FISU anuncia adiamento dos Jogos Mundiais Universitários

 

 

A Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) anunciou esta sexta-feira o adiamento dos Jogos Mundiais Universitários para 2023. A decisão sobre a realização do evento este ano – e que estava previsto decorrer na cidade chinesa de Chendgu de 26 de junho a 7 de julho -, foi tomada em conjunto com a Comissão Organizadora Local, tendo em conta a situação pandémica vivida na China e a política zero em relação à covid-19 levada a cabo no país.

 

‘A decisão de remarcar Chengdu 2021 não foi tomada de ânimo leve, mas consideramos que é a decisão mais acertada para os atletas universitários. O bem-estar deles será sempre a nossa prioridade número um. A contínua incerteza sobre as condições tornou o adiamento a escolha mais sensata, muitas federações desportivas já tinham inclusive mudado os seus planos’, referiu o presidente interino da FISU, Leonz Eder, citado no comunicado da FISU. ‘Levar uma equipa aos Jogos Universitários da FISU é uma grande responsabilidade e estamos confiantes de que esta decisão permitirá que o maior número possível de atletas universitários participe no próximo ano’, acrescentou ainda.

 

Esta decisão é conhecida num momento em que vários passos tinham sido dados no sentido de organizar a Missão Portuguesa da melhor forma, em colaboração com as federações desportivas nacionais – uma preparação que será direcionada para a edição de 2023. A FADU continua a trabalhar na preparação dos restantes eventos internacionais de 2022, nomeadamente nos Campeonatos Mundiais Universitários de futsal, voleibol de praia e canoagem entre outros.

 

O presidente da FADU, André Reis, quis deixar uma mensagem a todos os que já estavam de alguma forma envolvidos nesta participação. ‘Esta é uma notícia que ninguém queria ouvir. A FADU estava a fazer um esforço assinalável que iria permitir a participação da sua maior delegação de sempre num evento desta natureza. É um duro golpe para todo o movimento desportivo universitário, mas principalmente para uma geração de estudantes-atletas que continua a ser gravemente afetada pelos efeitos da pandemia de covid-19. Quero aproveitar este momento para agradecer todo o empenho e colaboração das federações desportivas nossas parceiras na preparação desta missão, bem como a todos os clubes e instituições de ensino superior dos diferentes estudantes-atletas. Tudo faremos para assegurar, em 2023, uma participação ao nível da que estava previsto’.

 

 De referir ainda que, ao nível das missões portuguesas, a FADU continuará a enquadrar e apoiar a participação dos seus clubes nos Jogos Europeus Universitários da EUSA, que de 17 a 30 de julho deste ano, se realizam na cidade polaca Lodz.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?