Campeões Nacionais Universitários rumo à Europa



Entrevista a Bruno Barracosa, Presidente da FADU, e Pedro Bernardo, Presidente da Comissão Organizadora dos CNUs 2013

As Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários decorreram de 15 a 25 de abril na região da Cova da Beira. Ao longo de duas semanas, as localidades de Covilhã, Fundão e Belmonte acolheram atletas universitários de todo o país que competiram em sete modalidades: Andebol, Basquetebol, Futsal, Futebol 11, Hóquei em patins, Rugby 7s e Voleibol.

Como os números demonstram as fases finais foram um evento desportivo que mobilizou entidades de todos os campos. Cerca de 1500 atletas passaram pela acreditação da competição, sendo mais de um terço do género feminino, em representação de 31 clubes. A acompanhar as 117 equipas presentes, estiveram mais de 300 participantes, entre eles, Treinadores, Apoio Médico, Oficiais, Dirigentes e Convidados. No que diz respeito à comissão organizadora e staff, contabilizaram-se 50 membros, a somar a colaboração de 30 elementos pertencentes ao apoio médico do evento. Esta organização não seria possível sem a colaboração de cerca de 180 voluntários, que atuaram nas diversas áreas do evento, estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Superior.

Pedro Bernardo, Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e da Comissão Organizadora, faz um balanço positivo do evento, enaltecendo a sua importância para a Região. “Acima de tudo, aquele que era o nosso principal objetivo, era unir uma região através do Desporto”, refere o presidente da AAUBI. Já Bruno Barracosa, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), afirma que “a organização excedeu todas as expectativas”. “O Interior recebeu-nos de forma excelente e conseguimos criar este evento que foi único, pois envolveu muitos estudantes”, acrescenta.


Membros da FADU e Comissão Organizadora


O ambiente das bancadas, quer no apoio às equipas, quer na afluência das pessoas da região, foi destacado também pelos Presidentes da AAUBI e da FADU. “Enquanto estudante, o melhor destes CNU’S foi assistir a um jogo de Basquetebol da AAUBI, com casa cheia e ouvir durante uma hora incessantes gritos e cânticos pela Associação Académica”, refere Pedro Bernardo, acrescentando ainda, “esse é um dos momentos que, para muitos estudantes, vai ser recordado para o futuro.” Também Bruno Barracosa é unânime ao afirmar que se viveu “um ambiente de festa, de camaradagem, de entreajuda, que são sempre características predominantes nos eventos universitários, saindo daqui enaltecida e reforçada.”




Um dos aspetos a ressaltar é a aposta das Instituições do Ensino Superior no Desporto. A FADU nos últimos sete anos, quase que duplicou o seu número de praticantes, chegando a trabalhar em 35 modalidades em simultâneo. Contudo, Bruno Barracosa defende que ainda há muito a fazer pelo Desporto Universitário, deixando o apelo: “Temos de ter mais instalações, mais condições, programas de iniciação à modalidade. Temos de nos preocupar com os atletas federados que querem conciliar a atividade com os estudos e preocuparmo-nos com os estudantes que não fazem nenhum tipo de desporto e querem começar a fazê-lo pela primeira vez. Para isso, as infraestruturas, antes de qualquer plano nacional, são um pilar essencial.”

Com este CNU, um dos desejos do Presidente da AAUBI, é que o evento desportivo incentive os Ubianos para a prática desportiva, fomentado a vontade de alinharem pelas equipas da Associação Académica.

As equipas que saíram vencedoras destas Fases Finaiso vão agora representar Portugal nos Campeonatos Europeus Universitários, a realizar em diversos países. O Presidente da FADU deseja votos de sucesso a todas as equipas que irão competir na Europa, tendo a convicção que “todas as equipas apuradas tem a garra necessária para representar com todo o orgulho as cores de Portugal.”


Bruno Barracosa, Presidente da FADU
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?