"O nosso tempo de ser atleta é este, não pode ser outro"

 

O terceiro e último painel do dia do Fórum FADU, reuniu José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Ricardo Morgado, director técnico nacional de canoagem e Pedro Seabra, andebolista e recém-licenciado em medicina. As dificuldades em praticar desporto conciliado com os estudos foram a tónica principal do debate, mas Pedro Seabra fez questão de vincar que: “Quero passar a mensagem de que é possível conciliar as coisas”.

 

O andebolista do ABC de Braga que se sagrou já campeão nacional de andebol e que foi eleito o jogador do ano em 2015/2016 deu o mote para o debate, defendendo que muitas vezes "são os sonhos que nos fazem superar barreiras e ir mais além" e explicando que no desporto a cultura não vai mudar "enquanto não for considerado uma mais valia para o país".

 

Apesar de compreender "as instituições que não têm um trabalhador a tempo inteiro e quando têm vem cansado", Pedro Seabra diz que "o nosso tempo de ser atleta é este, não pode ser outro. A vida desportiva é curta”, acrescentando ainda que terá "oportunidade de ser médico toda a vida, mas para ser desportista tem que ser agora” e salientando que "quantos mais exemplos tivermos de carreiras duais com sucesso, mais esperança traz".

 

Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e director técnico nacional, considera que "valorizar o papel do atleta-estudante cabe às instituições académicas", lamentando que "no fim de cada edição dos Jogos Olímpicos se discuta um bocadinho o desporto e se chegue sempre à conclusão de que o problema é a escola".

 

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, corroborou esta tese, lamentando a "falta de ação" e afirmando que "a redução da importância da Educação Física tem um valor simbólico muito maior do que a medida em si", sem no entanto deixar de dizer que espera que "o futuro seja mais risonho para as gerações futuras, ainda que essa evolução seja muito lenta".

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?