Delegação da FADU promove desporto universitário em São Tomé e Príncipe

 

Uma delegação da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) esteve em São Tomé e Príncipe entre os dias 2 e 5 de fevereiro, para assinar um protocolo com a Federação do Desporto Universitário de São Tomé (FDU – STP) e participar num vasto conjunto de iniciativas.

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU, e Paulo Santos, administrador, estiveram reunidos com elementos da FDU – STP e com membros das associações académicas de São Tomé, assim que deram início à visita. Nesse encontro inicial estiveram presentes as Associações Académicas da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, do Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática, do Instituto Superior da Educação e Comunicação e da Faculdade de Saúde.

 

Nesta atividade, a delegação da FADU explicou o modelo organizativo do associativismo estudantil português e o importante papel desempenhado no desenvolvimento do país, nos vários setores da sociedade, “não só na educação, mas também na cultura, na juventude e claro, no desporto”.

 

O presidente da FADU explicou ainda o “contributo que as associações académicas e de estudantes têm dado para o crescimento do desporto universitário português”, fazendo o paralelismo com a realidade São Tomense, “onde as associações estudantis se apresentam como eixos estratégicos para a definição de uma nova política desportiva e universitária do país”. 

 

 

Após o encontro com os estudantes, Daniel Monteiro e Paulo Santos estiveram reunidos com o Pró-reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe, com o presidente da Faculdade de Saúde, e ainda com os reitores do Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informático, da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, bem como com o diretor do Ensino Superior de São Tomé.

 

Outro dos pontos altos desta visita foi a tertúlia sobre o “desporto universitário na promoção das relações entre os países da CPLP”, onde a FADU relevou a importância deste tipo de cooperações como “forma de promoção da língua portuguesa e das culturas de cada país” e “um espaço privilegiado de atuação nas áreas do desporto, educação e juventude”, que contou com a presença de vários jovens estudantes universitários, assim como representantes de várias federações desportivas nacionais, do Comité Olímpico de Sâo Tomé e Príncipe e o Diretor dos Desportos. 

 

 

Mais tarde, a delegação da FADU marcou encontro com o Ministro da Juventude e Desporto, Dr. Marcelino Sanches, e com o Diretor do Desporto, Dr. Angélico Santos, encontro esse que teve como principal destaque a entrega de material desportivo à Federação do Desporto Universitário de São Tomé e Príncipe.

 

A visita da FADU a São Tomé e Príncipe promoveu a assinatura de um protocolo de desenvolvimento do desporto universitário em São Tomé, onde a Federação portuguesa dará apoio institucional à recém-criada Federação do Desporto Universitário de São Tomé e Príncipe, bem como formação aos seus dirigentes, apoio técnico e material e ainda a dinamização de intercâmbios entre os dois países.

 

A FADU não deixou ainda de tomar contato com alguns dos protagonistas do desporto de São Tomé, tendo tido a oportunidade de assistir a um treino das equipas nacionais de taekwondo. 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?