, foram organizadas 26 edições. Este evento multidesportivo, interrompido em 2010, acolhia por edição mais de 300 estudantes universitários durante 3 dias. O evento era organizado até então de forma rotativa entre as três Universidades do Norte de Portugal e a três Universidades da Galiza, alternando obrigatoriamente de país em cada ano.






Desde o seu início, estes jogos já envolveram em competição mais de 7000 estudantes, numa atividade regular e que expressa de forma inequívoca os laços de cooperação e convívio entre as Universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha. Nesta edição participou pela primeira vez o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.






Em 2011, por decisão destas 6 Universidades, com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galícia Norte de Portugal (GNP-AECT) e das Cidades de Tui e Valença, relançar os jogos num espaço simbólico de cooperação territorial entre as duas regiões. Este ano de 2012, seguindo a mesma filosofia agendou-se esta edição para a Vila de Melgaço.

Na próxima edição, em 2013, é expectável e desejo das autoridades presentes na cerimónia de encerramento, alargar estes jogos a mais Instituições do Ensino Superior, estando o local por definir entre os parceiros dos jogos.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?